Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos,
    Deu o primeiro passo para o sonho de ter a minha propria vivenda, e adquiri um terreno urbano para construção da mesma na zona de santarem.
    terreno 570m2, area de implantacao 120m2, 240m2(construcao).
    Tenho um desenho estudo/previo.. (embora falta defenir melhor a cave)

Gostaria de pedir vossa opinioes sobre que acham que devia mudar algo, e em especial queria conselhos como deixar a cave ( gostaria de deixar a cave com possibilidade de ter 1 quarto e um pequeno escritorio - pois irei trabalhar parte do tempo de casa ).
    Seu que talvez um dos conselhos seria ter 1 casa de banho na cave tb.
    Como organizariam os espaço? que pre-instalacoes deixariam ja de base?
    Que outros conselhos me deixariam?

Nota: a ideia de a cave o minimo de coisas no imediato, com o intuito de ficar mais barato a construção e dps de vender a casa onde estou, dps sim conseguiria acabar a cave.. adicionar mais paineis solares alem dos obrigatorios por lei.

Ja agora que acha do orçamento do projecto?

Conhecem construtores de confiança na zona de santarem?
      alçados lateral.png
      planta.png
      orcamento.png
  2.  # 2

Primeiras impressões:
    Acho a solução algo imatura e com uma série de clichês na resolução de arquitetura.
    apresenta uma solução desligada dos espaços exteriores de fruição. Ou seja, é inexistente a ligação entre a área social e o exterior da moradia. Só se acede ao exterior através da área "técnica".

Qual é a orientação/ implantação do edifício no terreno - meta aqui a planta de implantação com a rosa dos ventos.

Acesso interior para a cave - tem de prever uma porta de forma a compartimentar.

A varandinha lateral na sala, para que ser aquela língua comprida? A fazer que tenha uma profundidade em condições, na área confinantes com a zona de refeições, pelo menos uns 2.5m; qual é a orientação solar desse alçado? (lat. direito)
    Igualmente questiono se faz sentido os envidraçados previstos no espaço da sala e no quarto, nomeadamente os confinantes com a via publica?
    A lareira. então vai meter uma lareira implantada numa fachada exterior? Irá ter um desperdício energético considerável. As fontes de calor devem ser localizadas em espaço central aos locais a climatizar.

A IS acessível, caramba, tem de ficar mesmo com a sanita ali a meio!?, ao menos troque a zona de permanência para o lado da área de manobra. e chegue a dita para junto do duche.

A IS da suíte, já viu o espaço entre o duche e a bancada.

A janela da cozinha, sobre a bancada, ficaria muito melhor se a mesma estivesse alinhada com o topo da bancada... iluminava como deve ser toda a superfície de trabalho.

Na cave, está tudo muito no ar...
    Porque razão os compartimentos da cave não são dotados de janelas de sacada!? nomeadamente o quarto/ escritório.. etc...
    Projeto a necessitar de optimização.

A despensa, se acumular com tratamento de roupa, deveria estar onde está agora a IS da suíte. Por conseguinte refazer a suíte.

Como arquiteto, nunca enviaria uma planta assim ao cliente. É dever do arquiteto desenhar/ projetar soluções que se aproximem de uma solução final... mesmo em fase de estudo prévio, em particular se o cliente não sabe bem o que pretende.
    Concordam com este comentário: marco1, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedropitt, jorgemlflorencio
  3.  # 3

Relativamente aos honorários

A arquitetura está a preço de saldo... e ainda inclui a topografia - Veja lá se o barato não sai caro...

A estabilidade é outro componente a preço de saldo... o resto está mais ou menos dentro dos valores de mercado (na fasquia mais baixa).

Faltam projetos/ serviços aí:
    - Coordenação de projetos
    - Plano de acessibilidades
    - Ficha SCIE
    - Projeto de HAVAC/ ventilação (é melhor prever um sistema com VMC simples ou de fluxos cruzados)
    - PSS em fase de projeto

Fases de pagamento...
    Não há nenhuma tranche intermédia para aprovação do estudo prévio? e avançar para finalização de arquitetura e especialidades?
    Isso será concerteza uma Comunicação Prévia... ( reter 10% com aprovação pela CM!? qual aprovação!)

PS: ainda não sabem designar os projetos de térmica. O valor de taxas do pre-certificado do CE para uma moradia não ultrapassa os 65€... porque lhe estão a imputar 199,3€? ( o ideal é dizer que exclui as taxas, e quando vier o recibo da ADENE, vem em nome/ NIF do cliente final, este efetua o pagamento para a ref. MB.)
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedropitt, jorgemlflorencio
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasPrimeiras impressões:
    Acho a solução algo imatura e com uma série de clichês na resolução de arquitetura.
    apresenta uma solução desligada dos espaços exteriores de fruição. Ou seja, é inexistente a ligação entre a área social e o exterior da moradia. Só se acede ao exterior através da área "técnica".

Qual é a orientação/ implantação do edifício no terreno -meta aqui a planta de implantação com a rosa dos ventos.

Acesso interior para a cave - tem de prever uma porta de forma a compartimentar.

A varandinha lateral na sala, para que ser aquela língua comprida? A fazer que tenha uma profundidade em condições, na área confinantes com a zona de refeições, pelo menos uns 2.5m; qual é a orientação solar desse alçado? (lat. direito)
    Igualmente questiono se faz sentido os envidraçados previstos no espaço da sala e no quarto, nomeadamente os confinantes com a via publica?
    A lareira. então vai meter uma lareira implantada numa fachada exterior? Irá ter um desperdício energético considerável. As fontes de calor devem ser localizadas em espaço central aos locais a climatizar.

A IS acessível, caramba, tem de ficar mesmo com a sanita ali a meio!?, ao menos troque a zona de permanência para o lado da área de manobra. e chegue a dita para junto do duche.

A IS da suíte, já viu o espaço entre o duche e a bancada.

A janela da cozinha, sobre a bancada, ficaria muito melhor se a mesma estivesse alinhada com o topo da bancada... iluminava como deve ser toda a superfície de trabalho.

Na cave, está tudo muito no ar...
    Porque razão os compartimentos da cave não são dotados de janelas de sacada!? nomeadamente o quarto/ escritório.. etc...
    Projeto a necessitar de optimização.

A despensa, se acumular com tratamento de roupa, deveria estar onde está agora a IS da suíte. Por conseguinte refazer a suíte.

Como arquiteto, nunca enviaria uma planta assim ao cliente. É dever do arquiteto desenhar/ projetar soluções que se aproximem de uma solução final... mesmo em fase de estudo prévio, em particular se o cliente não sabe bem o que pretende.
    Concordam com este comentário:marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedropitt,jorgemlflorencio

Boa tarde Pedro,
    antes de mais obrigado e bem haja por td as consideracoes.

Confesso que nem tinha ainda bem reparado que tinha uma lareira no desenho. (nao quero lareira)
    Vou anexar a orientacao.
    Eu tinha pedido para ter uma janela com varanda junto da area de jantar, pk minha esposa achava a alçada direita mto despida.. e fazia tb mais o efeito "pala" para fazer sobra na parede (para a questao termica, penso que ajuda)

A janela grande na frente da casa, nem sou mto fa, se for benefico em termos energitico e nao ficar feito, pretendo reduzir..
      orientacao.png
  5.  # 5

As palas servem para controlar o sol sobre os envidraçados, não sobre as superfícies opacas.
    O posicionamento dos vãos e suas dimensões não podem ser decididas somente em termos estéticos. Não há 3D disto? de forma a visualizar a volumetria, testar a incidência solar, etc!?
    Alçados, nesta fase, embrionária.. Nunca fiz. Já tenho 25 anos disto... Plantas de piso, implantação, eventuais cortes esquemáticos para testar a integração/ relação com a topografia e desenhos à mão livre e/ou 3d de estudo.

PS:Têm que ser mais acertivos e exigentes com quem lhe está a fazer o projeto.
  6.  # 6

Essa planta de implantação tem planta distina do que mostrou.
  7.  # 7

Esta está bem melhor do que a outra, mas ainda assim...
    por exemplo é possivel fazer a wc da suite no seguimento da outra e onde está agora ali no meio passava a closet
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasEssa planta de implantação tem planta distina do que mostrou.

Era esboço inicial, mas minha esposa queria ter closet, entao abrimos mao de escritorio ou quarto e colocar na cave.

Mas td as coisas que falou, que tenho de exigir, nao sao dps de o projecto estar atribuido? quero dizer eu ainda nao paguei nada, é suppsto fazer tds essas coisas nesta fase ja ?
  9.  # 9

Colocado por: marco1Esta está bem melhor do que a outra, mas ainda assim...
    por exemplo é possivel fazer a wc da suite no seguimento da outra e onde está agora ali no meio passava a closet

confesso que nao tinha pensado nisso
  10.  # 10

Colocado por: pedropittquero dizer eu ainda nao paguei nada, é suppsto fazer tds essas coisas nesta fase ja ?

Como assim? Não pagou nada... então a adjudicação?

Então se não adjudicou... porque lhe estão a fazer isto?
  11.  # 11

Colocado por: pedropittconfesso que nao tinha pensado nisso

Nem tem... a bem da verdade isso deve ser proposto e resolvido pelo arquitecto.
  12.  # 12

Colocado por: pedropittGostaria de pedir vossa opinioes sobre que acham que devia mudar algo

Olá, falta contexto, do terreno, do local, da vizinhança, vegetação, dos requisitos pedidos, do orçamento para a obra, etc. Senão é complicado opinar. É apenas uma planta isolada, num mundo abstracto.

Colocado por: pedropittJa agora que acha do orçamento do projecto?

Como assim?
    Em que fase está, Estudo Prévio? Já pagou por ela?
    Esses preços são só para a instrução na Câmara, ou incluem o que já se fez?

Se pensar só na Arq, em que cerca duns 300 paus foram para o Lev Topografico... sobram 1550€.

Ora, se esses 1550€ incluem todo o trabalho do Arquitecto acho baratíssimo. Mas falta saber se incluem o trabalho já feito, se terá 3Ds, se terá outras variantes, etc etc...
    Acho que isso paga pouco tempo de estudo para uma casa assim.

Você gosta desse resultado?

Boa sorte.
  13.  # 13

Colocado por: pedropittMas td as coisas que falou, que tenho de exigir, nao sao dps de o projecto estar atribuido? quero dizer eu ainda nao paguei nada, é suppsto fazer tds essas coisas nesta fase ja ?

Eu devia ter lido os outros post antes de ter comentado. Ainda assim, pela planta de implantação, pouco mais se ficou a saber do contexto deste projecto.
    Quanto aos honorários, se não pagou nada ainda, é uma red flag enorme. Ou não tem trabalho, ou reciclou um projecto de gaveta.
    Além disso, significa que os 1550€ que mencionei incluirão tudo no que toca à Arquitectura.
    Não consigo entender este preço. Nem que tempo sobrará além do desenho, para algum tipo de coordenação com os Engenheiros. Acho demasiado baixo.

Antes de adjudicar, eu pedia exemplos dum projecto completo que tenha feito...
  14.  # 14

Deve ser algum arquiteto recém licenciado, que ainda anda a criar portfólio.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedropitt
  15.  # 15

Como, vos falei no inicio, nunca estive num processo de construcao de casa, nem sou da area..
    Quando comprei o terreno, e como é numa cidade que nao conheço (moro na zona de Lisboa e quero sair da cidade por motivo de saude, familiar e problemas de ruidos de vizinhos no predio), pedi ajuda a imobiliaria que comprei o terreno se conhecia alguma que podesse recomendar para iniciar o quando antes.. e me indicaram esta pessoa.
    Com os dados do terreno e as nossa ideias iniciais enviou-me 2 ou 3 desenhos pra ter uma ideia do que tavamos a procura e apenas dps me mandou o orçamento..

Eu dentro da minha ignorancia dos assuntos, pensei que talvez fosse normal estes esboços "feios" iniciais, pois ele me falou que o preço tb dependeria um pouco da area da casa, etc.

ps. sim tb me enviou uns esboços 3d.. nao é do desenho final apenas com os 2 quartos

Mas uma vez obrigado a tds pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      3d-2.jpeg
      3d-1.jpeg
  16.  # 16

ou seja, o arqutieto trabalhou para aquecer, ou já tinha lá um projeto tipo e despachou para si.

Diga-me um coisa o terreno tem essa inclinação que o projeto indica? Comprou terreno com projeto?

PS:A arquitetura está tão pobre, inacabada... esse alçado lateral...a falta de ambiente e paz nas areas exteriores, parece um parque de estacionamento, com um tanque ali metido.
    (em modo brincadeira)- Essa construção está cheia de defeitos, os rebocos/ barramentos uma tristeza. Na 1ª imagem, mesmo com rufos, a platibanda já está cheia de escorridos e fungos.
  17.  # 17

O meu conselho:
    Vai fazer um projeto, para um investimento avultado, para uma utilização habitacional... encare o projeto e o tempo dispendido nele como um investimento.

Não se precipitem e ponderem bem o desenvolvimento em fase de projeto. A boa arquitetura deve ser funcional (não é necessário complicar), mas também tem de ter alma. Uma moradia não é um apartamnteo, e a interelação com os espaços exteriores e actividades conexas é da maior importância. Assim como a relação com a envolvente próxima, estradas, vizinhos, vistas.
    Ainda ter em consideração a orientação solar e ventos dominantes.

Boa sorte.

PS: Se calhar seria boa ideia ter a zona social a ocupar a totalidade do alçado tardoz. a entrada formal ser feita pelo alçado lateral esquerdo - Eu abordaria todo o programa de outra forma.
  18.  # 18

Invista agora para puder poupar mais tarde!

0.0199 seg. NEW