Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos e a quem me poder ajudar.
    Sou coproprietária em 1/2 de um terreno rustico de 6400 m2 no total, mas o outro proprietário resolveu vender a sua parte indivisa sem me consultar, nem por escrito nem pessoalmente. Vendeu através de uma permuta por 1.500,00 euros e sendo permuta eu não tive direito a recorrer com o direito de preferência. Fiquei foi com um novo coproprietário que ao fim de ano e meio resolveu também vender a quota do terreno e novamente sem me notificarem, só descobrindo eu a venda por ter necessitado de uma certidão permanente do terreno e ter encontrado outro proprietário.
    Pedi logo uma copia da escritura e descobri que o terreno tinha sido vendido por 40.000 euros (muito acima dos 1.500,00 pelo que foi comprado) e já estava registado na conservatória. Farta já de tantas vendas, novos vizinhos que desconheço totalmente e a falta de informação de quem vendia e comprava, e como estava dentro do prazo meti no tribunal uma ação de preferência, depositando o valor da venda feito por escritura publica, em notário, bem como o valor de todos os impostos, selo, valor da escritura e registo que tinham feito na conservatória.
    O novo comprador acabou por ser notificado através do tribunal, desta ação e agora ele e o vendedor e os seus advogados, vem alegar que o valor da escritura é muito inferior ao valor da venda e propuseram-me uma separação por destaque dos terrenos, ameaçando que se eu seguisse para tribunal teria que pagar o valor real da venda de 100.000,00 euros pois eles iriam pagar os impostos que não pagaram durante 5 meses e alterar a escritura.
    Venho por isso solicitar se alguém já passou pelo mesmo problema porque não compreendo como se escritura por valores inferiores para fugir a impostos e depois segundo advogados, pode acontecer o tribunal me dar sim a preferência, mas eu ter que pagar a diferença para o valor real e não ficar no valor que eles tinham escriturado.
    Quer dizer se eu não tenho entrado com uma ação judicial, e os prazos passavam, esta gente nunca iria declarar a verdade...se é que há provas disso como eles argumentam num contrato de promessa compra e venda.
    Fico muito agradecida pelas vossas respostas e conhecimentos.
    Maria
  2.  # 2

Isso para mim é treta, pagaram menos para fugir aos impostos e não deram cavaco a preferências...
    Consulte um advogado e o melhor conselho que posso dar, mas a ter razão fica com o terreno por 40k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  3.  # 3

Venho por isso solicitar se alguém já passou pelo mesmo problema porque não compreendo como se escritura por valores inferiores para fugir a impostos e depois segundo advogados, pode acontecer o tribunal me dar sim a preferência, mas eu ter que pagar a diferença para o valor real e não ficar no valor que eles tinham escriturado

Isso é conversa para você desistir da ação. Acha que eles vão para tribunal admitir crimes fiscais e pagar coimas e impostos. A retificação de escritura é admitida pelo tribunal quando seja provado que houve um erro manifesto na escritura (ex. lapsos de escrita, etc.), não quando as pessoas querem subir artificialmente o preço para evitar do direito de preferência. Confie no seu advogado e deixe a ação prosseguir.
    Concordam com este comentário: LMigAlves, AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados

0.0097 seg. NEW