Iniciar sessão ou registar-se
    • jcmm
    • 28 agosto 2025

# 1

Bom dia,
    Possuo uma caldeira Roca vitoria 20/20.
    Gostaria que alguêm me podesse informar, qual a posição correta do diodo 1N5819 na placa eletronica.
    Obrigado
      diodo 1n5819.jpg
    • jcmm
    • 28 agosto 2025 editado

# 2

...refiro-me apenas ao diodo que se encontra na parte superior da placa
    ignorar os 3 relés que estão tambem assinalados.
  1.  # 3

O componente assinalado, embora pareça um díodo, provavelmente não o é.

Com o risco vermelho você cobriu a referência do componente.

Outras fotos na net mostram uma referência S11, em vez do típico "D qualquer coisa" como se vê logo ao lado (D12, D23, D11...).

Por outro lado, também não tem a banda de marcação do cátodo típica destes encapsulamentos de plástico (que deve ser a razão pela qual você abriu o tópico).

Assim à papo-seco, diria que é provavelmente algum tipo de TVS bidireccional, mas sem mais conhecimento do circuito não consigo dar certezas de nada.

Tem um esquema disso?
    • jcmm
    • 29 agosto 2025

# 4

Boa tarde,
    Em resposta a Clioll... na realidade não tenho esquema!
    É dificil encontrar esquema, presumo que só existem na posse de profissionais Roca ou outros que se dedicam a reparações de placas.
  2.  # 5

Vendo uma foto on-line com melhor resolução, vi que o componente está identificado como SI1.

A partir daí fui dar com este tópico que, não surpreendentemente, lida exatamente com esta placa:
    https://electronics.stackexchange.com/questions/448619/what-component-is-labeled-si-on-a-pcb-silkscreen

Um dos utilizadores identificou o componente como sendo um SIDAC (daí o SI).
    Eu nunca lá chegaria, uma vez que SIDAC era uma designação comercial de um componente designado Diac, da família dos tirístores.

E o user deve estar certo, uma vez que há muitos circuitos publicados de isqueiros eletrónicos e de arranque de lâmpadas de descarga (duas aplicações que requerem picos de alta tensão) que usam este componente, e isso na placa está de facto perto dos terminais do isqueiro. Este datasheet mostra-o bem:

https://www.littelfuse.com/assetdocs/discrete-thyristors-kxxxzy-series-datasheet?assetguid=2C4A947E-EF7F-41EA-A574-BFFC6D0F71EA

Depois desta arengada toda, já sabemos mais sobre o componente (o que é, para o que serve e o que faz no circuito) mas não as suas características.

Pergunta: tem a certeza de que esse componente está avariado? Ou é mera curiosidade?
    • jcmm
    • 31 agosto 2025

# 6

Boa tarde,
    Na realidade não tenho a certeza que este componente esteja avariado.

A minha caldeira apresenta o erro 60/70/90
    Ela faz Click de chamada mas não arranca
    Nota-se saida de gás que é detectado pelo cheiro
    Os elétrodos do isqueiro e a sonda de ionização estão aparentemente com bom aspeto, sem sinais de desgaste ou corrução

Contudo vi alguém postar neste fórum que o erro 60/70/90 pode estar relacionado com estes componentes.

Existem outras possibilidades como: R5-390ohm
    IS01-CNY17F-3
    D6-1N4007
    SI-1N5819

Condensadores
    63v 22uF 6x11mm
    50v 1000uF 12.5x25mm
    50v 470uF 10x20mm
    35v 100uF 8x11mm

Obrigado
  3.  # 7

Boa tarde,

Tenho uma caldeira dessas e já tive várias avarias na mesma. Não me recordo dos códigos de erro que tive mas uma das vezes tive de limpar a sonda de ionização e de outra vez tive de subtituir dos condensadores da placa. O sintoma no erro dos condensadores era o isqueiro clicar bastante mais rápido que o normal e depois aparecia a mensagem de erro.
    • jcmm
    • 3 setembro 2025

# 8

Boa tarde a todos os participantes neste fórum,

Efetivamente vejo que não encontro por aqui alguêm que me possa ajudar com mais precisão relativo ao componente que referi, nomeadamente o SI1.
    Continuo a tentar saber qual é exatamente a referencia do componente, assim como a posição correta na placa, pois a ser um diodo, não possue a banda de marcação do cátodo.

Obrigado
  4.  # 9

Gostava de o ajudar mais, mas com tão parca informação não dá para mais.

Tente o electronica.pt (tem lá muita gente dedicada às reparações).

Em todo o caso, tem aí uma lista de meia dúzia de componentes baratos e fáceis de comprar, e nem sequer sabe se o SIDAC está avariado. Tente trocar os componentes conhecidos a ver se o problema vai embora. Não é o método de diagnóstico mais científico, mas o risco é nenhum...
    • jcmm
    • 4 setembro 2025

# 10

Ok...agradeço na mesma toda a atenção sobre o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII

0.0147 seg. NEW