Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ola pessoal. precisava do seguinte esclarecimento.
    Pretendo contruir uma moradia e estou em fase de projecto de arquitectura. Pretendo colocar capotto por fora a revestir toda a moradia.
    Disseram me que não precisava de fazer dupla parede, com caixa de ar, em tijolo normal (de 10), se pretendia colocar capotto por fora. Podia fazer so uma parece com bloco termico e aplicar o capoto sobre isso.

Isto é viável em termos de isolamento, tanto termico, como de ruidos.
    Obrigado
    • vmgl
    • 29 março 2010

# 2

Para fazer o sistema ETICS apenas precisa de uma parede simples, se usar bloco termico de 29 fica ok se for para o tijolo normal não utilize inferior a 20

Atenção que o ETICS (vulgo capotto) apenas faz a parte termica não é acustico.
  2.  # 3

Então mas o capotto com as placas de roofmate que se colocam coladas as paredes n fazem tb isolamento acustico.

O que é que se aplica normalmente numa parede de uma moradia.
    conheço o seguinte, mais antigo: parede dupla com esferovite no meio, revestida por fora e por dentro e pintada.

mais recente: capoto: parede simples de 30(bloco termico de 30 por exemplo) revestida por fora com capoto(placa de roofmate colada as paredes + revestimento exterior), revestida tb pelo interior e pintada.

isto ta correcto?
  3.  # 4

Fico sempre preocupado ao ver estes temas.
    Primeiro, se está em "fase de projecto de arquitectura" (que para todos os efeitos começa aquando o primeiro contacto do cliente e apenas acaba com a obra concluída), tem de conseguir falar com o seu arquitecto sobre estes temas. Ele é o responsável em encontrar a solução mais acertada!
    Segundo, se utilizar apenas uma parede simples... sempre que haja diferenças de temperatura entre o interior e exterior, vão existir ressoados. Obrigatoriamente, o ar quente vai condensar ao encontrar uma frente fria. Onde está essa frente fria? Onde vão ficar esses ressoados?
    Afinal de contas, para que é que servia a antiguinha parede dupla com caixa de ar? Porque somos um país de ricos e sempre gostámos de gastar muito tijolo?
    Enfim... fale com o seu arquitecto.

Luís Portas
    PORMENORarquitectos
  4.  # 5

Afinal de contas, para que é que servia a antiguinha parede dupla com caixa de ar? Porque somos um país de ricos e sempre gostámos de gastar muito tijolo?
    Enfim... fale com o seu arquitecto.

Por acaso o sistema até surgiu em Inglaterra, e foi criado para impedir a transmissão de humidade para o interior. Se a caixa de ar não for ventilada, o vapor de água vai condensar no pano exterior da parede. Se for bem ventilada, o ar vai estar quase à temperatura do ambiente exterior, e o pano exterior deixa de ter influência no comportamento térmico.
    O isolamento acústico precisa de massa. Mas a caixa de ar também ajuda. Não caia é na asneira de colocar vidro duplo com ambos os vidros da mesma espessura.
    • vmgl
    • 31 março 2010 editado

# 6

A única certificação que existe são as EN ou seja apenas o símbolo CE nos sacos e nas fichas técnicas de produtos de nada vale.

Uma ficha técnica deve vir com a marcação CE e com a EN (conforme a norma europeia) a que esta sujeito o produto. No entanto isto não atesta a qualidade do produto pois os produtos não são testados.
    O que acontece é que os fabricantes informam que os seus produtos estão conforme a norma, mas.... podem não estar.

Portanto isto é um pouco enganar o ceguinho com a conversa da marcação CE e normas... são meras declarações dos fabricantes.
    Como todos sabemos existem empresas serias e outras menos serias....

Penso eu de que....(rs,rs)
    • vmgl
    • 31 março 2010 editado

# 7

Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,

A única certificação que existe são as EN ou seja apenas o símbolo CE nos sacos e nas fichas técnicas de produtos de nada vale.

Os sistemas Etics para obterem a marcação CE têm que estar de acordo com a ETAG 04. Poderá ver os fabricantes em conformidade com a ETAG 04 emwww.eota.be. Poderá ainda, se assim desejar, ver A ETAG 04aqui.

Uma ficha técnica deve vir com a marcação CE e com a EN (conforme a norma europeia) a que esta sujeito o produto. No entanto isto não atesta a qualidade do produto pois os produtos não são testados

Não é verdade. Conforme poderá veraqui, existem vários níveis de controlo de qualidade do produto dependendo do tipo de conformidade obtida.

O que acontece é que os fabricantes informam que os seus produtos estão conforme a norma, mas.... podem não estar.

Portanto isto é um pouco enganar o ceguinho com a conversa da marcação CE e normas... são meras declarações dos fabricantes.
    Como todos sabemos existem empresas serias e outras menos serias....

Não será totalmente assim. Perdoe-me a sinceridade mas essa questão de passar a vida a dizer que a conformidade dos produtos não é relevante parece-me desculpa para comprar mais barato e assim poder "vender" mais barato. Existem marcas que até têm produtos conformes e não conformes. Quais acha que se vendem mais? Os não conformes já que são mais baratos.

Apenas como informação complementar à luz da legislação Portuguesa os sistemas Etics deverão possuir determinada classe de reacção ao fogo para se poder obter a Licença de Utilização. Poderá ver um extractoaqui.

Se ler cuidadosamente a ETAG 04 vai perceber a serie de testes que são realizados para obter a conformidade.
    Quer queira quer não, à partida um fabricante de sistemas Etics que esta conforme oferecerá ao Seu cliente um produto que reunirá as características para o fim que se destina.
    Repare que não estou a falar de declarações de conformidade realizadas sem qualquer credibilidade laboratorial ou de certificação.
    Todos os componentes utilizados nos sistemas Etics deverão ser os constantes no certificado do fabricantes.

...como me dizem habitualmente: "O mercado não está sensível a esses argumentos mas sim ao preço".

Cumprimentos

Parece conhecer muito sobre a EOTA mas não existe nenhuma lista de fabricantes. Apenas aparece dos organismos que podem ter algum controle (ou descontrole) em cada Pais.
    Não existe qualquer norma europeia de classificação de argamassas de colagem e barramento aplicada em Portugal para o sistema ETICS.

Tenho ligação ao dois maiores fabricantes nacionais (que operam em Portugal) de Argamassas Industriais (sem ser a Secil ou Cimpor) e afirmo novamente o que disse, não existe controle por nenhum organismo independente publico ou não sobre a qualidade das argamassas as próprias empresas de boa fé é que declaram que os seus produtos estão conforme as normas europeias determinadas para o fim que se destinam.

Apresento algumas normas que em Portugal já estão em uso:

EN -13813- para betonilhas cimenticias, autonivelantes e pavimento epoxydos
    EN - 934 -2 - aditivos para betão
    EN - 1504 - 3 - produtos para reparação estrutural, acabamento facial de betão também os denominados Grouts e proteção do betão
    EN 998-1 - rebocos desumidificantes a base de cal ou cimenticios
    EN 1504 - 2 - pinturas epoxydas
    EN 12004 - norma para adesivos para colagem de ceramicas sejam cimenticios, epoxys ou poliuretânicos
    EN 13888 - norma para argamassas de rejuntamento de cerâmica

Etc......

Diga aqui sff quais os fabricantes de argamassas que refere no ETAG 04 que fizeram os testes que refere???

Não queira teimar comigo neste tema, uma coisa é o que você lê outra coisa é a vida real.

E já agora que referiu, não existem fabricantes de sistemas ETICS os componente do ETICS são fabricados por varias empresas umas fabricam os perfis de arranque e de cantos, outras fabricam as placas de revestimento, outras a rede e ainda outras as argamassas de colagem, barramento e os acabamentos decorativos.
    • vmgl
    • 31 março 2010

# 8

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: vmglNão queira teimar comigo

onde já ouvi (li) isto...?

Acho que repeti uma celebre frase de um participante deste forum não é verdade???

Ops, vou ter de pagar os direitos de autor.....
    • vmgl
    • 31 março 2010

# 9

Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

Declaração de conformidade pelo fabricante com base num certificado de conformidade do produto

1 Controlo interno da produção
    Ensaio de amostras segundo programa prescrito
    Certificação do produto com base em:
    Ensaios de tipo iniciais
    Inspecção inicial do controlo interno da produção
    Acompanhamento permanente do controlo interno da produção

2+ Ensaios de tipo iniciais
    Controlo interno da produção
    (Ensaio de amostras segundo programa prescrito)
    Certificação do controlo interno da produção com base numa inspecção inicial e no acompanhamento permanente desse controlo
    Declaração de conformidade pelo fabricante com base num certificado de conformidade do controlo interno da produção
    2 Ensaios de tipo iniciais
    (Ensaio de amostras segundo programa prescrito)
    Certificação do controlo interno da produção com base numa inspecção inicial

3 Controlo interno da produção
    Ensaios de tipo iniciais
    Declaração de conformidade pelo fabricante
    4 Ensaios de tipo iniciais

Da analise deste quadro pode verificar-se que, com excepção do sistema 4, onde a responsabilidade das tarefas a efectuar incumbe exclusivamente ao fabricante, intervêm organismos notificados que, consoante as tarefas a realizar, podem ser de três tipos: Organismos de certificação, Organismos de inspecção ou Laboratórios de ensaio.

Uma premissa inerente a todos os sistemas de avaliação da conformidade é a existência de um controlo interno da produção, de carácter permanente, da responsabilidade do fabricante. Todos os sistemas integram também ensaios de tipo iniciais, a cargo do fabricante ou de um Organismo Notificado, consoante os sistemas.

A Bold está o que afirmei acima e que o meu caro Senhor refuta, isto foi retirado daqui: http://www.lnec.pt/qpe/marcacao/sistemas_avaliacao_conformidade

Nunca assisti a qualquer recolha de material para analises pelo LNEC

Quanto a questão sobre a ETas das que refere apenas a Weber, Puma e Fassa actuam em Portugal a serio, a Dryvit efectuou algumas obras em Portugal se calhar os dedos das mão contam essas obras.

" separador "Valid ETAs" e em seguida "Holder of Aprovall" dou-lhe exemplos das marcas com certificados válidos: Weber, Stomix, Dryvit, STO, Puma, Fassa, etc."

Se for ver os produtos que constam dessas Etas e analize o ultimo por exemplo, é de um produto que a Weber comercializa na Lithuania !!!! não é do produto comercializado em Portugal pela Weber, a propria denominação do produto é diferente.
    • adan
    • 20 abril 2010

# 10

Concordo com todos... Na obra que realizo já passou lá a ACT, o técnico da câmara já lá foi meter o nariz um par de vezes... Mas alguém para certificar... ou que esteja devidamente informado de tudo... tá quieto...

Até o técnico de obra deixa a desejar... Culpa minha que o escolhi (ingorante, a pensar que sabia alguma coisa)... devia é fazer como eu, ler mais na internet e procurar ajuda... A sorte é que consegui empreiteiros que aceitaram ser eu a dar o material... senão até apareciam pilares sem ferro...

Certificações.... nos rótulos... até já vi falsificações desses rótulos... por isso, tudo depende muito da boa vontade, sinceridade e honestidade das pessoas... e isso não abunda por aqui...
  5.  # 11

Sr. Anonimo18072022A:

Em relação à cortiça como capotto, tem opinião?

Obrigado

0.0204 seg. NEW