Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite :)

Estou a criar este tópico porque me fizeram um pedido de ajuda mas está-me a parecer que a solução pode não ser tão simples como quem o fez está a pensar. Passo a descrever

Um casal amigo comprou uma casa, eu nunca lá estive mas pela descrição por alto que me fizeram, é uma casa que esteve desabitada/abandonada durante muito tempo (não sei de que ano é) e que tem de ser sujeita a obras. Vão aproveitar as paredes exteriores e pouco mais. Mas a questão nem é a remodelação em si, isto era só para dar algum contexto.

Hoje pediram-me ajuda para escolher um tarifário elétrico. Inicialmente até fiquei confuso porque pensei que estavam a querer dizer que precisavam de uma ligação para obras mas não. A casa já tinha contador. Lá os ajudei a obter o CPE e a saber a PMA e depois a escolher um tarifário. E é aqui que começam as minhas dúvidas.

Eles já preencheram um formulário online para fazerem um contrato de fornecimento de energia (e estão agora à espera de serem contactados) mas agora pergunto a mim mesmo, e agradeço alguma orientação vossa para o seguinte:

1 - É de prever que a e-redes queira substituir o contador por um dos recentes não é?

2 - Sabendo que a casa esteve abandonada (e pela descrição está em mau estado), eu duvido que a instalação elétrica esteja em condições...se calhar até já lá alguém entrou e levou coisas...se a casa não tiver quadro elétrico (ou se tiver mas faltarem proteções) a E-redes ou o fornecedor do serviço não vai obrigar a que a instalação no interior esteja reposta antes de reactivarem o fornecimento?

3 - Será que não vão exigir um termo de responsabilidade e/ou certificado de conformidade uma vez que a casa esteve sem fornecimento durante muito tempo?

Desde já o meu obrigado!
  2.  # 2

Alguém?
  3.  # 3

Se calhar é melhor colocar umas fotos do existente.
  4.  # 4

Pois, não tenho. Nos próximos dias devo estar com eles. Se me disserem que correu mal peço fotos. Eu é que estava aqui a pensar e tentar antever algum problema caso a e-redes se desloque lá e se vir que a instalação não está conforme (nem sei se realmente não está...apenas estou a supor isso pela descrição de "casa abandonada" que me fizeram).
  5.  # 5

Colocado por: elfo106Pois, não tenho. Nos próximos dias devo estar com eles. Se me disserem que correu mal peço fotos. Eu é que estava aqui a pensar e tentar antever algum problema caso a e-redes se desloque lá e se vir que a instalação não está conforme (nem sei se realmente não está...apenas estou a supor isso pela descrição de "casa abandonada" que me fizeram).

Se não tiverem condições eles não vão instalar contador e escrevem no relatório que a instalação não tem condições técnicas.

A ideia é primeiro criar condições de instalação para eles instalarem sem chatices.

Já tive um caso desses que o apartamento tinha CPE, ia remodelar, mas não tinha condições técnicas, ir dar fezes quando fossem instalar.

Foi instalado um quadro novo, espaço para o contador, dois ou três circuitos.

Foi feito contrato de fornecimento, foram lá instalar sem problemas.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  6.  # 6

Obrigado Varejote! E numa situação dessas para resolver o problema passa sempre por fazer projecto e repor a instalação (como se fosse um pedido de ligação novo) ou depende do estado atual?
  7.  # 7

Se houver condições, ligam e problema resolvido.

Se não houver condições, não ligam e, uma vez que a casa vai sofrer obras de "aproveitar as paredes exteriores e pouco mais", vai precisar de pedir eletricidade de obra.
  8.  # 8

Colocado por: elfo106Obrigado Varejote! E numa situação dessas para resolver o problema passa sempre por fazer projecto e repor a instalação (como se fosse um pedido de ligação novo) ou depende do estado atual?

Depende, se perante a eredes o local está em exploração, pronto a fazer contrato é só dotar a instalação com quadro, zona para contador, para que quando os técnicos forem fazer o serviço, tenham condições de instalação.
    Senão escrevem e a eredes pode eventualmente retirar a exploração ao local "CPE".

Com fotos já tínhamos alguma noção do existente.
  9.  # 9

Colocado por: VarejoteJá tive um caso desses que o apartamento tinha CPE, ia remodelar, mas não tinha condições técnicas, ir dar fezes quando fossem instalar.

Foi instalado um quadro novo, espaço para o contador, dois ou três circuitos.

No fundo seria um quadro a fazer de conta porque se eles vão remodelar tudo, seja o que for que lá está quase de certeza que é para deitar fora e depois por tudo novo. O pedido de eletricidade que estão a fazer agora é só para o empreiteiro poder usar.
  10.  # 10

Colocado por: elfo106

No fundo seria um quadro a fazer de conta porque se eles vão remodelar tudo, seja o que for que lá está quase de certeza que é para deitar fora e depois por tudo novo. O pedido de eletricidade que estão a fazer agora é só para o empreiteiro poder usar.

Espero que o imóvel não seja uma ruína, se tiver condições eles instalam.

O imóvel tem CPE pronto a fazer contrato?
  11.  # 11

Colocado por: Varejote

Depende, se perante a eredes o local está em exploração, pronto a fazer contrato é só dotar a instalação com quadro, zona para contador, para que quando os técnicos forem fazer o serviço, tenham condições de instalação.
    Senão escrevem e a eredes pode eventualmente retirar a exploração ao local "CPE".

Com fotos já tínhamos alguma noção do existente.

Pois eu compreendo isso, eu próprio estou a fazer perguntas um pouco abstractas porque também nunca vi o estado atual. Vou tentar abordar isso com eles.

Colocado por: VarejoteO imóvel tem CPE pronto a fazer contrato?

Sim, eles mostraram-me uma mensagem da e-redes que lhes foi enviada com o CPE e a PMA. Se não tivesse pronto a fazer contrato na mensagem não vinha o PMA acho eu...
  12.  # 12

Colocado por: elfo106

Pois eu compreendo isso, eu próprio estou a fazer perguntas um pouco abstractas porque também nunca vi o estado atual. Vou tentar abordar isso com eles.

Sim, eles mostraram-me uma mensagem da e-redes que lhes foi enviada com o CPE e a PMA. Se não tivesse pronto a fazer contrato na mensagem não vinha o PMA acho eu...

Sim para a eredes esta pronto a fazer contrato.
  13.  # 13

Boas tardes,

Já tenho fotos :)

O quadro elétrico claramente não está em condições, pelo menos algumas das tomadas precisam de ser substituídas e os condutores da iluminação também estão ao dependuro. Isto eu acho que dá para resolver entretanto.

A minha maior dúvida é que a casa parece claramente que vai levar obras e se isso é ou não motivo para a e-redes se negar substituir o contador.

Partilho aqui as fotos, por favor digam-me de vossa justiça.

https://imgur.com/a/3Fwxwhe

Assim que conseguirem dizer alguma coisa agradeço muito!

ps: não consegui por as fotos visíveis aqui que seria melhor para vocês, se alguém me conseguir dizer qual é o truque eu atualizo

edit: esqueci-me de dizer que a caixa do contador está no exterior.
  14.  # 14

Dar uma revisão no quadro, retirar o tetrapolar e colocar um bipolar, pelo menos na AML a eredes embirra com isso.
  15.  # 15

Não precisa de de interruptor à entrada? Pode usar o diferencial como corte geral?
    Em relação ao resto, também é como eu disse? Por as tomadas e interruptores em condições...
    e em relação à iluminação, posso por uns ligadores só para nao ter os fios soltos ou preciso de por lá uns casquilhos com lâmpadas?

Preciso de por lá um quadro ou aquele buraco para o que é serve?

O aspeto da casa interessa para alguma coisa ou isso é tranquilo?
  16.  # 16

Colocado por: elfo106Não precisa de de interruptor à entrada? Pode usar o diferencial como corte geral?
    Em relação ao resto, também é como eu disse? Por as tomadas e interruptores em condições...
    e em relação à iluminação, posso por uns ligadores só para nao ter os fios soltos ou preciso de por lá uns casquilhos com lâmpadas?

Preciso de por lá um quadro ou aquele buraco para o que é serve?

O aspeto da casa interessa para alguma coisa ou isso é tranquilo?

Para a eredes pode usa um diferencial bipolar como corte geral, muitos nem têm nenhum.
  17.  # 17

Obrigado Varejote!

Em relação ao resto, tem alguma indicação ou é um bocado indiferente deste que o quadro esteja ok?

Edit: já agora, será que o técnico da e-redes que vem substituir o contador pode remover aquele diferencial deles que não está ali a fazer nada ou isso tem que ser um pedido à parte feito depois? Era só porque já ficava tratado...
  18.  # 18

Colocado por: elfo106Obrigado Varejote!

Em relação ao resto, tem alguma indicação ou é um bocado indiferente deste que o quadro esteja ok?

Se tiver o bipolar, dois ou três disjuntores e com tampa, sem ter as entranhas à vista, parece-me tranquilo.
  19.  # 19

Muito bem, é tirar medidas à toca e tentar encaixar ali um quadro pequeno.
    Eu não percebo aquele cabo branco que pelas fotos parece vir diretamente do contador e me parece ser 3G2.5. Se a PMA é de 6,9kva não faz muito sentido ser de 2.5 mas isso não tenho como trocar se ele estiver realmente ligado ao contador.

Mais uma vez obrigado Varejote e aos restantes claro :)
  20.  # 20

O cabo branco não é do contador(espero), não passa no DCP.

Deve ser uma alimentação ao exterior.

0.0230 seg. NEW