Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos,

    Comprei um terreno para construir que parece um campo de futebol, é todo plano e sem qualquer arvoredo. Para a construção foi necessário deslocar um poste da PT, ao abrir os buracos e na conversa com um vizinho velhote vim a saber que no local em que está prevista a construção da casa era uma barroca (buraco) com mais de 3 metros de profundidade e aí 10 metros por 8 metros de largura, que foi aterrado à cerca de 4 anos .... agora estou sem saber, como não foi feita nenhuma compactação especifica, na altura estou sem saber que se deve fazer agora... que me dizem?
  2.  # 2

    Boas

    ... que me dizem?

    Que são más notícias, ou seja, é quase certo que vai ter de usar fundações diferente do usual. Ou talvez não, depende da profundidade do aterro.

    Hipótese 1 - Considerar a construção de cave . Dependendo da profundidade do aterro, pode assim atingir uma camada de solo com capacidade suficiente para receber as fundações.

    Se a profundidade do aterro é demasiada para isso:

    Hipótese 2 - O aterro foi compactado e tem capacidade para receber uma laje de fundação: problema resolvido, mas com acréscimo de custos em relação à fundação por sapatas (suponho que era este o metodo previsto).

    Hipótese 3 - Nenhuma das duas opções atrás indicadas é viável e terá de optar por outro tipo de fundações - microestacas, por exemplo - com aumento significativo de custos.

    Se quer ter certezas (e convém) terá de contratar alguém com capacidade para fazer a avaliação exacta das condições do local, eventualmente com estudo geotécnico.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    Devia ser obrigatório fazer ensaios geotécnicos antes de se fazerem os cálculos de estabilidade...

    Que não os façam para moradias, ok... (depois elas movem-se juntamente com as terras, ou empurradas pelas águas, como nos Açores e Madeira).

    Mas não se admite que não os façam para prédios onde moram 20 ou 30 (ou mais) famílias!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  4.  # 4

    Boas

    Devia ser obrigatório fazer ensaios geotécnicos antes de se fazerem os cálculos de estabilidade...

    Lá está o Luís a dar cabo do negócio. E depois onde é que se arranjavam projectos a 3000 €?

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Devia serobrigatóriofazer ensaios geotécnicos antes de se fazerem os cálculos de estabilidade...

    Que não os façam para moradias, ok... (depois elas movem-se juntamente com as terras, ou empurradas pelas águas, como nos Açores e Madeira).

    Mas não se admite que não os façam para prédios onde moram 20 ou 30 (ou mais) famílias!


    Obrigado pelo comentário Luis.... mas não adiantou ajuda nenhuma por enquanto.... a única alternativa é mandar efectuar um ensaio geotécnico??? qual o custo? trata-se de uma moradia familiar
  6.  # 6

    Boas

    ... mas não adiantou ajuda nenhuma por enquanto...

    Veja as coisas desta forma: cada resposta que aqui se dá serve não só a quem pergunta mas também a quem acompanha o que aqui é dito, pelo que o alerta do Luís K.W.até tem razão de ser.

    qual o custo?

    Acho que só vai conseguir estimativas do preço com consultas directas a técnicos da especialidade.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  7.  # 7

    a única alternativa é mandar efectuar um ensaio geotécnico??? qual o custo? trata-se de uma moradia familiar


    Poderá contactar uma empresa piquininha que faça sondagens......têm pelo menos um Eng. formado na area ou geologo ou então levam as amostras a entidades que as documentam.

    Logo saberá se terá de fazer estacas ou microestacas, se optar por cave, poderá poupar caso leve fundações especiais, visto ter de fazer desaterro.

    Quanto pensa gastar para fazer a moradia?
  8.  # 8

    Ninguém tem raios-x nos olhos para adivinhar a porcaria que pode estar por baixo da terra que vemos.

    Num edifício perto de um (bem matulão) que eu construí em Lisboa, vi uma grande caterpillar "desaparecer" num enorme poço (que estava camuflado) quando efectuava a escavação das sapatas de fundação do prédio. Ninguém se aleijou, mas calculo o susto do manobrador.
    Eles (ao contrário de mim) não tinham feito quaisquer ensaios geotécnicos...

    Quem perceba de cálculo de fundações, e puxando um bocadinho pela cabeça, poderá fazer uns "ensaios" no local sem precisar de deslocar uma unidade de ensaios geotécnicos. Mas, de qualquer maneira, será preciso cavar *bastante* e em vários pontos para ver com o que se pode contar.

    Podem , por exemplo, empilhar um peso bem determinado (sacos de cimento) em cima de uma plataforma "indeformável" (tampo de uma mesa), e medir quanto é o assentamento num determinado período de tempo (1hora, 2horas, 24horas, 48horas, etc.). Ficam logo com uma ideia da resistência do terreno.

    Outra alternativa é como diz o j cardoso, encarar várias hipóteses (cave; ensoleiramento geral /lage de fundação; micro estacas; ...).

    A melhor, DE CARAS, é construir uma cave (mesmo que, por agora, NÃO A OCUPE), esperando encontrar terreno suficientemente sólido a 3 ou 4m de profundidade.

    E peço desculpa por não estar actualmente a par do custo de um ensaio geotecnico... :-)
    • vmgl
    • 29 março 2010

     # 9

    Os terrenos com aterros são uma boa base para problemas futuros, fissuras constantes na construção devido a assentamentos...
  9.  # 10

    E em peço desculpa por não estar actualmente a par do custo de um ensaio geotecnico... :-)


    Tudo depende dos trabalhos "ensaio" a realizar, se for necessario algum trabalho de fundações especiais pondere estacas de trado continuo, penso ser mais barato que as micros.

    Se precisar posso dar-lhe valor base praticados por metro e indicar empresas....Não tenho nenhuma empresa....
  10.  # 11

    Epeço desculpapor não estar actualmente a par do custo de um ensaio geotecnico... :-)


    Antes de mais quero agradecer a sua resposta, agora foi mais profissional e amigo com a resposta. A 1ª resposta senti como um raspanete do qual não tinha culpa pois não é a minha área e contratei os serviços de eng e arquitecto e o eng. nem se deslocou ao local para ver o terreno.

    Passo a explicar algo que penso não ter explicado bem, esta barroca não apanha toda a casa mas sim pouco menos de metade. Justifica-se construir cave em menos de metade da casa? foi um buraco aberto para retirar barro, mas pelo que me contaram já não tem mais barro.

    Não tem de saber os custos de um ensaio geotecnico... como é óbvio. Mas do que tenho acompanhado os seus comentários vejo que é uma pessoa com conhecimentos específicos e gerais bastante alargados, algo que duvido saia das nossas escolas no presente, e no seu comentário até entendia não se efectuarem os estudos para construção de moradias unifamiliares que é o caso, mas não sugeria nada o que em nada contribuía para os demais foristas comuns como eu.
    Mais uma vez, bem haja pela sua ajuda
  11.  # 12

    Colocado por: marcojose foi um buraco aberto para retirar barro, mas pelo que me contaram já não tem mais barro.

    Aterro... barro... venha o diabo e escolha! :-)

    O "ouvir dizer" raramente é de fiar.

    Esse aterro a apanhar apenas parte da casa ainda me põe menos confortável (assentamentos diferenciais em perspectiva).
    Mas não é nada que não se resolva.

    APERTE com os técnicos que contratou.


    Isto não tem (quase) nada a ver, mas cá vai:
    Diz-se que a freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, está «minada» com tuneis de exploração de barro. Um antigo sócio meu (nascido lá para 1925) contava que assistiu à descoberta de um desses túneis quando abriam a fundação para um prédio, junto de uma das ruas mais movimentadas.
    O túnel tinha uma dimensão apreciável... até lá encontraram uma carroça (daquelas puxadas por cavalos!)!
    • MDA
    • 30 março 2010

     # 13

    Aterro... barro... venha o diabo e escolha! :-)

    Esse aterro a apanhar apenas parte da casa ainda me põe menos confortável (assentamentos diferenciais em perspectiva).


    Barro igual a argilas, as argilas podem ter comportamentos muitos dispares, algumas argilas mais água igual a expansividade e contracção, igual a movimento, movimento igual a problemas.

    Ainda por cima uma parte com solo original e outra com aterro que poderá ser de varias naturezas, totalmente anisotropico se possibilidade de uma caracterização geral quanto ao comportamento geotécnico.

    Tudo e possível de ser feito, mas tudo tem custos. Na minha opinião caso exista essa possibilidade localize a casa sobre o terreno original, e não sobre o aterro.

    Quanto a estudo, o que considero o mínimo possível dado que tem substrato original e aterro é uma sondagem SPT ou DPSH, até a néga ou 20-25m com aproveitamento de testemunho e caracterização geológica da perfuração, uma no terreno original, e outra no aterro.

    ATENÇÃO: Como já foi dito aqui ninguém tem visão RX e duas sondagens é o mínimo dos mínimos possível para reduzir o aparecimento de surpresas.

    Quanto as micro-estacas, costumam ser uma boa solução, e aviso já que há preços bem em conta, só precisa de procurar bem, e não se deixar iludir por grandes espalhafatos, para saber se esta tudo bem existem normas que regulam todas essas obras, e só conferir.
  12.  # 14

    marcojose

    A minha curta experiência. Quando comecei a pensar no desenho da casa, fomos avisados pelos vizinhos e mais idosos, que o terreno teria muita pedra. Alguma, era visível a olho nu e condicionou o desenho da casa. (Hoje, damos pulos de contente por causa de alguns recantos que temos na casa, que contornaram uma laje de PEDRA enorme...

    Contudo, mesmo assim, para a garagem ainda tivemos que partir pedra. Só não sabíamos quanto teríamos que partir.... Foram 3 semanas de pica-pedra!!!

    Portanto, invista os 3000€ que um estudo geotécnico, que isso só lhe vai poupar dinheiro à frente. (Pode condicionar a arquitectura e evitar estruturas mais complexas....)

    Coisas da Casa
  13.  # 15

    Colocado por: AdrianoPPortanto, invista os 3000€ que um estudo geotécnico...


    Pois... 3mil euros (600contos) foi quanto me custou um estudo geotécnico para um prédio com 1000m2 de implantação e 19pisos (cerca de 15.000m2 de construção), há quase 20 anos.

    Na altura era "dinheiro", mas foi o dinheiro mais bem investido daquele prédio todo. :-)
 
0.0192 seg. NEW