Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

zedasilva

essas que conhece deve ser daquelas em que se cortam os elementos metálicos em obra e se vai remendadando aqui e ali e os perfis sem qualquer tratamentos nas zonas de corte.
    acho que nem 8 nem 80, qualquer sistema bem executado pode ser bom.
  2.  # 2

Colocado por: zedasilvaSim tenho dados mas como são de situações que ainda estão em processo de litígio não os posso revelar.
    Mas garanto lhe que a grande maioria das estruturas de lsf que por aí se constroem são de bradar aos céus.
    As boas, por norma o DO comum não quer pois são mais caras que o dito método tradicional

Podia ao menos partilhar o que é que tem errado? A qualidade do material, qualidade do projeto de estabilidade, qualidade da montagem? Não precisa quebrar o sigilo para ajudar quem vier atrás.
    É que mandar assim esses números para o ar, não ajuda e só deixa dúvidas no ar. O meu mecânico também diz que a marca "x" é um cancro e que 90% dos carros dessa marca dão problemas... Mas ele só apanhou 10 carros dessa marca. Isso é uma estatística válida?
  3.  # 3

Colocado por: marco1zedasilva

essas que conhece deve ser daquelas em que se cortam os elementos metálicos em obra e se vai remendadando aqui e ali e os perfis sem qualquer tratamentos nas zonas de corte.

marco1 e quantas é que conhece que não são assim?
    Sim eu sei que existem, mas não são para a bolsa do DO comum.
  4.  # 4

Colocado por: dalmonio

Podia ao menos partilhar o que é que tem errado? A qualidade do material, qualidade do projeto de estabilidade, qualidade da montagem? Não precisa quebrar o sigilo para ajudar quem vier atrás

Começa na qualidade dos projetos que na grande maioria não apresentam qualquer pormenor construtivo.
    Segue com a qualidade dos executantes que não tem a mínima noção do que estão a fazer.
    Continua com a qualidade da fiscalização que não está habilitada para o serviço que se propõe.
    Termina com os DO que por norma se deixam enrolar até aos pescoço e quando dão por ela tem que decidir entre perder tudo e ficar com um palheiro que lhe vai durar meia dúzia de anos
  5.  # 5

Para que fique registado.
    Não tenho nada contra o método construtivo.
    É um excelente método construtivo, desde que executado por quem sabe.
    Por norma quem sabe alguma coisa de um assunto faz se pagar o justo valor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dalmonio
  6.  # 6

Nas obras que tenho visto, incluindo a minha, o aço já vem de fábrica cortado à medida e pronto a montar como se fosse Lego . Até trazia instruções para cada uma das peças.
  7.  # 7

Colocado por: dalmonio

Nas obras que tenho visto, incluindo a minha, o aço já vem de fábrica cortado à medida e pronto a montar como se fosse Lego . Até trazia instruções para cada uma das peças.

Pois é por essas que eu digo que o sistema é um bom sistema.
  8.  # 8

zedasilva

tenho umas informações ainda que preliminares que a estrutura em LSF ( portanto o esqueleto) com qualidade assegurada até fica a um preço muito bom comparativamente com outros sistemas de betão, talvez mais para a frente consiga dar pormenores mais exatos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  9.  # 9

tenho umas informações ainda que preliminares que a estrutura em LSF ( portanto o esqueleto) com qualidade assegurada até fica a um preço muito bom comparativamente com outros sistemas de betão, talvez mais para a frente consiga dar pormenores mais exatos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zedasilva

Se houver gestão e técnica, tem tudo para ser verdade pois os custos de produção reduzem imenso.
    O grande problema é qua a maioria das empresas não sabe o que é gestão e técnica é aquilo que vemos
    Concordam com este comentário: marco1
  10.  # 10

Ola, bom dia,

Agradeço, desde já, a todos pelas contribuições e opiniões partilhadas.
    No entanto, gostaria de REFORÇAR E RECENTAR A DISCUSSAO NO TEMA PRINCIPAL DESTE TOPICO.

Procuro recomendações na zona da Póvoa de Varzim / Vila do Conde, nomeadamente:
    - Um gabinete de projetos com experiência neste tipo de construção;
    - Uma empresa ou construtor de confiança para a execução da obra.

Caso alguém possa ajudar, agradeço que me contacte através do e-mail: [email protected]

Agradeço a ajuda!
  11.  # 11

Sou da opinião que junto à linha costeira, devido ao problema do salitre, o ideal não será a construção em LSF. Toda a estrutura assenta em elementos em ferro que é muito atacado pelos iões de cloro.

Já estive numa casa que estava a ser construída nesta técnica e o construtor assegurou-me que a mesma apesar de ser mais rápida, iria ficar mais cara que em alvenaria.
    A casa em questão é em Famalicão e está fantástica.

Posso-lhe indicar por contato direto onde é a casa e você passa por lá e, como não quer a coisa, questiona-os se gostam deste tipo de construção :)
    • tmdr
    • 13 outubro 2025

# 12

Colocado por: TelhadoAcho que a construção tradicional requer mais mão de obra especializada que a de LSF.
    Digo isto por que um cunhado meu fez na aldeia 6 casitas (com 60m2 ou 70m2 +/-) em LSF para alojamento local e como ele queria gastar o mínimo possível e gosta de bricolage comprou toda a estrutura a uma dessas empresas que as fabrica e monta e dito por ele aquilo é muito fácil pois vem acompanhado de desenhos e peças numeradas sendo só necessário aparafusar.
    Ele só contratou picheleiro e electricista o resto foi tudo ele.

Consegue indicar que empresa fez a estrutura? Também trataram do manual de montagem/Execução?
    • tfas
    • 27 março 2026

# 13

Colocado por: dalmonioDaquilo que posso partilhar, depois de viver numa moradia construída em LSF há pouco mais de um ano, é que não me arrependo. Se voltar a construir, será novamente em LSF.

O isolamento é excelente (tenho frentes a Sul, Nascente, Norte e a poente no piso superior) e, mesmo sem ter instalado ainda ar condicionado, consigo manter a temperatura da casa estável durante todo o ano apenas ao abrir ou fechar janelas. Gosto muito tanto do isolamento térmico como do acústico.
    Outra coisa que valorizo é a manutenção. Se algum dia precisar de mexer em eletricidade ou canalização, basta abrir uma parede de pladur e depois fechar, simples e rápido. Nada de partir paredes, abrir roços e voltar a tapar com cimento.

E depois há o lado “seco” da construção: não tenho humidades ascendentes, nem paredes a descascar por infiltrações misteriosas.

Não sou técnico, falo apenas da experiência de quem viveu mais de 30 anos em casas de alvenaria e agora vive numa de LSF. Para mim, vale muito a pena.
    Concordam com este comentário:marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlaskaWesk

Boa Tarde, é possivel indicar a empresa que contratou?
    Obrigado
    • PR10
    • 27 março 2026

# 14

Tenho um amigo que fez uma moradia rc e 1° andar em Porto Covo e queixa-se que no verão quando se mete a noite adentro ouve estalidos metálicos da estrutura! O construtor diz-lhe que é normal. É as dilatações da estrutura.
  12.  # 15

Colocado por: PR10Tenho um amigo que fez uma moradia rc e 1° andar em Porto Covo e queixa-se que no verão quando se mete a noite adentro ouve estalidos metálicos da estrutura! O construtor diz-lhe que é normal. É as dilatações da estrutura.

Estou há 2 anos a viver numa moradia construída em LSF e nunca ouvi estalidos nem nada que se pareça. Não sinto diferença nenhuma para as casas onde morei que eram construídas em alvenaria, com excepção da considerável melhoria em termos de isolamento térmico e acústico.

0.0159 seg. NEW