Iniciar sessão ou registar-se
    • pcosta
    • 30 março 2010 editado

     # 1

    Boas mais uma duvida sobre a qual peço a vossa colaboração.
    tenho a cozinha com 28m2 e a sala com 31m2, para aquecer estas duas divisões pensamos em colocar um recuperador de dupla face, ora aqui é que está a duvida será suficiente ou será melhor colocar um para cada divisão (de referir que aqui faz muito frio no inverno).

    obrigado pela ajuda
  1.  # 2

    pcosta,

    Existem recuperadores, com ventilação, que cobrem perfeitamente essa área.
    Agora tenha em atenção uma coisa, um recuperador de calor de dupla face pode atingir valores nada fofinhos :)

    Pimpolha
  2.  # 3

    Agora tenha em atenção uma coisa, um recuperador de calor de dupla face pode atingir valores nada fofinhos :)


    Mas também nada de outro mundo.....

    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcosta, JoseBlino
  3.  # 4

    obrigado pimpolha pela tua opinião :)
    sei que os recuperadores de dupla face são mais caros mas a alternativa seria 1 recuperador para cada divisão ou então pensei 1 recuperador a lenha para a cozinha e 1 recuperador a pellets (menos sujidade) para a sala o que em termos de orçamento iria estraga-lo um pouco.

    O que aconselham? Vantagens .... Custos.... rendimento...
    Obrigado
  4.  # 5

    Colocado por: AdrianoP
    Agora tenha em atenção uma coisa, um recuperador de calor de dupla face pode atingir valores nada fofinhos :)


    Mas também nada de outro mundo.....

    Coisas da Casa

    Estas pessoas agradeceram este comentário:pcosta



    É um facto que nada fofinho é subjectivo, depende sempre de bolso para bolso.

    O meu, o Modelo da Fogo Montanha E800FS (porque tem uma saída extra na suite), que considero um modelo perfeitamente banal, custou 1700€ já instalado. E digo-lhe, não achei nada fofinho este preço :-)

    Mas se calhar sou eu que sou leiga, e pobre :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcosta
  5.  # 6

    O meu é dupla face e foi mais barato que isso. Mas também achei caro. O preço inicial estava nos 2000€, enquanto o modelo da Spahterm começava nos 2700€... Este sim, é caro.

    Eu quando disse que não era nada de outro mundo, foi baseado no que passei quando comprei o meu... Comecei a ver recuperadores de calor que eram mais obra de arte e os preços eram sempre de 2500€ para cima. Quando alterei ligeiramente os critérios de selecção ;) os preços desceram significativamente!
    Não é ser rico nem pobre.É que quando começamos a construir, temos sempre olho para o carote. E se olharmos para outro lado, conseguem produtos semelhantes (não iguais) a preços muito diferentes! ;)


    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  6.  # 7

    Colocado por: AdrianoPO meu é dupla face e foi mais barato que isso. Mas também achei caro. O preço inicial estava nos 2000€,

    Já com montagem?
  7.  # 8

    Montagem foi o Construtor a realizar. Bem como as tubagens. Eu comprei o recuperador de calor e a grelha do chapéu de chaminé. :)

    Coisas da Casa
  8.  # 9

    Colocado por: AdrianoPMontagem foi o Construtor a realizar. Bem como as tubagens. Eu comprei o recuperador de calor e a grelha do chapéu de chaminé. :)

    Coisas da Casa


    faz distribuição de ar quente para as restantes divisões?
  9.  # 10

    faz distribuição de ar quente para as restantes divisões?


    Já respondido noutro tópico. Mas não, não faz. Apenas para a sala.

    É uma solução que não sou fã... (pelo menos numa casa de apenas piso térreo como a minha, com muitos metros entre divisões)

    Coisas da Casa
  10.  # 11

    Colocado por: AdrianoP
    faz distribuição de ar quente para as restantes divisões?


    Já respondido noutro tópico. Mas não, não faz. Apenas para a sala.

    É uma solução que não sou fã... (pelo menos numa casa de apenas piso térreo como a minha, com muitos metros entre divisões)

    Coisas da Casa


    pois isso é verdade!!! ainda mais as saídas terias que ficar quase de certeza no topo das paredes, logo iria perder uma pouco de eficiência!!
  11.  # 12

    pois isso é verdade!!! ainda mais as saídas terias que ficar quase de certeza no topo das paredes, logo iria perder uma pouco de eficiência!!


    Quanto a eficiência, no meu caso desde o recuperador de calor, tinha 2m na vertical + 3 na horizontal até chegar ao primeiro quarto. Do primeiro para o segundo, vão mais 4 metros e ia necessitar de ter tecto falso no quarto para passagem de tubagens...

    Depois, não me sinto à vontade com estas tubagens que ao fim de alguns anos ficam cheias de pó, ácaros e outro tipo de sujidades e a capacidade de limpeza é nula.

    Só colocaria esse tipo de solução, se tivesse quartos imediatamente sobre o recuperador de calor, para ter as saídas a uma distância de 3 metros, 4 metros no máximo.


    Coisas da Casa
  12.  # 13

    então estão bastante satisfeitos com o rendimento e eficiencia dos vossos recuperadores de dupla face?

    obrigado
  13.  # 14

    então estão bastante satisfeitos com o rendimento e eficiencia dos vossos recuperadores de dupla face?


    Eu, não posso afirmar que estou insatisfeito ou não com o rendimento/eficiência do recuperador de calor. Experimentei uma única vez, e em fase de obra. Mas que aqueceu significativamente a sala, lá isso aqueceu...
  14.  # 15

    Também tenho um dupla face, aquece bem mas demora um pouco, talvez porque o meu não é ventilado.

    Dá para a cozinha e para a sala num total de 51m2.
  15.  # 16

    Podem colocar as marcas, preços e contactos dos que têm instalados nas vossas casas?
  16.  # 17

    Eu tenho o Chami 98 dupla face; aquece a sala e o escritório. Confesso que o que me seduziu mais foi a parte estética e por isso escolhi um modelo grande (em largura), bonito e...caro. Provavelmente demasiado caro, mas que o efeito é excelente, sem dúvida...pus as bancadas, de ambos os lados, em lousa preta e ficou mesmo como eu queria.
    Quanto ao rendimento, é preciso ter em conta que se trata de uma área bastante grande (43m2+15m2) e numa zona muito fria. Aquece bem, mas no pino do Inverno é preciso usar bastante lenha e esperar algum tempo até ter uma temperatura confortável. O barulho do ventilador é um bocado incomodativo...mas penso que não será dos piores!
  17.  # 18

    Alguem sabe se existem recuperadores de calor dupla face com aquecimento de água?
    Marcas e modelos?

    A ideia é colocar no meio da sala numa ilha a dividir a sala de estar da sala de jantar.
      Recuperador de calor de face dupla com revestimento em mármore compacto e tubo de exaustão em aço corten.JPG
  18.  # 19

    Colocado por: migabcAlguem sabe se existem recuperadores de calor dupla face com aquecimento de água?
    Marcas e modelos?

    A ideia é colocar no meio da sala numa ilha a dividir a sala de estar da sala de jantar.
      Recuperador de calor de face dupla com revestimento em mármore compacto e tubo de exaustão em aço corten.JPG


    Para quem estiver interessado a foto apresentada é do empreendimento da "Casas da fonte"
  19.  # 20

    Colocado por: LuisPereiraPara quem estiver interessado a foto apresentada é do empreendimento da "Casas da fonte"


    Sabe que marca/modelo é?
    Existe tb para aquecimento de água?
 
0.0227 seg. NEW