Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites.

Estou com ideias de abrir atividade na AT como trabalhador independente com o código 1519, pois eu desenrrasco me em várias áreas, construção, restauração, agricultura etc.

Ja me informei, vou ter de fazer seguro, segurança social e impostos. Mas li algures que os independentes também estão abrangidos pelo serviço de medicina no trabalho, com adaptações à sua situação, visto não serem empresa.
    Caso avance, eu serei obrigado a contratar um serviço de medicina no trabalho??
  2.  # 2

Se os patrões são obrigados a ter medicina no trabalho, presumo que os trabalhadores independentes também são.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1987
  3.  # 3

É que se tiver de contratar, nem sei que empresas aqui na zona fazem isso ( concelho de oliveira do hospital) e se terei assinar algum contrato..
  4.  # 4

É mais um buraco na lei, é obrigatório para trabalhadores dependentes. Mas muitas empresas obrigam os seus prestadores de serviços, alguns trabalhadores independentes, a ter isso
  5.  # 5

Colocado por: bettencourtÉ mais um buraco na lei, é obrigatório para trabalhadores dependentes. Mas muitas empresas obrigam os seus prestadores de serviços, alguns trabalhadores independentes, a ter isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rui1987

Sim, eu ja ouvi falar em que mesmo não sendo obrigatório, há casas/patrões que exigem isso. E se tiver de ser, remédio tenho eu senão ter isso.
  6.  # 6

Se tiver menos de 50 anos, é uma consulta médica de 2 em 2 anos, custa cerca de 45€.
  7.  # 7

Precisa de FAT Ficha de Aptidão para o Trabalho.

Colocado por: PickaxeSe tiver menos de 50 anos, é uma consulta médica de 2 em 2 anos, custa cerca de 45€.

Se tiver mais de 50 é consultas anuais
  8.  # 8

Colocado por: PickaxeSe tiver menos de 50 anos, é uma consulta médica de 2 em 2 anos, custa cerca de 45€.

Tenho 38. E eu depois é que tenho iniciativa de marcar ou a empresa liga me pra combinar a consulta? Desculpem as perguntas, mas sou um nabo ainda nestas coisas..
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaPrecisa de FAT Ficha de Aptidão para o Trabalho.

Se tiver mais de 50 é consultas anuais

É por causa dessa ficha, sou obrigado a ter?
  10.  # 10

Colocado por: rui1987

É por causa dessa ficha, sou obrigado a ter?

Tente num centro da saúde se têm algum médico com especialidade de medicina do trabalho que lhe faça isso
  11.  # 11

Colocado por: zedasilva
    Tente num centro da saúde se têm algum médico com especialidade de medicina do trabalho que lhe faça isso

Li na net que em 2016 o governo revogou a portaria que regulava a medicina no trabalho nos medicos de familia. Confirma se? Nem sempre se deve acreditar em tudo o que existe na net, por isso eu gosto de perguntar a quem percebe minimamente das coisas..
  12.  # 12

Nem todos os médicos de família podem emitir a FAT, tem que ser um médico com especialidade de Medicina do Trabalho.
    Mas qualquer empresa prestadora de serviços de HST lhe faz isso a troco de 50€ a cada 2 anos
  13.  # 13

Li na net que em 2016 o governo revogou a portaria que regulava a medicina no trabalho nos medicos de familia. Confirma se? Nem sempre se deve acreditar em tudo o que existe na net, por isso eu gosto de perguntar a quem percebe minimamente das coisas

Sim, a Portaria n.º 112/2014, de 23 de maio, que regulava a prestação de cuidados de saúde primários do trabalho através dos Agrupamentos de centros de saúde foi revogada, em 2016, pela Portaria n.º 121/2016, de 4 de maio.
    Concordam com este comentário: rui1987
  14.  # 14

Colocado por: zedasilvaNem todos os médicos de família podem emitir a FAT, tem que ser um médico com especialidade de Medicina do Trabalho.
    Mas qualquer empresa prestadora de serviços de HST lhe faz isso a troco de 50€ a cada 2 anos

Obrigado. Então é melhor prevenir me e ir procurar uma empresa. Não é por 50€ fico mais pobre.
  15.  # 15

Colocado por: spoliv
    Sim, a Portaria n.º 112/2014, de 23 de maio, que regulava a prestação de cuidados de saúde primários do trabalho através dos Agrupamentos de centros de saúde foi revogada, em 2016, pela Portaria n.º 121/2016, de 4 de maio.
    Concordam com este comentário:rui1987

Obrigado. Sendo assim, terei sempre de recorrer a uma empresa externa.
  16.  # 16

Colocado por: rui1987Não é por 50€ fico mais pobre.

Debita isso na próxima fatura de um cliente.
    Dos serviços que vai prestar, algum está relacionado com a construção?
  17.  # 17

Debita isso na próxima fatura de um cliente.
    Dos serviços que vai prestar, algum está relacionado com a construção?

Por acaso dou uns toques na construção civil, pois andei alguns anos a trabalhar com meu velhote..
    Importante é a gente ter saúde.. isto e uma mera burocracia, ate acaba por ser desnecessária muitas vezes se calhar, mas prefiro pagar 50€ de consulta do que uma multa de 2 ou 3 mil euros..
  18.  # 18

Colocado por: rui1987Por acaso dou uns toques na construção civil,

Se na sua nova atividade vai prestar serviços na área da construção, verifique se não está igualmente obrigado a ter uma habilitação para isso.
    Nada do outro mundo. Coisa que se consegue em 24h e a troco de uma centena de euros.
  19.  # 19

Se na sua nova atividade vai prestar serviços na área da construção, verifique se não está igualmente obrigado a ter uma habilitação para isso.
    Nada do outro mundo. Coisa que se consegue em 24h e a troco de uma centena de euros.

Sim, tenho ter minimo habilitação, mas eu não vou fazer disso a profissao principal. Aqui vou tentar tentar fazer umas limpezas terrenos, uns biscate ajudar alguem nalguma obra ou trabalhar nalgum lugar.. o que me aparecer..
  20.  # 20

Colocado por: rui1987Aqui vou tentar tentar fazer umas limpezas terrenos
    ~
    Vai usar motorossadoras e motosserras?
    Defina muito bem as tarefas que vai fazer para ter tudo legal.
    Tenha cuidado ao nível do seguro de AT pois pode estar a pagar e não estar coberto

0.0225 seg. NEW