Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jn.neivaNão, os tubos são apenas para rega com aspersores

A água está sob pressão é irrelevante subir um pouco.

Só tem de ter cuidado se andar a cavar e dar uma castanhada no tubo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jn.neiva
  2.  # 2

Colocado por: Varejote

A água está sob pressão é irrelevante subir um pouco.

Só tem de ter cuidado se andar a cavar e dar uma castanhada no tubo.

Certo. Muito obrigado
  3.  # 3

Colocado por: jn.neivaBom dia,
    Surgiu mais uma dúvida na minha instalação da rega.
    Estou a abrir as valas com cerca de 25 a 30 cm de profundidade, para colocar os tubos e os aspersores.
    Acontece que em alguns sítios encontrei pedra e só consigo escavar cerca de 10 cm. Haverá problema o tubo "subir e descer"?
    Estou a colocar o tubo de 32". Para conectar os asperssores vou usar tomadas em carga.

Só tem de garantir que no sítio que quer colocar o aspersor fica à profundidade certa para a rega ser certa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jn.neiva
  4.  # 4

Ora, hoje lá consegui que o "meu" eletricista tivesse tempo para passar o cabo de rede pelo negativo ao anexo exterior(nunca vi ninguém usar um aspirador para puxar guias, mas aquilo funciona lol)

Tenho um sistema da Hunter, já andei a ver o manual e controlo remoto daquilo não é via wifi/internet...portanto não é opção. Sei que aquilo tem uma bateria pequenina, mas se colocar um shelly só para ligar/desligar o sistema de rega pelo menos no Inverno com meses a fio sem regar, a bateria vai à vida!?

Alguém controla a rega remotamente de outra maneira?
  5.  # 5

Colocado por: ALCLCFOra, hoje lá consegui que o "meu" eletricista tivesse tempo para passar o cabo de rede pelo negativo ao anexo exterior(nunca vi ninguém usar um aspirador para puxar guias, mas aquilo funciona lol)
    Faço isso e dá muito jeito.

Colocado por: ALCLCFTenho um sistema da Hunter, já andei a ver o manual e controlo remoto daquilo não é via wifi/internet...portanto não é opção. Sei que aquilo tem uma bateria pequenina, mas se colocar um shelly só para ligar/desligar o sistema de rega pelo menos no Inverno com meses a fio sem regar, a bateria vai à vida!?
    O shelly mesmo que não o use ele vai estar ligado e a consumi bateria, não consegue levar o fio para dentro de casa ou outro sitio onde tem alimentação para o shelly ou outro tipo de rele?
  6.  # 6

eu tenho quadro parcial e cabo de rede dentro do anexo.
    O objectivo é pegar no telemóvel e ligar e desligar a rega conforme precise (dentro ou longe de casa); não só pela chuva ou falta dela, mas para não ter de andar a mexer no sistema quando só quero regular o número de vezes que rego num dia específico (hoje por exemplo estava desligado de manhã e liguei à hora de almoço), ou desligar para quando quiser aparar as ervas daninhas, ou quando faço um churrasco, etc.
  7.  # 7

Colocado por: ALCLCFOra, hoje lá consegui que o "meu" eletricista tivesse tempo para passar o cabo de rede pelo negativo ao anexo exterior(nunca vi ninguém usar um aspirador para puxar guias, mas aquilo funciona lol)

Tenho um sistema da Hunter, já andei a ver o manual e controlo remoto daquilo não é via wifi/internet...portanto não é opção. Sei que aquilo tem uma bateria pequenina, mas se colocar um shelly só para ligar/desligar o sistema de rega pelo menos no Inverno com meses a fio sem regar, a bateria vai à vida!?

Alguém controla a rega remotamente de outra maneira?

Eu controlo as eletrovalvulas com shelly, prático e barato.
    • hangas
    • 9 outubro 2025 editado

# 8

Colocado por: ALCLCFAlguém controla a rega remotamente de outra maneira?

Eu tenho um Rain Bird RC2 de 8zonas, já com Wi-Fi embutido.
    Custou menos de 100eur. Mas são 8 zonas e já tem incorporado o transformador de 24v para comandar as válvulas directo.

Com um Shelly por zona ou um raspberry pi com reles, não ficava mais barato.

Depois o software de origem faz toda uma série de ajustes automáticos conforme as condições metrológicas. Suspensão da rega em caso de chuva, ajuste sanzonal da duração da rega, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALCLCF
      IMG_1502.jpeg
  8.  # 9

Colocado por: hangas

Custou menos de 100eur. Mas são 8 zonas e já tem incorporado o transformador de 24v para comandar as válvulas directo.

Depois o software de origem faz toda uma série de ajustes automáticos conforme as condições metrológicas. Suspensão da rega em caso de chuva, ajuste sanzonal da duração da rega, etc
      IMG_1502.jpeg

Para quem quer menos chatices, a opção rainbird em princípio é mais segura.
    Desconhecendo as configurações possíveis dessa app, no shelly pode configurar milhentas coisas.
  9.  # 10

Pois a questão da rega passou-me ao lado....não fui eu que quiz trevos da "sorte", perdão grama, principalmente nesta extensão. Foi colocado, nem olhei para a especificações e esqueci-me que eu é que depois tinha de cuidar da coisa.
  10.  # 11

Colocado por: hangas

IMG_1502.jpeg

Onde tem o programador precisa de apanhar sinal WiFi certo?
    O meu esta muito distante. Há alguma alternativa para mim?
  11.  # 12

Mais uma dúvida. Tubos de água em cima de pedra (das grandes, não a co sigo tirar), pode ser prejudicial para o tubo?
    Estou a colocar tubo de alta pressao
    • SrR
    • 9 outubro 2025

# 13

Colocado por: jn.neivapode ser prejudicial para o tubo?
    sim
    • HFSF
    • 9 outubro 2025

# 14

Teoricamente sim mas se não consegue tirar as pedras é tentar fazer o melhor possível.
    Pode tentar por alguma terra/areia entre o tubo e a pedra por exemplo.

Se for depois da eletrovalvula provavelmente não deve haver assim um desgaste tão grande porque o tubo não deve levar grande pancada e depois da rega fica sem pressão.
  12.  # 15

Colocado por: jn.neivaMais uma dúvida. Tubos de água em cima de pedra (das grandes, não a co sigo tirar), pode ser prejudicial para o tubo?
    Estou a colocar tubo de alta pressao

A resposta certa é sim, mas dúvido muito que nos próximos 15 anos tenha algum problema 😅
    Eu não me preocupava com isso
  13.  # 16

Portanto do que andei a ver, a maneira mais fácil (e barata) de conseguir o que quero, é pegar no controlador do hunter, tirar foto às ligações daquilo, tirar fora e colocar um rain bird ou similar já com wifi e app, com o mesmo número de zonas que tenho.
    • hangas
    • 10 outubro 2025 editado

# 17

Colocado por: ALCLCFirar fora e colocar um rain bird

Se quiser ir para o RainBird, sugiro o RC2
    https://www.sohorta.pt/produto/programador-rc2-rain-bird-interior/

Quando comprei so havia o de 8 zonas, agora já ha 4 e 6, mas o de 4 agora custa o que me custou de 8 ha 2 anos! :O
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALCLCF
  14.  # 18

Colocado por: jn.neivaOnde tem o programador precisa de apanhar sinal WiFi certo?
    O meu esta muito distante. Há alguma alternativa para mim?

Mesh, antenas direccionais, cabo com ou sem POE, powerline.

Que infraestrutura tem no sítio onde quer montar o programador?
  15.  # 19

Ao fim de 5 meses o meu RC2 não se liga à app (ou vice versa).

AP diz que o RC2 está ligado, controlador tem luz verde (fixa) no butão wifi, app diz que não está na cloud.

Já alterei o nome do AP (só 2.4GHz), voltei a meter as novas credenciais no RC2 via telemóvel (hotspot) » tudo verde e dizer que está ligado, excepto a app....!?
  16.  # 20

Que app é que tem? Já tem a 2.0?
    Há coisa de 1ano introduziram a outra e aqui há uns meses acho que houve um email a informar que a outra ia ser descontinuada. Será isso?

Estou a usar a 2.0 desde o seu anuncio e está tudo a funcionar. Na altura foi preciso um update de firmware (feito pela 2.0 para o RC2 se ligar às novas APIs)
      Screenshot 2026-05-02 at 13.33.51.png

0.0243 seg. NEW