Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1DR

tem a certeza que a estrutura não está já está executado assim? portanto que agora é tentar arranjar outras soluções?
    uma viga em lsf presa ao betão dá garantias é bem mais leve e fica muito mais barato.

Pois. O LSF a mim nao me
    Convence.
  2.  # 22

nao percebi .. o construtor porque não faz simplesmente uma viga mais funda no local e pede uma atualização dos desenhos? ou já está construido?
  3.  # 23

Este é mais um projeto em que o DO pagou a alguém para fazer a coordenação de projetos mas esse trabalho não foi feito.
    A arquitetura define vãos a 2,10m. O projetista da especialidade mete ali uma viga rasa.
    Em resumo:
    O DO pagou um serviço que não foi feito
    O projetistas definiu uma viga que certamente levou o dobro do ferro e que aguenta metade das cargas.
    O DO pagou esse excedente de ferro quando na realidade não era necessário se tivesse ali uma viga funda
    O DO agora vai ter uma derrapagem financeira para corrigir aquilo que em fase de projeto deveria ter sido acautelado.

Este é o verdadeiro exemplo do que por aqui se fala que um bom projeto fará o DO poupar muitos milhares
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas
  4.  # 24

e o empreiteiro escolhido tambem é dos "bons":
    -viga metálica ali naquele vão todo
    - janelas de 2 metros porque é o standard
    ....

enfim, temos ali uma coisa excelente que é o vão todo sem pilares e vigas e com uma bela laje com 22 cm maciça e SÓ SE ESTÁ A COMPLICAR
  5.  # 25

Colocado por: zedasilvaEste é mais um projeto em que o DO pagou a alguém para fazer a coordenação de projetos mas esse trabalho não foi feito
    a partir do momento que se tratam os projectos de arqª e especialidades como duas coisas distintas e não se desenvolve o projecto para além de desenhos para licenciamento para que possa haver essa mesma coordenação é sempre expectável haver problemas destes.

isto de submeter primeiro a arqª para aprovação e só depois é que se trata das especialidades devia acabar.

mas isto está mais do que discutido e pessoalmente alerto os clientes mais apressados para esse mesmo problema porque muitos têm pressa em começar e de submeter projectos quanto antes e não percebem que assim não existe coordenação entre projectos.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  6.  # 26

Colocado por: zedasilvaEste é mais um projeto em que o DO pagou a alguém para fazer a coordenação de projetos
    .. apenas vou adicionar que os DO raramente pagam para que haja essa coordenação. se pagassem os projectos seriam um pouco mais caros. quanto muito pagam um termo... mais uma vez porque a lei obriga a que esse papel exista
  7.  # 27

Colocado por: antonylemosquanto muito pagam um termo...

Se existe um técnico que emite um termo a atestar que fez determinada tarefa, é de esperar que a faça.
  8.  # 28

Colocado por: zedasilvaSe existe um técnico que emite um termo a atestar que fez determinada tarefa, é de esperar que a faça.
    também seria expectável que quem assina termos de fiscalização ou de direção de obra o faça.. mas quantos e quantos ... diria que aqui está mais um caso de falta de ambas as coisas

portanto aqui também se podia ter uma conversa com a fiscalização (onde esteve a fiscalização desde que começou a obra?) pois não viu esse erro e com o DT que também não apanhou o erro a tempo.

desde o momento em que foi submetido as especialidades isso passou pelo menos por 3 pares de olhos.. quer dizer, devia ter passado por três pares de olhos
    • R10
    • 22 setembro 2025

# 29

Por estas razões é que já vou no 3º fiscal contratado.

Paguei a uma empresa para fazer este projeto nem foi pelo preço, foi pelo trabalho/portfolio que tinham. Foi o 3º gabinete de arquitetura com quem trabalhei. O primeiro nem chegou a meter as mãos na massa, o segundo é agora candidato à câmara lá do sítio e o terceiro fez o projeto e desapareceu a seguir à primeira semana de obra. E era suposto fazerem a fiscalização e coordenação em obra. Até porque como disseram, assinaram o termo e o seu nome consta no livro de obra.

Não tenho experiência nenhuma em construção, é a minha primeira viagem e vou andando e aprendendo, mas não posso ser eu detectar estes erros e a arranjar soluções.
    É difícil confiar em quem quer que seja quando a grande maioria das pessoas só quer é passar para o próximo trabalho o mais depressa possível.

Eu trabalho numa área em que tenho de ouvir as pessoas para criar soluções que se adaptem a elas. Aqui parece-me ser igual, ou pelo menos devia.

Eu tenho até a sensação que o construtor até deve ter reparado mas que era mais conveniente fechar os olhos.

Já pedi orçamento para saber a diferença entre as janelas de 2,10m e 2,40m de altura.

PS: Quando falei em viga metálica estava a falar de LSF.
  9.  # 30

Colocado por: antonylemosdesde o momento em que foi submetido as especialidades isso passou pelo menos por 3 pares de olhos..

Este é o grande problema.
    Toda a gente continua a assinar termos de funções que não faz e os DO continuam a pagar todos contentes
    • sito
    • 22 setembro 2025

# 31

Qual é a solução ideal para um vão de 6 metros com estores exteriores? Não sei se é possível "dividir" em 2 ou se é só um e fica demasiado grande...

/leigo talk
  10.  # 32

Colocado por: sitoQual é a solução ideal para um vão de 6 metros com estores exteriores?

Neste caso em concreto em que um dos vãos é fixo, poderá ser dividido nessa zona (2+4)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  11.  # 33

Colocado por: R10e o terceiro fez o projeto e desapareceu a seguir à primeira semana de obra. E era suposto fazerem a fiscalização e coordenação em obra
    seria uma ilegalidade, talvez por isso desapareceram
    • R10
    • 22 setembro 2025

# 34

Colocado por: antonylemosseria uma ilegalidade, talvez por isso desapareceram

Pois, só soube dessa ilegalidade quando comentei isso com o atual fiscal.
  12.  # 35

Colocado por: sitoQual é a solução ideal para um vão de 6 metros com estores exteriores? Não sei se é possível "dividir" em 2 ou se é só um e fica demasiado grande...

/leigo talk

Nao ter estores
  13.  # 36

Esse pormenor é assim para o fraco.

Tem outras soluções. Pode colocar um estore de laminas pelo exterior.

Pode assumir a janela mais alta indo até à laje , por exemplo.

Pode fazer outra viga de betão por baixo dessa laje ou viga rasa.
    Etc etc
    • R10
    • 23 setembro 2025

# 37

Colocado por: callinasEsse pormenor é assim para o fraco.

Tem outras soluções. Pode colocar um estore de laminas pelo exterior.

Pode assumir a janela mais alta indo até à laje , por exemplo.

Pode fazer outra viga de betão por baixo dessa laje ou viga rasa.
    Etc etc

Janelas até à lage foi logo uma das coisas que perguntei primeiro.
    A resposta foi “E depois como é que remata o teto falso?”
    • sito
    • 23 setembro 2025

# 38

Colocado por: dmanteigas
    Nao ter estores

Não é opção. Não dá para ter 2 "motores"?
    •  # 39

claro que dá
    •  # 40

R10
      Colocado por: R10Janelas até à lage foi logo uma das coisas que perguntei primeiro.
      A resposta foi “E depois como é que remata o teto falso?”

é só puxar pela cabeça, o teto falso interior não remata na janela, acaba antes e vira para cima fazendo o nicho( sanca) para o cortinado ou blackout, por fora fica limpo até á laje
      é claro que se fizer questão de ter a caixa de estores, ambos os tetos falsos ( interior e exterior ) podem rematar na caixa que está fixa á laje
      em suma não precisaria em ambos os casos de nenhuma viga, apenas iria ficar com umas janelas mais altas mas ai o empreiteiro até devia de agradecer pois vai evitar uma centena de horas de trabalho no minimo.

0.0262 seg. NEW