Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de saber as vossas opiniões sobre possiveis alterações a serem feitas numa moradia.
    A ideia neste piso, para além obviamente de 1a sala e 1a cozinha, é ter 2 quartos e 1a ou 2as casas de banho. No caso de ser apenas 1a casa de banho, esta terá forçosamente que ser completa, enquanto que se for para haver 2as, uma dela será privada e agrupada a um dos quartos (suite) e a outra apenas será equipada com sanita e lavatório.

    Informações que poderão ser úteis:
    - Esta é uma moradia geminada.
    - Na parte da frente, ainda existe uns 4 a 5 metros de terreno.
    - No lado esquerdo existe um pequeno corredor para se ter acesso ás traseiras, sem se passar pelo interior da casa.
    - O Norte está virado à esquerda, ou seja, de manhã o sol bate na parte de cima (entre as 10h e as 13h +-), sendo a parte de baixo a parte mais soalheira da casa, porque apanha sol até prácticamente o pôr-do-sol.
    - Nas traseiras da casa, ainda existe cerca de 10 metros de terreno.

    Dúvidas:
    - Que divisões se deve privigiliar na parte mais soalheira duma casa?
    - Tendo originalmente o wc com acesso direito ao exterior (através de uma janela), será "pecado" passar o wc para uma zona sem acesso directo ao exterior (se bem que lógicamente ventilado) em detrimento de uma melhor organização de espaço?
    - Como fazer a divisão entre a parte social e a parte privada? É realmente importante existir esta divisão?

    Segue abaixo a planta original da moradia e 2as possíveis alterações.
    Gostaria que opinissem para nos ajudar a organizar da melhor forma o espaço existente.

    Desde já agradeço a ajuda disponibilizada.
      Planta original.jpg
  2.  # 2

    Nesta planta, as portas a azul, significam que são portas de correr.
    E as escadas, inverteram o sentido, enquanto que na planta original a seta indica a subida para o sotão. Nesta planta a seta indica a descida.
    Por baixo da escada será para se fazer o tal wc social.
      Planta - Teste 1.jpg
  3.  # 3

    Nesta planta o rectângulo a vermelho entre os 2 wc, é uma janela apenas para deixar passar luz.
      Planta - Teste 2.jpg
  4.  # 4

    Pretende passar o T3 para T2?
    Terá de refazer esgotos, canalizações, paredes, ...?
    A alteração à escada é viável? Como ela chega lá cima?
    A pretensão da sala para trás é porquê?
    Está a ficar com uma despensa muito pequena!
    Sabe com é a estrutura dessa construção? Onde estão pilares, vigas, etc.?
    Há quem diga que os quartos deverão ficar a nascente, a sala a Sul, a cozinha a norte para o fresco, mas sabe que isso pode não ser assim, há outros factores a ter conta. Como usa o quintal, que zona é menos ruidosa, que prefere ver ao abrir a janela de manhã, etc..
    Passar uma casa de banho para o interior é uma hipótese, garanta a saída de ar viciado.
    A nova casa de banho parece-me "grande"!?
  5.  # 5

    Sim, a ideia é passar de T3 para T2.
    Pensamos que a sala e o quarto na parte de cima são pequenos e não precisamos de mais nenhuma divisão.
    Para além de que temos a garagem e o sotão para arrumações.

    Isso de refazer esgotos, paredes etc...é outra questão, mas para já queríamos apenas partir da suposta melhor organização do espaço para depois analisar contas e ver o que realmente se poderá ou não fazer e as devidas alterações. Em vez de partir do projecto actual...

    Falando da 1ª hipótese:
    A escada existente é muito inclinada, gostaríamos que a mesma não fosse tão inclinada (porque futuramente o sotão será para se usar como quarto, por essa razão gostaríamos de um melhor conforto na sua utilização). De referir que na planta com alteração à escada, ela seria aberta para dar uma maior sensação de espaço na sala.

    A sala na parte de trás principalmente porque: ao remover aquela parede, a divisão passará a ser a maior da casa. Achamos nós que terá alguma lógica que na maior divisão ficasse a sala. Para além de que se cria uma maior divisão na casa entre o espaço social e o espaço privado.
    Com a passagem dos 2 quartos na parte da frente, ficaram ambos a poente, ou seja, com a maior exposição solar que a casa tem (será bom?)

    Quanto à dispensa: ao tirar a entrada da cozinha por ali, aquele espaço morre. Então aproveita-se para fazer de dispensa com 1m2. Daí a porta de correr (para não ocupar espaço ao abrir). Será um local para guardar apenas as vassoras, esfregonas, etc... nada mais.

    Em termos de engenharia (pilares e vigas) não percebemos nada do assunto.
    Pensamos nós que o pilar que deixamos na entrada na sala de jantar e sala de estar seja importante, mas não fazemos a mínima ideia.

    Norte não temos, pois do lado Norte é outra a outra vivenda geminada. Sul também temos pouco, temos uns metros para uma zona de passagem (tipo corredor) e logo a seguir existe outra construção. O que temos é Nascente e muito Poente.
    A zona menos ruidosa será as traseiras, porque dá para o terreno da moradia. Mas a moradia fica numa zona e numa rua calmíssima, quase não passam lá carros, por isso em termos de ruído não haverá grandes diferenças.

    Wc interior com ventilação, claro. Há muitos incovinientes em comparação com uma casa de banho com acesso directo ao exterior? Ou hoje em dia já existe sistemas bastante eficientes e eficazes que fazem esquecer esse assunto?

    A wc completa ficaria com pouco mais que 5m2, será assim tão exageradamente "grande"?

    Desde já agradeço a atenção disponibilizada e espero ter respondido às questões.

    cumps
  6.  # 6

    Então pessoal?

    Mais opiniões...ajudem-nos...pleaseeeee ;)
  7.  # 7

    PFrade

    uma remodelação pode envolver tantas considerações em face do existente, quer a nivel interior quer do exterior incluindo a envolvente e até a exposição solar, que estar aqui a sugerir wc para aqui ou para ali em face de uma planta antiga, pode ser contraprucedente. Acho que o que se propoe fazer, ainda vai custar uns bons euros, dai que não era má ideia pegar numa pequenina parte disso e falar com um gabinete de projectos para lhe fazerem um estudo, e isso até pode vir a economizar bastante essa intervenção.
  8.  # 8

    Não tem fotografias exteriores da mroadia?
  9.  # 9

    Calma!
    O que é que se passa?
    Essas decisões tomam-se com calma, descontracção, análise local, ponderação, discussões, passos em falso, acerto de passos, avanços em várias frentes, custos e verificação de orçamento, opções de tirar e de meter, acabamentos, e muito mais e ainda na fase de obra as surpresas que podem ter de alterar metade do que estava programado.
    Compare o projecto com o existente, procure diferenças, procure saber se houve projecto de betão (estabilidade) ou se se adivinham pilares, vigas, esgotos, canalizações.
    Um corte na zona das escadas dava jeito para saber como é a ligação ao sótão.
    Que prioridades quer dar aos novos espaços?
    Que partes são determinantes na nova configuração e quais as que podem ser dispensáveis ou desnecessárias?
    Qual a importância de manter a cozinha do mesmo tamanho?
    O buraco das escadas tem que dimensão?
    E antes disso tudo o tecto é laje, sobrado ou outra solução?
    Que importância dá aos ruídos entre divisões?
    Paredes de correr parecem bem?
    Harmónios no lugar duma parede são hipótese?
    Como é a janela da actual casa de banho em relação ao lanço de escadas?
    Que desvão tenho debaixo das escadas?
    E muitas mais questões para lhe por haja tempo e disponibilidade.
  10.  # 10

    E esqueci-me de dizer que terá de ser in loco ou com muita informação detalhada fornecida pelo dono de obra e mesmo assim falha coisas.

    É que eu vejo muitas possibilidades de transformar essa construção mas falta-me informação e além de que há-de chegar a um ponto que terá de meter um arquitecto e um engenheiro ao barulho, e daí talvez não esteja consciente para essa necessidade e descarga de stress?
  11.  # 11

    Boas,

    Peço desculpa pelo post anterior, mas é que tinha receio que este tópico tivesse caído em esquecimento, pois já andava na 2ª página.
    Mais uma vez as minhas desculpas...

    Bem em relação ao comentários:
    O tópico serve apenas para "ouvirmos" outras opiniões, principalmente opiniões sábias, que percebe alguma coisa de leis, de espaços, de luz, de interligações que uma casa deve ter entre as várias divisões.
    Lógicamente quando chegar a altura certa, o assunto será tratado com as pessoas responsáveis. Mas até lá, gostaríamos de ouvir o máximo de opiniões, até para sabermos +- o que pretendemos e que alternativas existem. Na tal altura certa, gostaríamos de fazer parte do projeco também, de opiniar, etc...

    Mais: a ideia é só mesmo "mexer" no inteior. Não temos planos prácticamente nenhuns para o exterior, pelo menos para já. Pois temos também outras ideias, mas apenas para serem executadas daqui a alguns anos. Daí as plantas apenas do interior.
    Estas também são as únicas plantas existentes da casa. Pois na altura da construção da mesma, ainda não era habitual (e obrigatório) plantas de esgotos, canalizações, etc...

    A ideia, pensamos nós, é criar espaço nos m2 que a moradia tem. Na nossa opinião a cozinha tem uma área bastante boa, e o quarto 1 também achamos ser um quarto razoável. Já em relação às divisões do lado Este, achamos ambas pequenas (8m2 e 9m2) e a sala, apesar de não ser pequena, mas também não é nada de especial. Ainda por cima tem um formato rectangular. Pensamos que a sala, mesmo com os mesmos m2 mas se fosse mais num formato quadrado, que daria uma sensação maior de espaço (estaremos certos?).

    Quanto ao buraco da escada penso ter pouco mais de 1m com 70cm. Mas não tenho a certeza absoluta, apesar de também não dever andar muito longe disso.

    Pensamos nós que os quartos deveriam de ser as divisões mais protegidas de ruídos (?)

    A janela actual do wc é uma janela pequena mais chegada ao tecto.

    Quanto a materiais de contrução da actual casa, não fazemos a mínima ideia =/
    A casa tem cerca de 40 a 50 anos. Pensamos nós que por exemplo com esta idade a canalização terá que ser substituida (?)

    Mais uma vez, apenas estamos à procura de novas ideias, outras opiniões e possíveis soluções. Não pretendemos tirar o trabalho a ninguém (arquitectos, desenhadores e eng. civis). Esses sim, depois irão nos dizer o que realmente é viável ou não e, sobretudo, orçamentos (medo!).

    Um muito obrigado a quem fizer parte desta discussão neste tópico.

    Cumps
  12.  # 12

    PFrade

    mais uma vez e é apenas a minha opinião, não se trata de tirar trabalho a este ou aquele, trata-se de empregar bem o seu dinheiro, começar uma coisa com pés e cabeça.
  13.  # 13

    Um desenho.
      o3dporcimadodesenhoB.jpg
  14.  # 14

    mais um...
      o3dporcimadodesenhoA.jpg
  15.  # 15

    e este.
      o3dporcimadodesenho.jpg
  16.  # 16

    Oops.
    Esqueci-me dos direitos de autor das minhas imagens, portanto depois entrarei em contacto para os devidos acertos...
    :P
  17.  # 17

    Boa tarde,

    Desde já obrigado pelo trabalho disponibilizado, em relação aos acertos fica prometido caso sobre alguns €€ da obra ;)

    Alterações:
    Hall: vimos que tirou aquelas "colunas" que faziam de hall e em vez disso colocou uma porta. Numa primeira análise dão-nos uma sensação de ficar muito "fechado", mas pensaremos nessa possibilidade com mais tempo e ponderação. Actualmente, como se pode ver no 1º projecto do tópico, a casa tem essas tais "colunas" que faz de hall mais a porta. Nós pensámos em retirar a porta e manter as colunas, pois com as colunas achamos, que o hall continua a existir, se bem que fisicamente não está fechado e separado do resto do corredor principal (e único) da casa.
    Um caso a re-pensar.

    Escadas: Nunca tínhamos pensado das escadas em U. Gostámos de ver no seu projecto. Vamos, também a isso, analisar com atenção essa possibilidade. Outra questão é que desta forma a escada fica isolada da sala (comparando com o nosso 1º projecto de alteração. O que poderá ser uma vantagem. Se bem que a ideia do 1º projecto alterado é de criar mais espaço, daí a sala não ter paredes nem porta para o corredor, e as escadas seriam abertas.)

    Acesso à cozinha: na sua opinião, certamente mais sábia que a nossa, acha realmente importante que a cozinha tenha um acesso directo do corredor da casa? Alguma justificação arquitectonica para isso?
    E aquele "quadrado" ao lado da porta da cozinha, é uma dispensa? Nós como pensámos em eliminar essa porta directa do corredor da casa para a cozinha (porque se faria através de uma dupla porta de correr de alto a baixo pela sala de jantar), pensámos utilizar esse espaço para uma pequena dispensa.

    Aqui ficaram mais uma opininões, mais umas ideias, outras visões, às quais levaremos em conta, especialmente a escada em U.
    Muito obrigado ;)
  18.  # 18

    A questão da posição da escada prende-se com o pé-direito do sotão no sítio onde a escada «desagua».

    Olhando para a planta original, parece que a actual escada que dá para o sotão «aterra» lá em cima precisamente no sítio em que o pé-direito é o mais baixo possível (junto ao beirado).

    Além disso, se a estrutura for em vigas+pilares em betão, se alterarmos a posição da escada poderemos estar a interceptar um par de vigas.

    Por isso é que o JoseT tem razão ao fazer todas aquelas perguntas.
    Para se fazer uma remodelação, convém fazer primeiro um levantamento pormenorizado do que realmente existe, e NÃO, apenas, acreditar no que dizem as plantas(*).


    (*) já me aconteceu apanhar plantas dessas, antigas, com erros de +90cm para um lado e de -60cm para o outro... e, por isso, andarmos aos papeis para enfiarmos um vão de uma porta na "Betesga".
  19.  # 19

    Porta no hall pivotante de modo a quando estiver aberta é um hall até à parede da sala e quando está fechada é uma parede, o que permite privacidade na circulação interior na zona privada da casa, ou seja é estanque sempre que lhe convier ou apetecer, se a porta da rua deixa entrar luz natural e se tiver espaço uma bandeira em vidro permite alguma luz nesse corredor.
    O quadrado são dois armários um lado serve para arrumos dos quartos e da casa de banho do outro para produtos secos e embalados, nunca esfregonas, detergente, escovas, panos, vassouras e afins que possa secar lá dentro e humedecer aquilo tudo, estragando todo o interior e o ar à volta.
    Eu não sei se pensou que na sua solução de acesso interior à cozinha tem sempre de invadir a sala para ir lá dentro, com duas portas sai do quarto e vai à cozinha sem contornar móveis, vem do sótão par ao pequeno almoço sem rodopiar pelo corredor e pela sala até chegar ao frigorífico, não tem de ouvir pelas escadas acima e pelos quartos as máquinas da cozinha, a batedeira, o cheiro de sardinha grelhada fica reduzido, etc.
    O desvão da escada do lado do quarto é o interior do roupeiro e aí avançaria as portas uns 5 a 10 cm da parede, e levava-as todas até ao tecto, ou às abas ou à alheta ou...
    Bem e a escada tem luz natural ao nível dos pés. :)
    Mas isto se o raio da estrutura permitir esburacar para ter um U e não se esqueça de que a casa de banho tem de ter saída de ar viciado e entrada de ar novo.
  20.  # 20

    pelas tantas duvidas que tem, recorra a um arquitecto, já está na altura.
 
0.0223 seg. NEW