Iniciar sessão ou registar-se
    • pmz.
    • 29 agosto 2025

# 1

Boa noite a todos,

Tenho uma dúvida relativamente a construir casa(s) e posteriormente vender.

Gostaria de investir na compra de um terreno urbanizado com projecto para 3 moradias. A minha questão prende-se ao facto de haver custos escondidos ou mesmo custos com os quais não estou a contar. Alguém que esteja dentro do assunto e me consiga elucidar de uma maneira mais pormenorizada quais os custos a ter em conta, isto desde o início do projecto ate este estar concluído?

Gostaria de saber o que consideram que deve ser feito ou quais as informações a pedir a câmara/junta de freguesia/etc relativamente a possíveis armadilhas/imprevistos relativamente a obstáculos a construção. Todo o feedback e precioso!

Sei que se construir e vender tenho de pagar mais-valias. Como e que isto e calculado, tendo em conta a construção ser um prédio novo? Posso vender imediatamente após construir?

Alem disso, para aqueles que estejam dentro do mercado, quais as taxas a ter em conta no momento de aquisição do terreno (notário,etc). Qual o melhor banco em termos de credito habitação neste momento?

Com certeza haverá mais questões, mas para começar estas são as grandes duvidas neste momento.

Obrigado a todos desde já,

Um bem-haja!
  1.  # 2

Construção para venda é negócio para profissionais.
    Se tem projeto aprovado, não precisa de perguntar nada à câmara.
    As 3 moradias ficam em propriedade horizontal, ou são 3 lotes de terreno?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmz.
    • miguek
    • 30 agosto 2025 editado

# 3

Para as perguntas que fez, acho que nem uma casa devia fazer quanto mais três. Sente-se com um contabilista, vá a bancos e depois volte aqui com as questões remanescentes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • pmz.
    • 30 agosto 2025

# 4

Colocado por: miguekPara as perguntas que fez, acho que nem uma casa devia fazer quanto mais três. Sente-se com um contabilista, vá a bancos e depois volte aqui com as questões remanescentes.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Boa tarde, já agora gostaria de saber o porquê da sua opinião. Quanto a sentar-me com um contabilista seria apenas para questões de financiamento, e essa parte está tratada. Daí ter colocado todas as outras questões.

Obrigado
    • pmz.
    • 30 agosto 2025

# 5

Colocado por: miguekPara as perguntas que fez, acho que nem uma casa devia fazer quanto mais três. Sente-se com um contabilista, vá a bancos e depois volte aqui com as questões remanescentes.

Boa tarde, já agora gostaria de saber o porquê da sua opinião. Quanto a sentar-me com um contabilista seria apenas para questões de financiamento, e essa parte está tratada. Daí ter colocado todas as outras questões.

Obrigado
    • pmz.
    • 30 agosto 2025

# 6

Colocado por: PickaxeConstrução para venda é negócio para profissionais.
    Se tem projeto aprovado, não precisa de perguntar nada à câmara.
    As 3 moradias ficam em propriedade horizontal, ou são 3 lotes de terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pmz.

Boa tarde, concordo plenamente com a sua primeira afirmação, no entanto este seria apenas um investimento isolado (com o objectivo de vender 2 das 3 casas e o terceiro imóvel ficar em minha posse).
    Existem neste momento 2 opções na mesa:
    - O primeiro terreno com 1783m2 dividido em 3 parcelas individuais com projecto aprovado (moradias t3)
    - O segundo terreno com 1087m2 com projecto a aprovado para apenas uma moradia (t3).

Tendo em conta as áreas de ambos os terrenos, parece-me exequível que me possa dirigir à câmara para pedir a divisão do segundo terreno em 3 (ficando cada um com aprox. 350m2).

Devido a toda esta situação é que surgiram todas as perguntas do post inicial.

Obrigado
  2.  # 7

O que é um terreno dividido em 3 parcelas com projecto aprovado? É um loteamento ou vai ser constituída uma propriedade horizontal?

O segundo terreno não é por ter mais de 1.000m2 que dá para 3 casas e não basta pedir a câmara para dividir conforme lhe apetece. Já considerou os custos de um loteamento? Tem capitais para garantia bancária?
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  3.  # 8

Colocado por: miguekO que é um terreno dividido em 3 parcelas com projecto aprovado? É um loteamento ou vai ser constituída uma propriedade horizontal?

pois...
    • pmz.
    • 30 agosto 2025

# 9

Colocado por: miguekO que é um terreno dividido em 3 parcelas com projecto aprovado? É um loteamento ou vai ser constituída uma propriedade horizontal?

O segundo terreno não é por ter mais de 1.000m2 que dá para 3 casas e não basta pedir a câmara para dividir conforme lhe apetece. Já considerou os custos de um loteamento? Tem capitais para garantia bancária?
    Concordam com este comentário:Pickaxe

O terreno de 1783m2 é um loteamento com projecto para 3 moradias. Quanto aos custos de loteamento (obrigado por elucidar neste ponto), volto a referir que são exactamente este tipos de questões que me levaram a criar o tópico. Quanto aos capitais, volto a mencionar que esse assunto está encaminhado.

Obrigado
  4.  # 10

Se é loteamento, só tem que perguntar a empresa detentora do alvará os custos, estará tudo plasmado no contrato de urbanização que fez com a câmara.
  5.  # 11

Colocado por: pmz.O terreno de 1783m2 é um loteamento com projecto para 3 moradias.

É um loteamento com quantos lotes?
    As moradias estão todas no mesmo lote ou em 3 lotes?
    Você parece que não sabe responder a uma pergunta básica, convém saber responder às questões que lhe são feitas, antes de comprar o terreno.
  6.  # 12

Olá, contacte um Arquitecto, que reveja isso tudo.

Terrenos à venda com projectos aprovado, eu duvido sempre bastante desse "aprovado".
    Além que de a aprovação tem um prazo para que se construa.

Na volta, o processo que está em curso é um simples destaque.
    Se a sua ideia é rentabilizar ao máximo... ter 2800m² de terra, e só construir 3 moradias parece-me curto. Podia fazer 6 e ficava com a 1 ou 2 de borla.

O tipo de perguntas que fez são um sinal de alerta. Fale com um profissional e mostre toda a documentação que tem.
  7.  # 13

Colocado por: pmz.Quanto a sentar-me com um contabilista seria apenas para questões de financiamento, e essa parte está tratada. Daí ter colocado todas as outras questões.

amigo pmz, o contabilista é para o orientar em termos de fiscalidade!! não para o financiamento (isso tem de ver com entidades de credito)
    • pmz.
    • 1 setembro 2025

# 14

Colocado por: Pedro Barradas
    amigo pmz,o contabilista é para o orientar em termos de fiscalidade!!não para o financiamento (isso tem de ver com entidades de credito)

Boa noite Pedro,

Em que pontos (mais concretamente) é que um contabilista pode ajudar?

Cumps
    • pmz.
    • 1 setembro 2025

# 15

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, contacte um Arquitecto, que reveja isso tudo.

Terrenos à venda com projectos aprovado, eu duvido sempre bastante desse "aprovado".
    Além que de a aprovação tem um prazo para que se construa.

Na volta, o processo que está em curso é um simples destaque.
    Se a sua ideia é rentabilizar ao máximo... ter 2800m² de terra, e só construir 3 moradias parece-me curto. Podia fazer 6 e ficava com a 1 ou 2 de borla.

O tipo de perguntas que fez são um sinal de alerta. Fale com um profissional e mostre toda a documentação que tem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pmz.

Boa noite Miguel,

Obrigado pelos pontos referidos na sua resposta.
    Relativamente à área de construção, não são 2800m2 mas sim ou um terreno de 1783m2 ou uma segunda opção de 1087m2.

Mas concordo consigo que 1783m2 daria com certeza 4 moradias, mas o terreno em específico (consoante a info do vendedor) fala em projecto aprovado para 3 moradias.

A não ser que ( e corrija-me se estiver errado), possa haver um pedido junto da câmara para um parcelamento diferente (4 em vez de 3).

Resumindo, um arquitecto ou um contabilista parecem-me a melhor opção de esclarecimento neste momento.

Cumps
  8.  # 16

Colocado por: pmz.consoante a info do vendedor

Coisa que vale zero.

Eu não entendo para que necessita de contabilista. A ideia é lavar dinheiro ou algo do género?

Eu não posso comentar um caso que não conheço.
    Mas de todos os casos assim que me passaram pelas mãos, nunca se verificou de facto o "estar aprovado"... há sempre algo.

Pergunte-se, porque quereria alguém vender algo com projecto aprovado?
    Se esteve aprovado, porque vende? Que o fez arrepender-se? Será que as contas não saíram certo?

Pode até acontecer. Um casal que entretanto se divorciou, algo assim... mas normalmente, são coisas que demoram a decidir-se. Além de que costuma ser uma casa, e não 3.
    Um projecto aprovado tem um ano para que se inicie a obra.

Repare, até em casas em banda, é comum ir-se licenciando à medida que se começam as seguintes casas... em vez de "aprovar" a banda toda.

Mais, vamos supor que a coisa é como o agente imobiliário diz... tem a certeza que o projecto está bom, para ir para o mercado, ser bem vendido e dar-lhe um bom lucro?

Com quem tem que falar é com um Arquitecto da sua zona. É ele, que juntamente com os Engenheiros com quem trabalha lhe pode estimar os custos da aventura e legalidade das coisas. Mas se eu duvido que esteja licenciado, maiores dúvidas tenho de que exista algum Projecto de Execução ou Mapa de Quantidades. Talvez precise dum medidor orçamentista. O contabilista não estou a ver para que é.

Agora de "projectos aprovados" estão as plataformas de venda de imóveis cheias... com 3D e tudo, muitas vezes, doutros projectos até.

Não se fie. Procure um profissional que veja os tais projectos... ou que lhe faça um pequeno estudo de viabilidade duma construção nesse terreno. Se é para vender, parece-me um desperdício de terreno construir tão pouco. Se quer ser promotor, convém saber nas que se mete.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, pmz.
  9.  # 17

... contacte o Gabinete de projetos desse "projeto aprovado". Peça uma reunião.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 18

Colocado por: pmz.Em que pontos (mais concretamente) é que um contabilista pode ajudar?

Nas questoes de fiscalidade, já que está a pensar num negocio que pressupõem construção e promoção imobiliária. Entenda que é diferente de comprar um terreno e executar a construção para habitação propria!

Pelos vistos pmz, não tem noção das implicações ao nível de encargos e da fiscalidade.

0.0185 seg. NEW