Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos, estou em processo de pedir orçamentos para a construção de uma moradia de dois pisos (100m2 cada piso), anexo de 30m2 (garagem) e cerca de 80m de muros exteriores, na zona centro do país, até agora apenas recebi um, gostava de ler as vossas opiniões acerca do mesmo, os preços são sem IVA.

or-amento
  2.  # 2

Comentar isto é como comentar se um menu num restaurante a 25€ é bom, sem saber o que se vai comer.

Tem de meter plantas, estabilidade, alçados, etc para o pessoal opinar.

Nem sei se é casa com telhado com umas belas cimalhas e beirado à portuguesa ou não. Um telhado bem elaborado custa uma pequena fortuna na parcela "estrutura" da casa.
    Depois, é tudo corrido a lajes maciças ou aligeiradas? A diferença de uma para a outra ainda pode ser 10K.
    Tem 29 mil € para aluminios, mas nem sei se a casa tem 20m² ou 50m² de vãos. E se são 2m de altura ou 2.5m.

Mas assim por alto, o grosso da obra orçamentado em 90+79 mil € + IVA para uma casa de 2 pisos, 100m² cada, é um abuso.
  3.  # 3

os pavimentos interiores estão omissos. qual é o valor/m2 que o orçamento contempla?
    Nas IS, os revestimentos cerâmicos é 25€/m2... com um teto de 7000€/un. Se é um teto até 7000€ não posso ter revestimentos de 40€/m2 e o restantes equipamentos mais em conta até perfazer os 7000€!? uma IS normal não terá mais de 50m2 de revestimento. Pelo que sobram quase 6000€ para aparelhos de manobra e equipamentos sanitários!!!
    As carpintarias, também não sabemos o que é, e que materias estão contemplados. Tem mapa de vãos interiores, layout de cozinha, mapa de roupeiros, inclui moveis IS?

PS: o que o seu arquiteto disse sobre a proposta?
  4.  # 4

O orçamento é só isso? Parece uma lista de supermercado... bem, já vi uns por aqui escritos à mão com 4 ou 5 linhas.
    Falta muita informação. O orçamento não descreve com o mínimo rigor os detalhes de execução referentes a cada ponto, e como já foi dito, sem informações concretas a respeito do projeto que ajudem a contextualizar a obra será difícil alguém comentar se os orçamentos fazem sentido ou não.
  5.  # 5

Obrigado pelos comentários, segue aqui mais alguma informação, entretanto estou a tentar compilar a restante.

Total de área de vãos envidraçados exteriores: 45m2

estrutura

construcao
  6.  # 6

No final c/iva fica em quase meio milhão! com algum extra ou derrapagem pelo meio chega lá 2.500€ m2
  7.  # 7

Essa cobertura com painel sandwich é que não me parece uma grande opção.
    O desvão sanitário também parece ser um ponto não muito consensual por aqui.
    Mas os técnicos que idealizaram a receita lá saberão a razão para as suas escolhas técnicas... (chapa 5?)

0.0131 seg. NEW