Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Coloquei nas laterais do meu sótão umas placas OSB e fiz uma divisória com pladur. Será apenas para arrumação .

Essas placas estão directamente colocadas sobre a lage .

Agora surgiu-me umas rachadelas (não profundas nem largas) no tecto.

Questiono se as placas poderão estar a provocar esta situação não deixando a placa “respirar”.

Estou a tentar encontrar uma causa efeito , mas não sei se será algo normal ou se pode mesmo derivar das placas osb.
  2.  # 2

Colocado por: freis19Questiono se as placas poderão estar a provocar esta situação não deixando a placa “respirar”.

Se tem rachas que só apareceram após intervenção, será concerteza derivado ao peso extra que colocou (a divisória e as eventuais cargas das arrumaçãoes) e não à falta de respiração.
    Meta fotos do tecto e do estado do sotão (sobre a laje).
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradas

Se tem rachas que só apareceram após intervenção, será concerteza derivado ao peso extra que colocou (a divisória e as eventuais cargas das arrumaçãoes) e não à falta de respiração.
    Meta fotos do tecto e do estado do sotão (sobre a laje).

Eu troquei todo o telhado, tinha estrutura em madeira mais telha por painel Sandwich.

Será que surgem por ter mexido nesta parte podem surgir estas questões ?

O arquitecto que consultei + o fiscal da obra disse que esta situação é normal .
    Mais logo coloc as fotos
  4.  # 4

As rachas que surgiram no teto que refere, são no teto do sótão, imediatamente sob o telhado, ou no teto da divisão por baixo do sótão?
  5.  # 5

Colocado por: Vítor Magalhãesou no teto da divisão por baixo do sótão?

eu entendi que rea aqui.. Mas agora que o OP descreve a intervenção na cobertura.... tb fico na dúvida.
  6.  # 6

Colocado por: Vítor MagalhãesAs rachas que surgiram no teto que refere, são no teto do sótão, imediatamente sob o telhado, ou no teto da divisão por baixo do sótão?

Colocado por: Vítor MagalhãesAs rachas que surgiram no teto que refere, são no teto do sótão, imediatamente sob o telhado, ou no teto da divisão por baixo do sótão?

No tecto a baixo da divisão do sótão

As placas osb estão no chão do sótão
  7.  # 7

Colocado por: freis19As placas osb estão no chão do sótão

e qual é a constituição dessa laje? madeira e teto em estafe? e agora forrou a face superior do madeiramento com o OSB?
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasOSB?

Colocado por: Pedro Barradas
    e qual é a constituição dessa laje? madeira e teto em estafe? e agora forrou a face superior do madeiramento com o OSB?

Esta foi a abertura que foi feita para sótão . Ajuda nessa questão ?
      IMG_3702.png
  9.  # 9

Se vc cortou essas vigotas sem reforçar de outra maneira, é normal que lhe comecem a aparecer rachaduras...
  10.  # 10

Colocado por: ClioIISe vc cortou essas vigotas sem reforçar de outra maneira, é normal que lhe comecem a aparecer rachaduras...

Foi reforçado em ferro (salvo erro) segundo construtor
  11.  # 11

meta foto do teto para vermos a tipologia das fissuras. depois diga-se as fissuras acompanham a direção das vigotas, ou se estão perpendiculares á direção das mesmas.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro Barradasmeta foto do teto para vermos a tipologia das fissuras. depois diga-se as fissuras acompanham a direção das vigotas, ou se estão perpendiculares á direção das mesmas.

Só amanha consigo tirar foto. Mas sim acompanham as vigotas

-a explicação que me deram é que era normal surgir essas ranhuras que não são grandes , para não me preocupar e que iam reparar . Mas que o mais normal será surgir novamente .

- reforçaram que poderia utilizar o piso superior até para habitação (que não será o caso )
  13.  # 13

Essas fissuras aparecem porque enfraqueceram a laje ao retirar o recobrimento (incluindo armadura) das vigotas e abobadilhas. As vigotas nesse caso pouco ou nada fazem...

Edit:
    Como é que resolveu o buraco que fez na laje? Teto falso?
  14.  # 14

Colocado por: Vítor MagalhãesEssas fissuras aparecem porque enfraqueceram a laje ao retirar o recobrimento (incluindo armadura) das vigotas e abobadilhas. As vigotas nesse caso pouco ou nada fazem...

Edit:
    Como é que resolveu o buraco que fez na laje? Teto falso?

Ficou aberto para ser a nova entrada para o sótão . A que existir era minúscula
  15.  # 15

Então nesse caso as fissuras apareceram noutra divisão que não essa?
  16.  # 16

.. pois deve ter ficado com as vigotas apoiadas simplesmente nas alvenarias (as que foram cortadas)... humm veja se não irá fendilhar tb nas paredes, fendas horizontais, devido a excesso de compressão por receberem as cargas diretamente da laje.
  17.  # 17

Colocado por: Vítor MagalhãesEntão nesse caso as fissuras apareceram noutra divisão que não essa?

Sim , mais à frente . Daí não relacionar com essa abertura . Coloquei a foto de para perceberem a estrutura da lage
  18.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas.. pois deve ter ficado com as vigotas apoiadas simplesmente nas alvenarias (as que foram cortadas)... humm veja se não irá fendilhar tb nas paredes, fendas horizontais, devido a excesso de compressão por receberem as cargas diretamente da laje.

Alguma sugestão adicional para resolver a questão ?
  19.  # 19

não sabemos se é mesmo essa a situação, à distância especula-se um pouco.... Essas coisas devem ser vistas no local.
  20.  # 20

Colocado por: freis19

Foi reforçado em ferro (salvo erro) segundo construtor

Se isso foi bem feito e dimensionado, não vai cair. Mas é natural que a construção leve algum tempo a acamar (durante esse tempo podem aparecer pequenas fendas, se aparecerem grandes é porque afinal não foi bem feito).

0.0210 seg. NEW