Iniciar sessão ou registar-se
    • drpm
    • 5 setembro 2025

# 1

Boas,

Tenho teto falso com pé direito superior a 2.6m nas casas de banho, com chuveiro sem bacia (duche italiano com vidro que não chega ao teto). Tenho projetado focos gu10 nesse teto, sendo que em distância horizontal (planta), o foco mais perto está a 60cm fora do vidro do chuveiro.

Posso ter suporte e lampada gu10 220v com IP20 nesse local (2.6m de altura e 0.6m fora da zona de banho)? É considerado volume 3 ou exterior?

Obrigado
  1.  # 2

• drpm
    • 5 setembro 2025

# 3

Tambem consultei as imagens dessa thread, especialmente esta que coloco abaixo por ser a situação que reporto.
    Só gostava de confirmação sobre se o local que marquei na imagem é considerada zona exterior e por isso pode levar lampadas e suportes ip20 "normais".
      Captura de ecrã 2025-09-05 105418.png
  2.  # 4

Colocado por: drpmSó gostava de confirmação sobre se o local que marquei na imagem é considerada zona exterior
    Em altura já está no volume exterior (+ de 2,55m). No plano horizontal deve estar no limite (0,60m da banheira / duche). Não deve haver problema... é construção nova? O que é que o seu eletricista diz sobre isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drpm
    • drpm
    • 5 setembro 2025

# 5

Colocado por: RuikodeO que é que o seu eletricista diz sobre isso?

Ele começou a dizer que dentro do WC tinha de ser tudo com IP44 no minimo ou 12/24v. Depois da conversa é que me meti a pesquisar melhor sobre isto porque não queria ter focos/lampadas diferentes nas casas de banho em relação ao resto da casa...

No volume 3, pelo que consigo interpretar das regras falam em IP21, mas não encontro nada com esse IP, apenas IP20 e depois salta para IP44
  3.  # 6

Concordo com o eletricista, colocava baixa tensão e min IP44.
    • HFSF
    • 5 setembro 2025

# 7

Ui eu descobri isto agora e o meu elétricista não me falou de nada.
    O risco é de descarga à pessoa ou se corrosão nos terminais?
  4.  # 8

Colocado por: HFSFUi eu descobri isto agora e o meu elétricista não me falou de nada.
    O risco é de descarga à pessoa ou se corrosão nos terminais?

Descarga. O mais comum deve ser usar aquelas bolachas led com IP44 e isolamento classe 2
    • drpm
    • 6 setembro 2025

# 9

Colocado por: tiagodiafConcordo com o eletricista, colocava baixa tensão e min IP44.

Mas pela RTIEBT e para certificação da instalação, aquele local é considerado volume exterior e nao tem restrições, certo?

Colocado por: elfo106
    Descarga. O mais comum deve ser usar aquelas bolachas led com IP44 e isolamento classe 2

Era o que queria evitar.tenho fitas e focos gu10 por toda a casa e agora tenho de meter diferente nas casas de banho e queria evitar.

Alguma recomendação para bolachas led com essas características?

Obrigado
  5.  # 10

Nunca aplicarei essas bolachas, são horríveis.
    Concordo que a segurança deve ser um ponto principal, mas seguindo as regras básicas será mais que suficiente para proteção, não vejo o porquê de estar a ser mais papista que o papa.
    Há não muitos anos atrás (e ainda atualmente em muitas casas) era tudo muito básico, lâmpadas de incandescência E27 penduradas e siga.
    E saber quantas casas ainda em utilização que nem diferencial têm. Vivi num prédio com mais de 100 anos, sem diferenciais para além do mono da EDP, sem terra... proteções miseráveis comparativamente aos mínimos atuais. Como disse, deve haver cuidados, mas não é necessário entrar em pânico.
    A não ser que se faça da casa de banho uma sauna, sem qualquer ventilação...
    Concordam com este comentário: drpm
  6.  # 11

Colocado por: drpmAlguma recomendação para bolachas led com essas características?

A meter bolachas, meta das pequenas... 3/6w
    por exemplo estas equipadas com LED da OSRAM, opte por 4200k ou 2700k, CRI >80:
    https://greenice.com/pt-pt/collections/placas-de-leds-ultrafinas-circulares-660

mais:
    https://www.barcelonaled.com/pt/downlights-led/downlight-led-empotrable-7w-ip44-con-selector-cct.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drpm
  7.  # 12

Usando o tópico, falam de downlights que chamam bolachas.

Podem mostrar/explicar a diferença de downlights sem serem bolachas?

Cumprimentos
  8.  # 13

Downlights, sem ser "bolachas:
    null

Estas pessoas agradeceram este comentário: JAndCC
  9.  # 14

Colocado por: JAndCCUsando o tópico, falam de downlights que chamam bolachas.

Eu chamo bolachas aquilo que é mostrado no primeiro link que o Pedro colocou. São aqueles discos de um tamanho maior (excessivamente grande na minha opinião), e finos (daí parecer uma bolacha). Não gosto desse material por causa do tamanho que considero desproporcional para utilização numa residência, e por ser algo que associo mais a um espaço comercial. Para além disso, o led está integrado no conjunto, ou seja, hoje corre-se um tecto com a bolachinha, daqui uns tempo avaria um led (ou mais) e tem de substituir o conjunto... e se já não encontrar igual? ou muda todos ou começa a salada russa nos tectos.

Colocado por: JAndCCPodem mostrar/explicar a diferença de downlights sem serem bolachas?

O segundo link do Pedro já se assemelha mais a um downlight sem ser bolacha. Coisas deste tipo (os primeiros produtos da lista):
    https://greenice.com/pt-pt/collections/downlights-de-leds-para-encastrar-circulares-656

Eu prefiro comprar só os aros de um modelo que goste, e aplicar as lâmpadas led em separado (normalmente GU10), que é fácil de substituir em caso de avaria, ou caso se queira mudar a temperatura e/ou luminosidade. O aro fica sempre lá.
    https://greenice.com/pt-pt/search?q=aro+gu10&options%5Bprefix%5D=last
  10.  # 15

BOLACHAS:

• NLuz
    • 31 outubro 2025

# 16

Tenho usado ultimamente Downlight central quadrada de 17cm com aro branco e lâmpadas led. Luz quente 2700K
    Gosto bastante do Efeito no WC.
    1 ou 2, conforme a área do WC
  11.  # 17

Essa primeira e o ideal. Bonita e simples.
    • JAndCC
    • 31 outubro 2025 editado

# 18

Obrigado a todos. Sem dúvida que os que o Pedro colocou na primeira, são mais bonitos.

Colocar tudo cor neutra na casa toda é descabido?

Em que situações a malta opta por cor quente ou fria?
  12.  # 19

Colocado por: JAndCCEm que situações a malta opta por cor quente ou fria?

Esse assunto já foi aqui no forum debatido n vezes. Sugiro que pesquise. Obrigado.

Mas, genericamente prescrevo:
    4000k para áreas técnicas e cozinhas
    2700 a 3200k, para restantes áreas habitáveis ( nomeadamente as de descanso e estar), em alguns casos tenho em áreas de refeição também os 4000k.
    As IS, depende das preferencias e dos ambientes desejados. Tanto tenho soluções com 3000, como com 4000k.
    Depois ainda é importante a qualidade da luz. Pelo que é recomendável Índices e restituição de cor >85%
  13.  # 20

Colocado por: Pedro Barradas
    Esse assunto já foi aqui no forum debatido n vezes. Sugiro que pesquise. Obrigado.

Mas, genericamente prescrevo:
    4000k para áreas técnicas e cozinhas
    2700 a 3200k, para restantes áreas habitáveis ( nomeadamente as de descanso e estar), em alguns casos tenho em áreas de refeição também os 4000k.
    As IS, depende das preferencias e dos ambientes desejados. Tanto tenho soluções com 3000, como com 4000k.
    Depois ainda é importante a qualidade da luz. Pelo que é recomendável Índices e restituição de cor >85%
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JAndCC

Num open space também usa 4000k na zona da cozinha e 2700-3200 na zona da sala?
    Cumprimentos e obrigado

0.0202 seg. NEW