Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a renovar um apartamento numa cave, em que um dos lados, não tem acesso ao exterior.
    De um dos lado é cave, de outro dos lados tem um páteo amplo

Nesse lado sem janelas, há 2 quartos, 1 sala, e um WC.
    um quarto tem 9m2, sala e quarto 12m2, wc 9m2

A minha questão é como fazer a ventilação correcta para que as zonas interiores tenham correcta renovação de ar.
    insuflar ar nos quartos e sala e extrair ar do wc?
    uma VMC fluxo cruzados parece ser o indicado.

ou exrair também dos quartos?

Obrigado
    AlbP
  2.  # 2

Boa tarde

Está a renovar um "apartamento" sem cozinha e com quartos sem janelas? É isso?
  3.  # 3

Bom dia,

o apartamento, no seu todo, tem.
    lado páteo:
    1 arrumo
    1 cozinha,
    1 quarto com suite

lado estrada:
    2 quartos
    1 sala
    1 wc
  4.  # 4

Isso não é um apartamento, é provavelmente uma loja que foi dividida para funcionar como habitação.
    Concordam com este comentário: André Cordeiro
  5.  # 5

Colocado por: Alb_p(...)
    insuflar ar nos quartos e sala e extrair ar do wc?
    uma VMC fluxo cruzados parece ser o indicado.
    (...)

Insuflação de um lado (quartos), extração do outro (cozinha e WC).

Tem espaço para uma VMC de fluxos cruzados? E a casa em si justifica? São milhares de euros...

Eu meteria extração apenas, e grelhas acústicas para a entrada de ar...
  6.  # 6

Olá, tenho uma 💡 mais fácil barato e funcional, então, com apenas tubos de 110 pode fazer a capitação do ar natural, levando ata a zona que não tem janela assim resolver o problema, depois faz_
    Virga em pladu com isolamento acústico para isolar
    O tubo de possíveis ruídos.
    Já fiz isso com resultados positivos, cliente satisfeito.
    Concordam com este comentário: Alb_p
  7.  # 7

Medo.
  8.  # 8

Colocado por: zedasilvaIsso não é um apartamento, é provavelmente uma loja que foi dividida para funcionar como habitação.
    Concordam com este comentário:André Cordeiro

Não necessariamente. Pode ser num predio instalado num talude. Na linha de sintra essa situação é mato. Em algumas situações até com sub-cave.
    Concordam com este comentário: Alb_p
  9.  # 9

não existem habitações legais em caves que tenham divisões habitáveis sem janelas.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 10

Curioso que diga isso porque eu tenho uma em Lisboa, num prédio de 1800.
    •  
      marco1
    • 28 agosto 2025 editado

# 11

se eu souber toda o historial dessa casa de 1800 poderei explicar porque tem essa casa assim.
    mesmo segundo o rgeu do séc. passado isso nunca foi legal apos a sua entrada em vigor.
  11.  # 12

Colocado por: marco1não existem habitaçõeslegaisem caves que tenham divisões habitáveis sem janelas.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Existir existe, os espaços sem janelas são considerados arrumos.

Tipo T2 com janelas normais, nas traseiras arrumos, não contam como quartos obviamente.
    •  
      marco1
    • 28 agosto 2025 editado

# 13

Varejote

existe um T2 ok
    esse T2 tem que ter pelo menos uma sala / cozinha, e dois quartos com janelas, isso dos arrumos até depois pode ter 10.
    o rgeu é claro "divisões habitáveis" não sei se sabe a definição.
  12.  # 14

Colocado por: marco1Varejote

existe um T2 ok
    esse T2 tem que ter pelo menos uma sala / cozinha, e dois quartos com janelas, isso dos arrumos até depois pode ter 10.
    o rgeu é claro "divisões habitáveis" não sei se sabe a definição.

Sim, o que falo é os T2, T3, T4, nos espaços onde não tinha janela era considerado arrumos, não dava para legalizar como "habitação".

Agora parece ser uma bandalheira, ter possibilidade de serem considerados quartos.

Espero que ainda não seja possível.
  13.  # 15

Colocado por: VarejoteAgora parece ser uma bandalheira, ter possibilidade de serem considerados quartos.

Atualmente nem deixam ter uma cobertura/telheiro em janelas de quartos, e depois deixam ter quartos sem janelas?
  14.  # 16

Colocado por: VarejoteEspero que ainda não seja possível.

Não é possível, mas com esta coisa do simplex, e de haver muita gente a jurar a pés juntos que se pode fazer tudo e mais alguma coisa no interior sem dar cavaco a ninguém nem cumprir regras, o que não faltam são lojas com janelas apenas numa fachada a serem transformadas em habitação e a serem colocadas no mercado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  15.  # 17

Colocado por: zedasilva
    Não é possível, mas com esta coisa do simplex, e de haver muita gente a jurar a pés juntos que se pode fazer tudo e mais alguma coisa no interior sem dar cavaco a ninguém nem cumprir regras, o que não faltam são lojas com janelas apenas numa fachada a serem transformadas em habitação e a serem colocadas no mercado.

Isso eu já vi, duvido é que estejam licenciados como habitação, fazem escritura como loja/comércio.
  16.  # 18

Colocado por: luisrdsAtualmente nem deixam ter uma cobertura/telheiro em janelas de quartos

Como assim?
  17.  # 19

Colocado por: marco1não existem habitaçõeslegaisem caves que tenham divisões habitáveis sem janelas.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Se um dia puder dê um salto a Monte Abraão, em Queluz. Nem é preciso entrar nos prédios...
    Concordam com este comentário: aniloracrib3
  18.  # 20

Colocado por: Ruikode
    Como assim?

Há casas antigas em que têm o telheiro, geralmente da parte de trás, se forem vendidas, não é passivel de legalizar. Tiram as telhas, deixam a estrutura e depois de todos os papeis em ordem tornam a aplicar as telhas.

0.0208 seg. NEW