Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Estamos com um dilema quanto ao posicionamento da cama neste quarto.

Inicialmente, o guarda-fatos seria colocado na parede oeste.
    No entanto, devido à decisão de colocar uma cama um pouco maior, evitar espaços de circulação mais apertados e, ainda, criar uma pequena corete para subir condutas (a nascente), optou-se por alterar a posição do guarda-fatos.

Na vossa opinião, acham mais interessante manter a cama voltada para a janela ou posicioná-la de frente para o guarda-fatos (com a cabeceira na parede poente)?

O único ponto a considerar será a TV, que precisará ser integrada de alguma forma ao guarda-fatos ou, alternativamente, suspensa. Mas ainda estamos sem muitas ideias de como solucionar..

Obrigado desde já pela vossa opinião e ajuda :)
  2.  # 2

duas coisas para já:

nunca mas nunca a cabeceira nessa parede, cada descarga na sanita vai ser um tormento ainda por cima com uma parede tão fininha a separar o wc do quarto
    essa corete que fala não tem que obrigatoriamente implicar que tenha de ter ali o guarda fatos roupeiro

de resto é dificil opinar mais pois não se está por dentro de várias premissas, por exemplo isso é o quarto principal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  3.  # 3

A realidade que o marco fala é verdade, sempre que o WC é usado ouvira.
    No entanto a realidade das famílias é dormir de portas abertas, logo tanto ouve a descarrega estando a cama num local ou no outro.
    De resto não faz sentido o roupeiro em 1.
    Faz sentido em 2, com portas de correr.
      Screenshot_2025-09-27-16-12-53-936_com.android.chrome-edit.jpg
  4.  # 4

Mania das TVs... ainda se usa isso.
    Não é com um portátil ou um tablet na cama?

O guarda-fatos ali... hum...
    •  
      marco1
    • 27 setembro 2025 editado

# 5

pessoalmente fazia assim
    moveis altos apenas 3 modulos e depois quer o movel da tv quer ao lado das mesas de cabeceira eram tudo moveis baixos com gavetas
    não é preciso roupeiro para guardar coisas que podem ser acomodadas em gavetas
  5.  # 6

Obrigado a todos pelas respostas e ajuda.

De facto, tocaram em vários pontos que também me preocupam. Mas, respondendo a questões:

- Sim, este seria o quarto "principal". Mas, na verdade, nao será o melhor de todos.

- A arquitetura desta casa não permitiu grandes milagres. É literalmente uma tira, a aproveitar uma construção que já existia.
    A nascente não dá para ter portas e a poente está quase em cima da estrada.

- Roupeiro e cama na posição original, implica que a cama tenha apenas 1.40 (sem grande espaço para mesas de cabeceira. Já me dou um bocado mal numa de 1.60.

- A questão da corete é económica, dado que a sala das máquinas fica imediatamente no piso inferior. Mas, sim, não é o mais crítico e há outras opções.

- A TV.. realmente é uma mania 😅 Mas até uso.
    • fabsil

# 7

Desculpem o "guarda fatos" 😐 Ensinariam-me assim de pequeno, e por vezes não me "auto corrijo". Obrigado
    • fabsil

# 8

Colocado por: marco1pessoalmente fazia assim
    moveis altos apenas 3 modulos e depois quer o movel da tv quer ao lado das mesas de cabeceira eram tudo moveis baixos com gavetas
    não é preciso roupeiro para guardar coisas que podem ser acomodadas em gavetas

Gosto dessa possibilidade!

Não vai ser é fácil convencer a patroa 😬
  6.  # 9

Não vi o pormenor da TV.
    Eu faria mesinhas de cabeceira minimalista, é mais um sítio para as tralhas, tipo integradas na cabeceira.
    Cama de 1,4 metros é muito pouco estreita para casal

TV suspensa no teto ?
      Screenshot_2025-09-27-17-58-09-049_com.android.chrome-edit.jpg
      Screenshot_2025-09-27-18-01-08-746_com.android.chrome-edit.jpg
      Screenshot_2025-09-27-18-01-29-080_com.android.chrome-edit.jpg
  7.  # 10

A tV, arranjem um micro projetor. e projeta no tecto ou no rouperio que ocupará a totalidade da parede defronte da cama.
    Isto mantendo o layout do marco.
    Metam a cama de 1.60m. e cabeceiras minimalistas.
    A cama pode ser um sommier dotado de estrado elevatório e quadram as roupas de cama sob o mesmo.

Faria um roupeiro mais utilizável de fronte da cama, com 2 a 2.50m de comprimento.
    Ainda podem adicionar ao lado da janela, armários embutidos com 40cm de profundidade. Não sei as vossas necessidades de arrumação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  8.  # 11

A questão da TV, acho que é um problema menor.
    Ou projetor, ou teto, ou integrada na carpintaria do roupeiro.. acho que se consegue uma solução criativa.

Não precisamos de muito espaço de arrumação, pois a casa vai ter outras áreas para isso. Mas queríamos ter o essencial para o dia a dia.

A solução do marco pareceu-me excelente.
    Solucionava ali aquela "quina" do roupeiro estranha em frente à porta.

Mas a patroa não está convencida...
  9.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasA tV, arranjem um micro projetor. e projeta no tecto ou no rouperio que ocupará a totalidade da parede defronte da cama.
    Isto mantendo o layout do marco.
    Metam a cama de 1.60m. e cabeceiras minimalistas.
    A cama pode ser um sommier dotado de estrado elevatório e quadram as roupas de cama sob o mesmo.

Faria um roupeiro mais utilizável de fronte da cama, com 2 a 2.50m de comprimento.
    Ainda podem adicionar ao lado da janela, armários embutidos com 40cm de profundidade. Não sei as vossas necessidades de arrumação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

Neste momento consigo um roupeiro de 2.40. mantendo uma zona de passagem com 90/100cm, na zona frente à porta.
  10.  # 13

Colocado por: fabsilA questão da TV, acho que é um problema menor.
    ...

Eu acho que TV no quarto é o problema maior.

"Para um quarto em Feng Shui, priorize organização e limpeza, use cores suaves, posiciona a cama na "posição de comando" (diagonalmente oposta à porta e com cabeceira sólida), evite desordem e a presença de aparelhos eletrónicos, e invista em elementos que promovam tranquilidade e relaxamento, como plantas e luz natural.
    ...
    Posicionamento da Cama
    "Posição de Comando": Coloque a cama de forma que encare a porta, mas sem estar em linha direta com ela. A cabeceira deve ficar encostada numa parede sólida. "
  11.  # 14

evite desordem e a presença de aparelhos eletrónicos

Podemos viver muito bem sem TV no quarto.
    Mas, um dia, as ideias (ou até mesmo as circunstâncias da vida) podem mudar. E nesse momento, o ponto de corrente/TV está lá.
    Num sitio utilizável. É esse o objetivo :)

"Posição de Comando":

Nesse caso, suponho que colocar a cama na parede poente (oeste) seja também mais adequado.

E se for pelo Feng Shui, realmente a parede do WC é "proibitiva" para encostar uma cama.

0.0189 seg. NEW