Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,
    Estou a iniciar o projecto de construção da minha moradia e tive a ideia de que comprando todos os materiais não estruturais (chão, janelas, cozinha, casas-de-banho, etc..) directamente da China talvez consiga alcançar uma poupança significativa, mesmo com taxas de importação, seguro, etc..
    Já alguém fez algo assim?
    Obrigada
  2.  # 2

É melhor não se meter numa empreitada dessas.
    Não me parece sequer viável.
    Por exemplo, os caixilhos têm certificado energético, acústico, etc...
    As normas dos materiais de construção cumprem os parâmetros da união europeia?
    Os produtos da construção cumprem as normas ambientais e/ ou de emissão de produtos perigosos?
    Garantia? Assistência técnica? Etc..
    Concordam com este comentário: rcd2023, Ruikode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapissarro
  3.  # 3

E é isto...
    Depois as empresas portuguesas encerram e "os patrões são uns gatunos!"
    •  
      ClioII
    • 2 setembro 2025 editado

# 4

Essencialmente o risco é o que o Pedro elencou: conformidade (ou não) do produto importado.

Se ainda não tiverem representante na Europa, tem de ser você a tratar de todas as papeladas, e isto se for possível garantir a conformidade do produto. (posso-lhe dizer, por experiência que é um "pincel" dos grandes). Caso contrário, corre o risco de bater na trave na alfândega e vai tudo para trás ou para destruição (acarretando você com os custos enquanto comprador).

Depois não se fie apenas nos preços do Alibaba, tipicamente são preços "ex works" (à saída da fábrica). Falta lidar com transportes nas suas diferentes fases, impostos, seguros, taxas alfandegárias.
  4.  # 5

Colocado por: anapissarroVale a pena comprar directamente da China?

Para além do que já foi referido (normas e certificações, garantias, problemas com transportes, taxas, etc), também não consigo vislumbrar qualquer vantagem nessa opção. Pela qualidade não é de certeza...
    Quase todos os materiais que referiu, tem por cá (Portugal e outros países europeus) com preços altos e baixos também. Tem chão para todos os preços, sanitários decentes também a preços acessíveis, e por aí fora. Tem de procurar.
    Não acredito que o material que iria trazer da china por um bom preço, fosse superior a algo de um preço equivalente por cá.
    Para esse tipo de produtos, o risco não compensa.
  5.  # 6

A pólvora já foi descoberta há muitos anos.
  6.  # 7

E não esquecer que depois poderá ter um brutal problema em compatibilizar com os restantes materiais existentes na construção e encontrar alguém que tenha disponibilidade para os aplicar.
  7.  # 8

Mais vale comprar logo a casa completa...
    As compras na China desses artigos funcionam em economia de escala, não se trata de comprar artigos na Temu para brincar às casinhas. Muitos produtos obrigam a quantidades minimas de compra (MOQ) senão os preços variam, e muito.

Como foi referido lá atrás, a maioria dos valores tabelados em websites são valores Ex-Works (à porta da fábrica/armazém) existem muitas despesas a considerar até a mercadoria chegar a Leixões/Sines/Lisboa ainda sem sair de cima do barco.

Se for o exportador a tratar do frete, considere sempre os "serviços mínimos" e espere surpresas à chegada. O ideal será tratar do frete com um transitário a operar em PT e que tenha um agente local (China) para lhe dar uma ideia de custos mais assertiva para valores all-in (inclui a entrega no destino), Eu recomendo igualmente de contratar uma inspeção pré-embarque, pelo menos nas primeiras importações em cada fornecedor novo, para evitar receber um contentor com lixo em vez de materiais.

Depois existe a questão legal relacionada com a própria importação. Isto é, para uso ou consumo próprio, à partida, é um não problema, mas quando se tratam de compras de maior valor a alfandega gosta de levantar problemas e por em causa se essas importações não terão intuito comercial, e aí a coisa pia fino e é preciso um rol de licenças, taxas, taxinhas, certificações, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fagulhas
  8.  # 9

Também acho que seja extremamente arriscado (qualidade do material, quebras, garantias, peças de substituição, etc) e dificilmente com proveitos palpáveis (se é que de todo).

A maior fatia dos custos não está no material. E, como lhe disseram, pode escolher por cá entre o Fiat e o Ferrari, não precisa de se meter numa alhada dessas. Só se acreditar que na China conseguirá comprar Ferrari por preço de Fiat :)

Colocado por: anapissarrochão, janelas, cozinha, casas-de-banho

Eu não compraria janelas, torneiras e coisas do género, em material genérico vindo da China.
    O chão talvez. Mas o instalador é tudo e possivelmente ficará com o pior dos dois mundos. E com as nossas cerâmicas, será que faz sequer sentido ir lá fora?

Como lhe disseram, as quantidades de compra, possivelmente não vão permitir ou compensar. Se fosse para várias moradias ou um prédio de apartamentos...

E por fim, talvez ainda não lhe tenham dito, mas os preço do material que vê online, muitas vezes são PVP. Quando começa a comprar várias vezes num fornecedor, a maioria desses valores cai para metade ou quase.
  9.  # 10

Eu até entendo a preocupação do autor do tópico!!

Ainda há coisas que não compreendo e que não se conseguem explicar com as teorias habituais:
    https://www.deloitte.com/content/dam/assets-zone2/cz-sk/cs/docs/services/financial-advisory/real-estate/property-index/2025_ADV_Property-index_online_22082025.pdf
      542013842_10230244073358033_141440450700990806_n.jpg
  10.  # 11

Índice de Custo de Construção de Habitação Nova - INE
    Aproveito para deixar este link.

Verificamos que desde Q2 2023 os materiais têm variações homólogas negativas ou perto de zero.
    Já o custo de mão de obra tem crescido continuamente.

Se calhar precisamos é de mais imigrantes 😅
  11.  # 12

Colocado por: pguilhermeÍndice de Custo de Construção de Habitação Nova - INE
    Aproveito para deixar este link.

Verificamos que desde Q2 2023 os materiais têm variações homólogas negativas ou perto de zero.

Ou então, mais licenças sem vencimento, para os proprietários poderem ir trabalhar para as suas obras. 😅
  12.  # 13

Colocado por: fabsilAproveito para deixar este link.

Por vezes é mesmo isso que apetece fazer! 😅 😅
  13.  # 14

Colocado por: jorgemlflorencio
    Por vezes é mesmo isso que apetece fazer! 😅 😅

Não tenha dúvidas de que essa tendência vai acontecer.

As pessoas tiram licença sem vencimento, vão para as obras, aprendem por sua conta e risco... E com jeito, depois despedem-se e abrem uma empresa ligada à construção civil pois podem ganhar mais só a fazer biscates.

Hoje em dia, ao que vejo, para ser trolha não é preciso ser muito bom.
  14.  # 15

Há quem tenha tempo para andar a remendar.

Eu não, e portanto prefiro pagar logo mais, se souber que fica bem à primeira.

DO a entrar na obra e fazer melhor não é de agora.
    Assim de repente lembro-me de um canto de uma fachada em granito colocado como deve ser num fds e de uma sanita de um WC numa unidade de saúde que por lei tinha de estar em determinado local e milagrosamente (tb num fds) apareceu onde o empresa dizia que não era possível.
    Por sinal é a melhor forma de garantir que o resto da obra decorre sem precalços. A teimosia nestas lides fica reduzida e o orgulho ferido deixa a malta com mais brio :)

O custo da construção está ligado a burocracia e incapacidade de produção linear e à primeira. São 3 gerações a construir (uns como negócio, outros hobby) e nunca se viu tanta molenguice e tanta repetição/remendo
  15.  # 16

Eu nunca mas mesmo nunca aplicaria esses materiais chineses numa casa minha, e se der problema como é? Eu até compreendo que queiramos poupar alguns trocos mas não nessas áreas que elencou.

Se você me disser que está a falar de acessórios para wc ou utensílios para cozinha, aí talvez concorde

0.0162 seg. NEW