Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva!

Tenho um relvado com grama brasileira e começou a aparecer esta erva daninha no relvado. Alguma ideia do que pode ser e como tratar?
    Se precisarem de mais fotos, avisem que envio.

KdzhkLF.md.jpg
    KdzheX1.md.jpg
    KdzhbrG.md.jpg
    Kdzh47R.md.jpg

Obrigado!
  2.  # 2

Assim a olho parece bermuda. (Semeei um jardim de 100m2 disso este verão)

E uma gramidea de folha fina usada em combinação com outras especies em campos de golfe por exemplo.
    É muito resistente ao pisoteio e falta de agua, mas num inverno muito frio adormece.

Boa sorte para ser ver livre disso. :)
  3.  # 3

o ChatGPT também acha o mesmo..
      Screenshot 2025-08-25 at 17.13.58.png
  4.  # 4

Sim — o que tens aí na mão parece grama-da-beira / grama-bermuda (Cynodon dactylon), também conhecida por Bermuda grass em inglês

😅
      Screenshot_20250825_172239_ChatGPT.jpg
    • hangas
    • 25 agosto 2025 editado

# 5

As daninhas de uns são o relvado de outros :)

Eu tenho o problema oposto.. semeei Bermuda, mas tenho algumas invasões localizadas de Junça, que deve ser a praga mais dificil de combater.

Mas a Bermuda, para quem não a quer é algo que vai dar luta.

Agora no seu caso, se não quiser fazer nada, e com algum tempo vai conseguir um jardim de bermuda à força :)
      Screenshot 2025-08-25 at 17.34.18.png
  5.  # 6

Olá hangas e rcd2023. Obrigado pela resposta. Por acaso também tinha feito a pergunta ao ChatGPT e tive a mesma resposta :)
    Eu vi que nos EUA existem herbicidas especificos para eliminar a Bermuda, sabem de algo cá em Portugal? E para "dominar" a Bermuda, só arrancando ou alguma outra estrategia que conheçam?

Sobre a Junça, vi que existe um herbicida que é especifico para ela e muito eficaz. Não sei como ficaria o relvado, mas ele acaba com a Junça :D

É este:
    https://nufarm.com/pt/product/permit/
  6.  # 7

Colocado por: lemarcheE para "dominar" a Bermuda, só arrancando ou alguma outra estrategia que conheçam?

A bermuda tem 3 métodos de "reprodução", um deles são rizomas enterrados, que dificilmente consegue arrancar todos. Este ano talvez já não voltasse, mas no próximo verão iria rebentar novamente.

Sem dar cabo da grama brasileira, se calhar so mesmo com um herbicida seletivo e sistémico.

Colocado por: lemarcheSobre a Junça, vi que existe um herbicida que é especifico para ela e muito eficaz.

Sim, ha um herbicida seletivo à base de halosulfuron, que tem alguma eficacia contra a junça. Mas não parece ser facil de encontrar em Portugal, e queria evitar.
    Para já é tentar arrancar o maximo de raiz possivel, e esperar que no proximo verão, com a bermuda estabelecida esta não lhe de muito espaço.
  7.  # 8

Colocado por: lemarche
    É este:
    https://nufarm.com/pt/product/permit/

Obrigado, não tinha encontrado esse.
    Se for preciso recorrer a armas quimicas já sei onde encontrar. Mas julgo que requer licença para a compra..

0.0137 seg. NEW