Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos, espero encontrá-los bem.
    Recentemente comprei um terreno com 718m2 e com uma área de implantação de 240m2. Já entreguei ao arquiteto um esboço que fiz com a minha esposa daquilo que, aproximadamente, nós pretendemos para a nossa casa.

Recorro a este fórum no sentido de pedir algumas opiniões sobre a organização dos espaços, bem como a dimensão dos mesmos. Venho acompanhando este fórum há algum tempo, nos seus mais variados tópicos, e volta e meia reconheço que há opiniões que ajudam a quem, como eu, recorre aqui para pedir ajuda.

As imagens que publico são apenas e só as minhas ideias, transformadas em projeto pelo arquiteto, e as alterações que já estou a pensar fazer. Sublinho, são as minhas ideias, o arquiteto ainda está a trabalhar no desenho para ir de encontro ao que pretendo eficientemente.

No entanto, não há-de fugir muito do que partilho convosco, e gostaria de saber as vossas humildes opiniões sobre o meu projeto.

Bem haja a todos.
      Captura de ecrã 2025-09-04 094517.png
      Captura de ecrã 2025-09-04 094543.jpg
  2.  # 2

Sabe. A varanda profunda e que deve ter é a que está orientada a sul, deverá ter uns 3.00m de profundidade. irá ter controle solar entre situação de inverno/ verão. a Oeste, pode reduzir... ou deixar estar face a utilização ´técnica desse espaço.
    Acho os espaço do openspace, demasiado devassados e com excesso de cruzamento de circulações.
  3.  # 3

eu meteria a area técnica centralizada com os pontos de consumo.( vermelho), ou seja na charneira do L.
    A area social, openspace , ficaria no enfiamento SUl/Norte. (Verde), com acesso direto entre o alpendre automovel e a cozinha.
    Permite menos cruzamento de circulações, permite ter um hall de entrada mais estruturado.

a area destinada a Estar, sem luz natural!?

Solução a necessitar de maior afinação/ trabalho.

A suite apresenta um desperdício de área brutal!! acho muito mal conseguida/ organizada...a janela que dá para Este ( via pública), deveria, estar dentro da zona do "quarto de vestir" e não alinhada com a cabeceira da cama ( mesmo tendo aquele ripado da moda dentro da suite.... acho desnecessário)

Os quartos também poderiam diminuir em profundidade... talvez uns 30/40cm, e ter um pouco mais de largura (lados da cama)
    etc...

Faz falta uma pequena IS de serviço.. e a IS comum, pode reduzir bastante...
      Captura de ecrã 2025-09-04 094517_.jpg
  4.  # 4

Aquele primeiro quarto nunca vai ter descanso. A moda das casas em L cria destas peripécias.

Com a sala e TV ali a um metro de distância, o aro da porta mesmo alinhado com o centro da cama, um entra e sai para ir a WC, o bater de portas, será infernal. Basta imaginar a vivência familiar e saber que quem ali dormir vai levar com o barulho todo da casa.

A área técnica e a lavandaria podia ser um espaço único. Não comunicam por dentro. Tem sempre de aceder pela rua, por qualquer razão.

Tem tanto jardim a sul e somente uma janela nesse quadrante.

Inverter as pernas do L, quartos <-> cozinha/sala, ficaria com um jardim com mais qualidade solar (menos sombra a sul devido à secção maior do L estar ao longo do quadrante N-S), mas também não sei se as condicionantes o permitem.

(eu entendo a ideia que quer dar com o esboço, mas sabe-me a pouco e falta tempero)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasSabe. A varanda profunda e que deve ter é a que está orientada a sul, deverá ter uns 3.00m de profundidade. irá ter controle solar entre situação de inverno/ verão. a Oeste, pode reduzir... ou deixar estar face a utilização ´técnica desse espaço.
    Acho os espaço do openspace, demasiado devassados e com excesso de cruzamento de circulações.

Começo por agradecer as sugestões, que fazem todo o sentido.
    A ideia da varanda a oeste seria para fazer prolongamento da cozinha para uma zona de jantar exterior/churrasqueira.
    Em relação às circulações também concordo consigo, e é onde estou a ter mais dificuldades em encontrar o meio termo.
  6.  # 6

Colocado por: Ferreira_PA ideia da varanda a oeste seria para fazer prolongamento da cozinha para uma zona de jantar exterior/churrasqueira.

eu sei...
    Mesmo por isso. Não meta uma mesa de refeições ao lado duma churrasqueira!
  7.  # 7

Não tinha ponderado essa hipótese ainda, de virar a área social no eixo N-S, mas não é de todo descabida. Agradeço a sugestão.
    Mas tendo a sala técnica dentro de casa, não correrei o risco de ruídos gerados pela bomba de calor, aspirador central, etc? Principalmente tendo os quartos ali tão perto.
  8.  # 8

Gosto da casa. Talvez aproveitasse a sugestão do Pedro Barradas relativamente a área técnica, mas por outro lado também alterava completamente a distribuição do open Space.

Via-me a viver nessa casa sem grandes problemas
  9.  # 9

Colocado por: Ferreira_P
    Mas tendo a sala técnica dentro de casa, não correrei o risco de ruídos gerados pela bomba de calor, aspirador central, etc? Principalmente tendo os quartos ali tão perto.

Se o ruído da bomba de calor for igual a hotpoint que tenho em casa, em nao me preocupava com isso.
  10.  # 10

Se reparar aquela area técnica fica numa "ilha"... A BC, pode e deve ter maquina exterior. A aspiração central, são opções - pensava que agora a moda são os robots- eu não vejo vantagem nenhuma em ter isso numa casa. Pode sempre meter o equipamento na área técnica. o ruido será pontual dentro compartimento, não antevejo problemas - pode sempre reforçar acusticamente a envolvente deste espaço.

Compreenda que estamos a ter este tipo de dialogo.. mas é este tipo de dialogo que deve ter com o coordenador de projetos e/ou arquiteto que contratou.
  11.  # 11

NOTA: este corte e costura, não pode ser feito sobre o que aí tem. Isso vai alterar por completo toda a planta e proporções, alem do mais, seguindo algumas destas orientações pode baixar a Area bruta em cerca de 20%... e poupando uns 40/50k e ao mesmo tempo terá uma casa melhor!.
  12.  # 12

Colocado por: Ferreira_Pm relação às circulações também concordo consigo, e é onde estou a ter mais dificuldades em encontrar o meio termo.

Exigir a resolução do "problema" ao arquiteto.
  13.  # 13

Colocado por: NostradamusAquele primeiro quarto nunca vai ter descanso. A moda das casas em L cria destas peripécias.

Com a sala e TV ali a um metro de distância, o aro da porta mesmo alinhado com o centro da cama, um entra e sai para ir a WC, o bater de portas, será infernal. Basta imaginar a vivência familiar e saber que quem ali dormir vai levar com o barulho todo da casa.

A área técnica e a lavandaria podia ser um espaço único. Não comunicam por dentro. Tem sempre de aceder pela rua, por qualquer razão.

Tem tanto jardim a sul e somente uma janela nesse quadrante.

Inverter as pernas do L, quartos <-> cozinha/sala, ficaria com um jardim com mais qualidade solar (menos sombra a sul devido à secção maior do L estar ao longo do quadrante N-S), mas também não sei se as condicionantes o permitem.

(eu entendo a ideia que quer dar com o esboço, mas sabe-me a pouco e falta tempero)

Obrigado pela resposta.
    A casa em L foi por gosto pessoal e porque achamos que dada a dimensão e orientação do terreno, conseguiríamos um melhor aproveitamento do jardim e do sol. Em relação ao barulho para o quarto, teria de isolar bem essa parede, mas sendo o quarto do meu filho mais novo, a probabilidade de ser ele o gerador de maior ruído para o próprio quarto é alta.
    O fato da sala técnica não ter acessibilidade para a lavandaria é porque vou aproveitar a sala técnica como sala de arrumos, dada a sua dimensão, ou seja, não quero acesso direto a casa de um anexo que vai albergar máquinas de jardim, lenha, entre outros...
  14.  # 14

Colocado por: dmanteigasGosto da casa. Talvez aproveitasse a sugestão do Pedro Barradas relativamente a área técnica, mas por outro lado também alterava completamente a distribuição do open Space.

Via-me a viver nessa casa sem grandes problemas

Obrigado pela opinião, em relação à sugestão do Pedro Barradas, também concordo que tem muita substância e razão de ser, e teria de fazer um reset profundo à minha ideia original, mas é uma hipótese.
  15.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasSe reparar aquela area técnica fica numa "ilha"... A BC, pode e deve ter maquina exterior. A aspiração central, são opções - pensava que agora a moda são os robots- eu não vejo vantagem nenhuma em ter isso numa casa. Pode sempre meter o equipamento na área técnica. o ruido será pontual dentro compartimento, não antevejo problemas - pode sempre reforçar acusticamente a envolvente deste espaço.

Compreenda que estamos a ter este tipo de dialogo.. mas é este tipo de dialogo que deve ter com o coordenador de projetos e/ou arquiteto que contratou.

A opção da aspiração central é que, sendo a instalação de baixo custo, só valoriza a casa (ou não, mas também não a desvaloriza).
    Claro, está conversa será tida com o arquiteto, a ideia seria levar opções bem fundamentadas e orientadas, e mais opções também, quando estiver a expor a minha ideia vs a dele.
  16.  # 16

Colocado por: Ferreira_Pnão quero acesso direto a casa de um anexo que vai albergar máquinas de jardim, lenha, entre outros...

Conselho: não acumule isso com a area técnica. Formalize um espaço destinado a arrumos de material exterior. por falar em lenha! então e a lareira fica onde? E não se esqueça que necessita de espaço para biciletas, trotinetes e afins... eu faria a garagem.
  17.  # 17

Colocado por: Ferreira_PA opção da aspiração central é que, sendo a instalação de baixo custo, só valoriza a casa (ou não, mas também não a desvaloriza).

Mas é um custo que irá ter.. para quê!? Canalize esse dinheiro para outras coisas, que serão mais úteis e farão falta - o custo dessa instalação já permite ter uns bons fotovoltaicos, que darão apoio as consumos correntes da casa (A BC, por exemplo)
    •  
      marco1
    • 4 setembro 2025 editado

# 18

Ferreira_P

pois eu acho que já está quase no ponto.
    - na suite dava um toque, no sitio da cama metia o closet, no sitio do closet metia a wc, e onde est+a agora a wc metia a cama
    - na entrada fazia um corredor entre a tv da sala e uma wc social pegada á wc que tem lá agora
    - na cozinha limpava aquele acesso á lavandaria e "dava " uma saida direta á cozinha para o alpendre quem sabe para bancada de grill, o acesso á lavandaria e espaço tecnico seria por porta unica na parede da bancada da cozinha.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  18.  # 19

Colocado por: Pedro Barradas
    Conselho: não acumule isso com a area técnica. Formalize um espaço destinado a arrumos de material exterior. por falar em lenha! então e a lareira fica onde? E não se esqueça que necessita de espaço para biciletas, trotinetes e afins... eu faria a garagem.

Vou voltar a publicar as alterações que já tenho pensadas para apresentar ao meu próprio projeto, dá para perceber melhor onde fica a lareira e a alteração que fiz no hall de entrada...bem como nas dimensões da área social (se calhar um bocado exageradas).
    Compreendo a ideia de não juntar áreas, mas inicialmente vai ter de servir, de futuro talvez faça um anexo no limite direito a oeste do terreno para essas trapalhadas de lenha e máquinas.
  19.  # 20

Colocado por: Ferreira_P

Vou voltar a publicar as alterações que já tenho pensadas para apresentar ao meu próprio projeto, dá para perceber melhor onde fica a lareira e a alteração que fiz no hall de entrada...bem como nas dimensões da área social (se calhar um bocado exageradas).
    Compreendo a ideia de não juntar áreas, mas inicialmente vai ter de servir, de futuro talvez faça um anexo no limite direito a oeste do terreno para essas trapalhadas de lenha e máquinas.

E peço desculpa pela qualidade da imagem, mas já sofreu muitos rabiscos e apagões...mas penso que dá para perceber.

0.0245 seg. NEW