Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, estou em vias de comprar uma segunda habitaçao.

Gostaria de saber se trás alguma vantagem comprar essa habitaçao como habitaçao propria permanente, e qual o tempo que teria de esperar para a poder vender e voltar a investir o valor numa outra habitaçao propria permanente.

Ou seja quero manter a minha habitaçao atual, e comprar uma segunda habitaçao e voltar a vender essa segunda habitaçao que estará "inscrita" como habitaçao propria pernamente.

Antes de mais nao tenho intençao de vender a minha primeira habitaçao, caso perguntassem se seria mais taxado etc...
    Edit: Vou recorrer a credito bancário.

Edit: A par com esta questão, acham que será mais vantajoso, hipotecar o meu atual imovel para obter a totalidade do credito que necessito, ou sera melhor hipotecar o novo imovel a comprar? Onde terei melhores condiçoes de credito?...sendo que na primeira opçao dou uma garantia bancaria de quase o dobro do valor que preciso.
  2.  # 2

Olá
    Ou seja, ainda nem se mexeu e já pretende prestar falsas declarações ao Estado? Ou vai-se mudar para a casa nova?
    E que tal respeitar a lei e não se meter em candongas?
  3.  # 3

Hipoteque a sua casa própria, e compre a outra 'a pronto' como segunda habitação. Os empréstimos para segunda habitação têm piores condições que os de HPP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Unknow Vip
  4.  # 4

Colocado por: jorgemlflorencioHipoteque a sua casa própria, e compre a outra 'a pronto' como segunda habitação. Os empréstimos para segunda habitação têm piores condições que os de HPP.

Isto é genial, conheço quem tenha feito, e resulta bem :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Unknow Vip
  5.  # 5

Colocado por: rod_2000

Isto é genial, conheço quem tenha feito, e resulta bem :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Unknow Vip

Os juros também devem ser mais baixos, pois ha uma garantia real superior ao valor pedido certo?
  6.  # 6

O que o banco vai analisar primeiro não é a garantia mas sim os rendimentos.

Não adianta dar de garantia uma casa de 500k mas ter um rendimento baixo.

O melhor a fazer será reunir-se com um intermediário de crédito ou dirigir-se aos bancos para fazer uma análise com base nos seus rendimentos.

E depois é que lhe dizem quanto é que lhe vão financiar com base no que ganha, não no que tem.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 7

Colocado por: Cláudia11O que o banco vai analisar primeiro não é a garantia mas sim os rendimentos.

Não adianta dar de garantia uma casa de 500k mas ter um rendimento baixo.

O melhor a fazer será reunir-se com um intermediário de crédito ou dirigir-se aos bancos para fazer uma análise com base nos seus rendimentos.

E depois é que lhe dizem quanto é que lhe vão financiar com base no que ganha, não no que tem.

Será assim? entao se eu der de garantia um imovel de 1M e pedir 100mil nao é melhor do que ganhar 5mil e nao ter nada?

O salario de hoje amanha pode nao existir, e o imovel que hoje vale 1M amanha nao desvaloriza para menos de 100mil...
    • NLuz
    • 7 outubro 2025

# 8

Colocado por: Unknow Vip

Será assim? entao se eu der de garantia um imovel de 1M e pedir 100mil nao é melhor do que ganhar 5mil e nao ter nada?

O salario de hoje amanha pode nao existir, e o imovel que hoje vale 1M amanha nao desvaloriza para menos de 100mil...

Os bancos não querem casas para nada, querem é vender dinheiro...
    Primeiro lugar querem saber como pagam o dinheiro que vendem.
    Isso é o principal, depois é a garantia que se algo correr mal não perdem tudo(a dita hipoteca)
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  8.  # 9

Se der de garantia uma casa de 1 milhão mas estiver desempregado acha que alguém lhe empresta dinheiro? Os bancos querem receber dinheiro não querem andar a perder tempo a vender casas. Se não iam todos á falência. O que interessa em primeiro lugar é a capacidade que tem atualmente de se endividar. Depois é que tem que dar uma garantia que cubra a dívida com margem.

Vá aos bancos.
    Concordam com este comentário: NLuz
  9.  # 10

Por isso que os bancos preferem pessoal efetivo, 2 proponentes, e.t.c

Lá por dar uma casa de 1 milhão não quer dizer que tem capacidade (taxa de esforço) para pedir 100.000€
  10.  # 11

Portanto se quer avançar com essa sua ideia vá primeiro ver a capacidade que tem para se endividar. Depois é que vê se compensa mais hipotecar a sua casa, passar a segunda para hpp, e.t.c
  11.  # 12

Colocado por: Cláudia11

Se der de garantia uma casa de 1 milhão mas estiver desempregado acha que alguém lhe empresta dinheiro? Os bancos querem receber dinheiro não querem andar a perder tempo a vender casas. Se não iam todos á falência. O que interessa em primeiro lugar é a capacidade que tem atualmente de se endividar. Depois é que tem que dar uma garantia que cubra a dívida com margem.

Vá aos bancos.
    Concordam com este comentário:NLuz

Tem lógica, obrigado
  12.  # 13

Colocado por: Unknow VipOs juros também devem ser mais baixos, pois ha uma garantia real superior ao valor pedido certo?

Claro que sim, não é ter casa, é ter dinheiro bens, imóveis etc etc.

Dou-lhe um exemplo, eu conheço uma pessoa que tinha aplicações financeiras na CGD suficientes para pagar a casa ( e já tinha outras casas), quando foi pedir o crédito conseguiu negociar com a caixa condições melhores para o crédito do que qualquer outra oferta de mercado. Portanto, os bancos têm ofertas especiais para certos clientes cujo comum dos mortais não sabe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio

0.0175 seg. NEW