Iniciar sessão ou registar-se
    • tfcs
    • 3 outubro 2025

# 1

Boa tarde,

Queriamos adquirir uma pequena casa, na aldeia do meu marido, soubemos que tem uma declaração de ruína e queiramos saber quais eram as consequências e obrigatoriedades impostas por este documento?

Obrigada
  1.  # 2

Será apenas para isentar o certificado energético?
  2.  # 3

Se está classificado como ruína não pode ser considerado casa.
    A sua reconstrução pode até nem ser possível.
    Antes de comprar verifiquem isso muito bem
    • tfcs
    • 3 outubro 2025

# 4

Tem telhado, a estrutura exterior está boa, não tem placa, o soalho é que está com o buraco e por isso foi considerada "ruína". A nossa dúvida é se obriga a apresentação de um projeto ou se podem ser feitas sem isso.
  3.  # 5

Colocado por: tfcsTem telhado, a estrutura exterior está boa, não tem placa, o soalho é que está com o buraco e por isso foi considerada "ruína". A nossa dúvida é se obriga a apresentação de um projeto ou se podem ser feitas sem isso.

Obriga á apresentação de um projeto e o facto de a casa estar boa nada vos garante que a câmara deixe reconstruir.
    Imagine que é uma zona que a câmara pretende fazer lá qualquer coisa e essa casa está a dificultar.
    O facto de estar classificada como ruína é o suficiente para a camara não deixar reconstruir e avançar com expropriação para fazer a tal obra que pretendem
  4.  # 6

Se o PDM considerar a zona como edificável, deverá ser mais fácil. Caso contráiro, vejam muito bem isso com um técnico.
  5.  # 7

Colocado por: nunogouveiaSe o PDM considerar a zona como edificável, deverá ser mais fácil. Caso contráiro, vejam muito bem isso com um técnico.

Mesmo assim é preciso muito cuidado.
    Estou a imaginar uma aldeia do interior com a tal ruína mesmo no centro da aldeia.
    O presidente da câmara até agora não fez nada porque a ruína era do ti Manel que era pessoa querida na aldeia.
    A casa agora é comprada por uns "estrangeiros" que para o pessoal da aldeia nada dizem.
    O presidente que até quer ganhar uns votos para as próximas eleições pensa que aquilo é o local ideal para aumentar o largo da aldeia e meter ali uns bancos e 3 vasos para os velhotes dizerem que sim senhor agora sim alguém se lembra de embelezar a aldeia
  6.  # 8

Ok, eu sei que sou um profeta das desgraças mas ...
    Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém
  7.  # 9

Colocado por: tfcsqueiramos saber quais eram as consequências e obrigatoriedades impostas por este documento?
    o facto de ser ruina não significa que se possa construir.. de resto o melhor é contratar um arquitecto para lhe faze4r uma análise rápida sobre o que pode fazer no terreno em questão. ele deverá analisar os documentos do terreno e os regulamentos para que vocês possam ver se vale a pena ou não.

mais uma vez reitero que foi dito acima. uma vez classificado como ruina pouco ou nada interessa se tem telhado. deixou de ser uma habitação
    Concordam com este comentário: nunogouveia

0.0137 seg. NEW