Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Malta o meu pai esta a pensar instalar uma caldeira a pelets numa moradia.
    A moradia é composta por tres pisos e tem 345 metros quadrados tendo cerca de 120 elementos de radiadores.
    Que tipo de caldeira sera ideal e qual potencia mais ou menos aconselhada?
  2.  # 2

Há várias maneiras de ter uma estimativa, mas só vendo no local é que se tem uma ideia mais certa...

Um método possível (partindo do princípio que os radiadores estão bem dimensionados): Cada elemento tem uma potência máxima teórica de 200W (uns mais outros menos, mas andará por aí). Dividindo para metade, para ser mais moderado (os 200W implicam uma diferença de temperatura de 50º entre o líquido e o ambiente), ficamos com 100W. Para 120 elementos, 12 KW de potência mínima da caldeira. Se fosse para mim, instalaria 16-18 KW (não queremos a máquina a trabalhar no máximo).

Outro método (dependente da região, qualidade do imóvel, etc etc): Diz-se que uma habitação típica (ou seja, de má construção) na cidade da Guarda necessita de 100W por metro quadrado (até creio que me falaram em mais). Ora, com uma casa de 345 metros, já iríamos para os 35 KW.

Por aqui se vê que só mesmo analisando no local, e tendo em conta todos os factores, é que se pode dar uma resposta definitiva. Há com certeza outros dados relevantes que não estão aqui considerados (e partindo do princípio que não disse nenhuma asneira), e que só se podem verificar numa visita por um técnico especializado.
    •  
      taunus
    • 26 setembro 2025 editado

# 3

Colocado por: kolchakMalta o meu pai esta a pensar instalar uma caldeira a pelets numa moradia.
    A moradia é composta por tres pisos e tem 345 metros quadrados tendo cerca de 120 elementos de radiadores.
    Que tipo de caldeira sera ideal e qual potencia mais ou menos aconselhada?

O meu pai instalou a Altherma HT 16Kw na sua casa. Localização Trás os Montes, terra fria, construção com 15 anos, bom isolamento, área aquecida a rondar os 300m2. Hall na zona central da casa com pé direito duplo. Não lhe sei dizer neste momento os elementos, mas assim de memória julgo que são bem mais que 120.

Está satisfeito com o rendimento da mesma. Digamos que a bomba não precisa de andar esforçada 😌
    •  
      taunus
    • 26 setembro 2025 editado

# 4

Desculpe, só agora vi que estavam a falar de caldeira a pellets.

0.0107 seg. NEW