Colocado por: drpmSó gostava de confirmação sobre se o local que marquei na imagem é considerada zona exteriorEm altura já está no volume exterior (+ de 2,55m). No plano horizontal deve estar no limite (0,60m da banheira / duche). Não deve haver problema... é construção nova? O que é que o seu eletricista diz sobre isso?
Colocado por: RuikodeO que é que o seu eletricista diz sobre isso?
Colocado por: HFSFUi eu descobri isto agora e o meu elétricista não me falou de nada.
O risco é de descarga à pessoa ou se corrosão nos terminais?
Colocado por: tiagodiafConcordo com o eletricista, colocava baixa tensão e min IP44.
Colocado por: elfo106
Descarga. O mais comum deve ser usar aquelas bolachas led com IP44 e isolamento classe 2
Colocado por: drpmAlguma recomendação para bolachas led com essas características?

Colocado por: JAndCCUsando o tópico, falam de downlights que chamam bolachas.
Colocado por: JAndCCPodem mostrar/explicar a diferença de downlights sem serem bolachas?

Colocado por: JAndCCEm que situações a malta opta por cor quente ou fria?
Colocado por: Pedro Barradas
Esse assunto já foi aqui no forum debatido n vezes. Sugiro que pesquise. Obrigado.
Mas, genericamente prescrevo:
4000k para áreas técnicas e cozinhas
2700 a 3200k, para restantes áreas habitáveis ( nomeadamente as de descanso e estar), em alguns casos tenho em áreas de refeição também os 4000k.
As IS, depende das preferencias e dos ambientes desejados. Tanto tenho soluções com 3000, como com 4000k.
Depois ainda é importante a qualidade da luz. Pelo que é recomendável Índices e restituição de cor >85%