Colocado por: hangasEsses riscos parecem estar todos associados ao processo de fabricação e sua aplicação (cortes, etc) do que propriamento ao material final depois de aplicado.
Claro que não deixa de ser um problema, mas não é a mesma coisa que dizer uma prancha de vinil acabado no chao emita carcinogeneos a torto e direito.
É um bocado como o teflon. O teflon em si é praticamente inócuo.
Já os PFOSs do processo de produção evenenaram literamente o mundo inteiro até hoje.
Colocado por: Nostradamus
A malta quer lá saber disso.
O comum dos mortais encomenda e veste roupa da Temu e ainda oferece brinquedos aos filhos com plásticos e tintas cancerígenas. Acha mesmo que se preocupam com os químicos do vinilico ou se ele causa tuberculose, lepra ou gonorreia?
Colocado por: HFSFEntão torna-se tabu e ninguém pode fazer questões?Tão tabu que até comentei sobre o assunto, vá-se lá entender...
Colocado por: HFSFO Sr. coloca o que melhor entender só não pode é correcto dizer-se que os vinilicos fazem mal à saude de forma dogmática.Está a mencionar expressões que eu não escrevi. E garanto que se dogmas tenho na minha vida, estes assuntos não o são com toda a certeza. Isto não tivesse escrito e alguém ainda acreditava... parece a tal história de quem conta um conto acrescenta um ponto.
Colocado por: HFSFÉ como dizer que os carros eletricos explodem ou que as antenas fazem mal à saude, será verdade para alguns sim mas não parece ser a generalidadeO Sr. gosta mesmo de misturar assuntos e empolar situações não gosta? Percebe-se que ficou chateado com o assunto. Possivelmente como tem o material em questão aplicado sente-se ferido na honra e quer defender a sua escolha com unhas e dentes. Mas não precisa de o fazer, não fez nada de mal esteja descansado. Peço-lhe desculpa se o fiz sentir desconfortável em qualquer aspeto, a minha intenção aqui não é nem nunca foi essa.
Colocado por: Bragas VDe onde vem os brinquedos e as roupas dos seus filhos.. e as suas?
Colocado por: Nostradamus
A roupa para a minha desova é 95 % feita em Portugal. A restante é feita em Marrocos, Espanha e alguma no norte de Africa.
Empresas com tecidos certificados e 1001 padrões de qualidade. PlayUp, búho, twothirds, etc. (alguma comprada na Vinted em segunda mão ou ainda nova ao preço do lixo da Temu). A própria Zara tem imensas coleções infantis com roupa feita em Portugal.
E brinquedos são de diversas empresas europeias que fazem coisas de madeira e em cartão/papel. Muito material feito em Espanha (Barcelona). Infelizmente diria que apenas representa 50% do lote de brinquedos. Tudo o que é plástico e injeção de plástico é asiático.
Se é caro, é, mas eu como trabalho com a industria e para a industria, sei uma ou duas coisitas neste mundo.
Relativamente à minha roupa, para lhe matar a curiosidade, o meu guarda fatos é super velho. Ainda tenho peças de roupa que usava há 10-15 anos. E Imaginem só, muita ganga feita em Portugal ainda dura e dura. Até para ir para os terrenos, aquilo dura e não rasga.
As peças mais recentes são feitas na Turquia e norte de África. E sim, é sempre um factor decisivo quando compro um produto que enfio numa gaveta em casa. Seja um pedaço de tecido, ou um brinquedo.
Colocado por: RuikodeEstá a mencionar expressões que eu não escrevi. E garanto que se dogmas tenho na minha vida, estes assuntos não o são com toda a certeza. Isto não tivesse escrito e alguém ainda acreditava... parece a tal história de quem conta um conto acrescenta um ponto.
Colocado por: Bragas V
Diria que faz parte de uma minoria que tem tempo e dinheiro para se preocupar com isso.. não digo que está errado, mas..
Colocado por: Joao Dias
Lol, é óptimo e a logistica envolvida é sempre divinal para o DO.
E se calhar, dependendo da solução, da segunda vez que trocar já tinha pago um bom multicamadas com que nunca mais se chateia na vida.
Independentemente, o dinheiro está muito longe de ser o factor mais preocupante. A minha saude, o bem estar e conforto da minha família valem seguramente muito mais do que uma eventual “falsa” poupança que se consiga a colocar uma opção que não entraria na minha casa nem oferecida e aplicada de borla.
Mas isto é chover no molhado, eu tenho a minha opinião e as minhas convicções, apoiadas por experiência de quem anda neste carrocel todos os dias, e outros users terão a deles.
Infelizmente, poucos pararam para pensar o quão fácil seria para mim colocar a minha equipa a aplicar este género de soluções, e o lucro fácil e brutal que isso me traria. Se não o faço, por algum motivo há-de ser…
Colocado por: Joao Dias
Lol, é óptimo e a logistica envolvida é sempre divinal para o DO.
E se calhar, dependendo da solução, da segunda vez que trocar já tinha pago um bom multicamadas com que nunca mais se chateia na vida.
Independentemente, o dinheiro está muito longe de ser o factor mais preocupante. A minha saude, o bem estar e conforto da minha família valem seguramente muito mais do que uma eventual “falsa” poupança que se consiga a colocar uma opção que não entraria na minha casa nem oferecida e aplicada de borla.
Mas isto é chover no molhado, eu tenho a minha opinião e as minhas convicções, apoiadas por experiência de quem anda neste carrocel todos os dias, e outros users terão a deles.
Infelizmente, poucos pararam para pensar o quão fácil seria para mim colocar a minha equipa a aplicar este género de soluções, e o lucro fácil e brutal que isso me traria. Se não o faço, por algum motivo há-de ser…
Colocado por: MissDior
Bom dia
Qual o multicamadas de Carvalho que aconselha? Gosto de tábuas largas, mas se não for o ideal, corrija-me.
Muito obrigada
Colocado por: VarejoteQuantos mais tópicos destes vejo, mais gosto de cerâmico.
Colocado por: matavelhos
Não está livre de problemas também. Já vi cerâmico a levantar e a partir. Parecia obra do demo :)
Colocado por: matavelhos
Não está livre de problemas também. Já vi cerâmico a levantar e a partir. Parecia obra do demo :)
Colocado por: ClioII
Também eu. Curiosamente num piso assente direitinho há 30 anos. Parecia que as peças tinham crescido, faziam barriga por todo o lado.
Colocado por: Varejote
Isso foi porque o piso abateu.
Alguma coisa foi certamente e não lhe estou a tirar razão, mas faz-me um bocado de comichão ter abatido uma laje ao fim de 30 anos. Se fosse um assentamento do terreno enquanto a construção era recente, acho que não me causava tanta estranheza. De resto, não há marcas ou rachadelas do abatimento.
Colocado por: Varejote
O apartamento de um familiar num prédio com 30 anos, eles estavam em casa e de um momento para o outro, os cerâmicos a meio da sala, começaram a levantar e estalar.
Foi verificado no piso do vizinho de baixo, não se via anomalia, dito pelo relatório dos peritos, a laje teve uma pequena deflexão apertou os cerâmicos, como eles não encolhem estalaram.
Portanto o problema não está no cerâmico está na base.
Compreendo.
Dúvida genuína: apontaram uma justificação para a flexão tão tardia da laje? (partindo do princípio que não instalaram uma piscina lá dentro ou sobrecarregaram a laje para além do razoável).
É que os casos destes que eu conheço em que o cerâmico começou a empolar estão todos em casas com dezenas de anos, alguns em moradias em que toda a história é conhecida. Admitindo que a laje fletiu (que é uma explicação racional para o fenómeno) fico perplexo com uma movimentação tão tardia dos materiais (nos primeiros 5 ou, vá, 10 anos não me espanta tanto).
Colocado por: vascooool
Se tem folgas por baixo do rodape, pode ser que a base esteja empenada e não permite o flutuante mover-se.
Qual é a base do pavimento? Betonilha terrea? Se sim, foi lixada e/ou nivelada com autonivelante? Levou algum filme plástico entre a base e o pavimento flutuante?
Colocado por: cako
Boas,
Obrigado pelo comentário.
O vinílico oi instalado por cima de piso de cimento (antes tinha um parquet totalmente danificado). O piso foi tratado até meia altura com um produto da Sika ou Labo.
Creio que o piso não foi lixado e seguramente não foi aplicado autonivelante. O vinílico, conforme as instruções do fabricante e instalador não levou qualquer filme plástico.
O que mais me chateia no meio de isto tudo ironicamente, nem é o dinheiro que possa gastar aqui...É a necessidade de ter que tirar mobílias de todas as divisões para uma troca de piso (ainda não sabendo qual...)
Obrigado