Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas tardes

Na realidade o que poderá ser mais vantajoso, as caixas de ligação ao ramal publico ( águas e esgotos) estarem dentro do lote ou no passeio?
    isto é um loteamento antigo em que essas caixas não foram executadas no loteamento em cada lote, portanto só existe a rede publico enterrada no meio do arruamento com as respetivas caixas de visita, obrigado
  2.  # 2

Isso depende da entidade que faz a gestão das águas e esgotos, tem que ver se tem um regulamento próprio.
    Por aqui é obrigatório a caixa de ramal ficar no passeio, e o contador de água no muro virado para o passeio.
  3.  # 3

não me refiro ao abastecimento de água
    aqui a questão é que o lote se fosse um loteamento "normal" estas ligações ao ramal publico já estariam feitas e as caixas dentro do lote. ora se não estão em termos economicos e não só, é melhor faze-las dentro do lote ou executá-las no passeio.
  4.  # 4

Colocado por: marco1não me refiro ao abastecimento de água

O marco é que falou no ramal de água.

Colocado por: marco1é melhor faze-las dentro do lote ou executá-las no passeio.

Pode escolher? é que por aqui não, tem que ser no passeio.
    Em termos económicos é a mesma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  5.  # 5

Faça no passeio, se entupir é mais fácil o camião ir lá
  6.  # 6

Se em termos de custos não existir diferença, não será melhor do ponto de vista de eventuais manutenções que as caixas fiquem dentro do lote?
    Não tenho conhecimento técnico para opinar com certeza, apenas me lembro de um caso prático na casa dos meus pais, em que foi muito mais tranquilo fazer desentupimento e limpeza a partir da caixa que está no lote, sem necessidade de armar o estendal no passeio publico. Aliás, são menos uns metros (e eventualmente alguma curva) para vencer com os equipamentos de manutenção.
  7.  # 7

Colocado por: RicardoPortoFaça no passeio, se entupir é mais fácil o camião ir lá

Colocado por: Ruikodenão será melhor do ponto de vista de eventuais manutenções que as caixas fiquem dentro do lote?

Lol. Engraçado como funcionam os pontos de vista de cada um, influenciados pela sua realidade.

Ninguém está certo nem errado claro, são opiniões sempre válidas. Eu nem tinha pensado nessa questão que mencionou.
  8.  # 8

Ricardo
    quando falo dentro do lote é mesmo ali junto ao muro ( portão de entrada automovel) que confina com o passeio
    a questão ainda está para ser resolvida com consulta aos smas,
    de qualquer maneira se ficassem dentro do lote seria como diz o Ruikode, a obra maior ( caixas) seria dentro do lote e não estar a escavacar grandemente o passeio, portanto seria só abrir o caboclo para ligar ao ramal publico.
  9.  # 9

Eu tive de fazer uma caixa dentro do muro e outro fora.
    Cada "curva" leva uma caixa para ser mais fácil desentupir.
  10.  # 10

Normalmente fica no limite da propriedade do lado de fora, a caixa ramal até é supostamente da entidade gestora do esgoto. Essa caixa além de ligação serve pra inspeção da entidade gestora.

Na pratica se a entidade gestora não tiver nenhuma regra definida pode perfeitamente colocar da parte de dentro, em termos de funcionalidade do esgoto é a mesma coisa. A minha recomendação é que fique no passeio com tampa B125 DN400
  11.  # 11

No meu caso, a caixa de saneamento foi a entidade gestora aqui da zona que o colocou, do lado de fora.
    Sem custos (pago depois na fatura da taxas e taxinhas...)

Só terei que ligar a minha caixa até à caixa deles (nem 1 metro).

Mas já vi que cada concelho tem as suas regras...
  12.  # 12

manda isso para o passeio. dá menos chatices futuras para o DO embora dê mais trabalho agora para o emreiteiro.. e como há (quase) sempre necessidade de corrigir passeios quer seja para criar acessos ou para repor passeio danificado na obra aproveita-se
  13.  # 13

Colocado por: marco1boas tardes

Na realidade o que poderá ser mais vantajoso, as caixas de ligação ao ramal publico ( águas e esgotos) estarem dentro do lote ou no passeio?
    isto é um loteamento antigo em que essas caixas não foram executadas no loteamento em cada lote, portanto só existe a rede publico enterrada no meio do arruamento com as respetivas caixas de visita, obrigado

Viva, na minha zona a caixa que receberá o ramal de águas e onde fica o contador tem de estar no muro de vedação, com acesso pela rua. E deve ser colocada respeitando os requisitos exigidos.

No de saneamento, a caixa de inspeção fica obrigatoriamente na rua, está caixa recebe o saneamento do lote e encaminha para o coletor público. A ligação é geralmente feita com forquilha e não diretamente às caixas de visita.

0.0170 seg. NEW