Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marcocarEncher de betão no sítio da vigota até altura da abobadilha.
    Esticar a tela transpirante

Mas vale não meter nada (encher de betão)... sempre é menos carga... e arranja os canais de escoamento...
    Não sei, nunca experimentei.. só ensaiando no local.

NOTA: não se esqueça de prever a ventilação do desvão da cobertura.
  2.  # 22

Colocado por: Pedro Barradas
    Mas vale não meter nada (encher de betão)... sempre é menos carga... e arranja os canais de escoamento...
    Não sei, nunca experimentei.. só ensaiando no local.

NOTA: não se esqueça de prever a ventilação do desvão da cobertura.

O escoamento de possíveis condensados é feito pela tela para a caleira.

O enchimento da vigota até altura da abobadilha é para obter uma superfície plana para esticar a tela sem a danificar
    E poder fixar as ripas nesses sítios
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

Se não colocar a abobadilha, as próprias vigotas fazem de canal de drenagem para a tela transpirável. A tela fica entre as vigotas e as ripas, contudo usando uma solução de vigotas de betão não será fácil a fixação das ripas a estas através da tela.
  4.  # 24

encontrei esta solução, será que isto é robusto o suficiente:
  5.  # 25

Colocado por: Pedro Barradasencontrei esta solução, será que isto é robusto o suficiente:

https://esferolight.pt/construcao/placas-de-cobertura/ripada/
  6.  # 26

Colocado por: Vítor MagalhãesSe não colocar a abobadilha, as próprias vigotas fazem de canal de drenagem para a tela transpirável. A tela fica entre as vigotas e as ripas, contudo usando uma solução de vigotas de betão não será fácil a fixação das ripas a estas através da tela.

A tela drenante anda por cima da abobadilhas é vigotas cheias de betao
    As ripas seriam se madeira e pregadas a esse betão
    Contra ripa para a telha
    Deste modo, a meu ver garanto a integridade da tela, o escoamento dos possíveis condensados e a ventilação da face inferior da telha
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 27

Tenho desta forma, para minimizar pontes térmicas para interior.

Colocado por: ChapimEste sistema com vigas de betão não é muito problemático em questões de pontes térmicas?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Screenshot_2025-09-08-12-51-07-847_com.google.android.gm-edit.jpg
  8.  # 28

Nunca detetei humidade na parte inferior das telhas. Tenho telhas de ventilação, considero bem ventilado.

O único ponto menos bom, será a nível de sujidade

Colocado por: marcocar

Meteu alguma tela transpirante abaixo da telha?
    Como se comporta o desvao? Tem condensação abaixo da telha?

A ideia é ou madeira ou vigas/ vigotas.
    Tem que ser é soluçao sem camada de compressão.
    Tinha pensado até usar vigotas com abobadilhas de eps, mas encher de betão somente a parte da vigora, e depois pregar ripas e contra ripa nesse betão.

Aceito qualquer solução em betão mas sem levar laje completa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcocar
  9.  # 29

Em relação às pontes térmicas da solução, pode verificar este tópico.

https://forumdacasa.com/discussion/83177/1/ensaio-e-verificacoes-termicas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcocar
    • Chapim
    • 8 setembro 2025 editado

# 30

Eu acho que as estruturas em madeira são as que oferecem mais vantagens. É pena que a madeira esteja a preços incomportáveis…

O que dizem os entendidos aqui do fórum sobre soluções mistas? Por exemplo, caibros e vigas em LSF e um assoalhado em OSB sobre os caibros em LSF para receber a tela e o ripado? Seria possível / exequível?
  10.  # 31

Claro que é possível. É uma solução técnica corrente.
  11.  # 32

julgo que a tela devia ficar entre a Ripa e Contra-Ripa
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 33

A tela tem que ficar abaixo da ripa que fica no sentido das vigotas, de modo a que ao meter a ripa para telha fiquei ali um espaço para ventilar e escorre condensados.
    Está parte eu sei,porque que é assim que se fazem em telhado com barrotes.
    A minha dúvida é mesmo ao se substituir barrotes pelas vigotas e enche lá de betão é prática corrente/ boa prática
  13.  # 34

Esquecendo a parte da tela e ripados,
    O uso de uma estrutura em vigotas com abobadilhas de eps, e enchimento somente das vigotas com betão será boa prática?
    Ou é obrigatório laje de compressão?

0.0191 seg. NEW