Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estava a considerar colocar todos os interruptores da minha futura casa em sistema de pulsador / clique / botão basculante (vejo vários nomes para a mesma coisa).

Basicamente a questão é que muitas das divisões devem ter 2 (ou nalguns casos mais) pontos de controlo da iluminação, e quero evitar a confusão dos interruptores estarem sempre numa posição aleatória. Para além disso, algumas interruptores vão levar com um shelly atrás, e toda a gente recomenda estes de pressionar para uso com shelly. Posso ainda querer configurar algumas automatizações em Home Assistant para duplo clique, triplo clique, etc.

A minha questão é que tinha em mente colocar toda a aparelhagem Efapel Logus 90, mas experimentei esses interruptores de pressionar Mec21, e são simplesmente horríveis. É preciso fazer muita força e fazem muito barulho. Queria algo muito mais do estilo clique de rato. Já usei uns em hotéis e gostei muito do estilo. Dá-se um clique em vez de um empurrão, mal fazem barulho, e mal se movem.

Alguém tem feedback de modelos de pulsadores mais nesta onda? Já vi recomendações de Jung Taster 531U mas ainda não consegui experimentar. Algum forista tem experiencia com interruptores de pulsar levemente e silenciosos que possa recomendar?
  2.  # 2

Para quê complicar as coisas?
    Para isso vai ter que ter um género de relé nos tetos falsos ou no próprio interruptor, será mais uma coisa para poder ter uma avaria.
    O mesmo se passa se meter tudo com shellys, volta e meia dão o berro e se berrar fica sem poder ligar a luz manualmente.

Tenho um colega com esse sistema em casa, mas os "relés?" são mecânicos, têm 20 anos nunca falhou nenhum, tem sorte.
  3.  # 3

Colocado por: pemidesEfapel Logus 90, mas experimentei esses interruptores de pressionar Mec21, e são simplesmente horríveis

Parei de ler aqui.
    • HFSF
    • 9 outubro 2025

# 4

Esses botões que usou em hoteis são provavelmente botões de algum sistema de domotica. Não fazem de interruptor (preparados para 230v) mas apenas são contactos secos.
    Eu fiz exactamente o caminho contrario, tenho KNX em casa mas usei interruptores normais porque não gosto desses botões.

Não sei se usou os interruptores antes de estar montados e sem os espelhos, assim aquilo abana por todo o lado. Tente colocar numa parede e experimente.

Tem marcas bastante mais caras que a efapel, como shneider mas os orçamentos que me deram eram 6x superiores
  4.  # 5

Experimentei os interruptores de pressionar mec21/logus90 montados num cenário real. São mais pesados e barulhentos que um interruptor normal. Estava a pensar em algo muito mais estilo esses dos sistemas de domótica (mais clique e menos de mola), mas sem precisar realmente de um sistema de domótica (nalgumas divisões quero por shellys, noutras não).

Mesmo não indo para esses botões que não são interruptores 230v, não conhecem interruptores de outras marcas que exijam menos pressão e se movam menos, ficando num meio termo entre esses puros "clique de rato" e os Efapel?

A mim mencionaram esses Jung, mas ainda não os consegui experimentar...
  5.  # 6

Colocado por: pemidesquero evitar a confusão dos interruptores estarem sempre numa posição aleatória
    Vai ter tantas frentes com que se preocupar numa nova casa que isto é um não assunto. Aparelhagem de iluminação, escolha os que foram mais fáceis de limpar. O resto são fait-divers...
    Concordam com este comentário: Ruikode
    • HFSF
    • 9 outubro 2025

# 7

Colocado por: pemidesExperimentei os interruptores de pressionar mec21/logus90 montados num cenário real. São mais pesados e barulhentos que um interruptor normal. Estava a pensar em algo muito mais estilo esses dos sistemas de domótica (mais clique e menos de mola), mas sem precisar realmente de um sistema de domótica (nalgumas divisões quero por shellys, noutras não).

Isto vai ser preciso definir antes sequer de escolher as teclas.

A efapel tem os Domus 40 também que tem 4 pequenos botões de contacto.

Está a falar de algo como isto que viu?
    https://www.se.com/eg/en/product/NP16164_01BK_E1/push-button-unica-knx-8-key-black/
  6.  # 8

Exactamente isso! Não necessariamente com tantos botões, mas com o feel desse tipo de botões. Isso era a solução ideal para mim, mas já percebi pelas respostas anteriores que isso requer outro tipo de infraestrutura, não pode ser simplesmente ligado em paralelo com um actuador no quadro porque não trabalha aos 230v?
  7.  # 9

Colocado por: pemidesIsso era a solução ideal para mim, mas já percebi pelas respostas anteriores que isso requer outro tipo de infraestrutura

Esse tipo de equipamento será para um sistema de domótica, no caso usando o protocolo KNX, tem uma alimentação 24v e bus de dados de comunicação. Não é um simples interruptor.

Colocado por: pemidesnão pode ser simplesmente ligado em paralelo com um actuador no quadro porque não trabalha aos 230v?

Para fazer o que pretende (só a atuação por pulsador sem nenhum sistema de domótica ), seria basicamente um sistema básico utilizando algo como os telerruptores. É algo utilizado para finalidades muito especificas, mas não será prático para controlar toda a iluminação de uma casa, penso eu... Mas explore esta ideia, pode ser que descubra o que pretende. Um dos problemas dos telerruptores é fazerem barulho (ficam no quadro), são basicamente um relé, e ao atuar produz um clique +- incómodo.
  8.  # 10

alguma coisa não deve estar bem, qual a referência de mecanismo é que experimentou para os botões de pressão da efapel? Foi por exemplo o botão basculante mecanismo ref 21151 com a respetiva tecla?

Ou o basculante duplo ref 21156 ou o Botão de Pressão Eletrónico Quádruplo de MBT 21164

já usei disso várias vezes e não percebo como é que fazem barulho. As vezes o maior problema que encontro é o pessoal apertar os parafusos do mecanismo demasiado para dentro da caixa de aparelhagem e depois o centro não faz tão bem contacto com o mecanismo e tem que se desapertar um pouquito e testar até estar bem ao toque. Outro problema com os botões de pressão é que muitos instaladores não metem a Tampa para Proteção de Mecanismos própria da Efapel para proteger os mecanismos e depois chega lá o pintor e pinta tudo a torto e a direito e o mecanismo fica todo cheio de tinta, com os interruptores, comutadores etc ainda funcionam agora o mecanismo do botão de pressão a mola fica com lixo é meter o mecanismo ao lixo. Mas isto pode acontecer com qualquer mecanismo de qualquer marca.

O pessoal só está habituado a usar shellys e outras coisas mas também há a opção de comprar drivers chineses no aliexpress que tem zigbee e pushdim (para interligar com os botoes de pressão) e até torna muito mais fácil a eletrificação dos botões de pressão mas pronto é preciso unhas para tocar a viola.
    • eu
    • 9 outubro 2025

# 11

Sugestão de quem já teve domótica e mudou para interruptores simples:

Quanto mais complexa for a instalação elétrica, mais cara é e mais problemas vai dar. Uma instalação elétrica "normal" é mais barata, mais fiável e qualquer eletricista consegue mexer nela.

Por vezes, quanto mais simples melhor.
    Concordam com este comentário: Pickaxe, Belhinho, paulos
    • HFSF
    • 10 outubro 2025

# 12

Colocado por: euSugestão de quem já teve domótica e mudou para interruptores simples:

Quanto mais complexa for a instalação elétrica, mais cara é e mais problemas vai dar. Uma instalação elétrica "normal" é mais barata, mais fiável e qualquer eletricista consegue mexer nela.

Como tudo, depende da domotica que tem em KNX como tenho nem há volta a dar.

Claro que se for pedir a um eletricista para resolver os problemas do KNX ele não vai saber mas a instalação eletrica em sí fica relativamente simples.
    O tudo o que é controlado vai ao quadro e os atuadores que compra normalmente tem modo manual para situações de emergencia.

Eu também não gosto da maioria destes interruptores de 8 ou mais botões principalmente na zona social que vai ter de andar a dizer às pessoas: "é o 3 botão do lado esquerdo ou tens de clicar 3x seguidas". Ninguém está habituado a isto.
  9.  # 13

Colocado por: HFSF

Como tudo, depende da domotica que tem em KNX como tenho nem há volta a dar.

Claro que se for pedir a um eletricista para resolver os problemas do KNX ele não vai saber mas a instalação eletrica em sí fica relativamente simples.
    O tudo o que é controlado vai ao quadro e os atuadores que compra normalmente tem modo manual para situações de emergencia.

Eu também não gosto da maioria destes interruptores de 8 ou mais botões principalmente na zona social que vai ter de andar a dizer às pessoas: "é o 3 botão do lado esquerdo ou tens de clicar 3x seguidas". Ninguém está habituado a isto.

isso não é problema da tecnologia em si mas de quem projetou o sistema ou do cliente que não quis pagar por teclas serigrafadas ou o promotor imobiliário quis gastar os mínimos olímpicos.

mas sim do ponto de vista funcional numa moradia não faz sentido andar a meter imensos botões ou usar esses duplos cliques ou triplos cliques.
  10.  # 14

Colocado por: euSugestão de quem já teve domótica e mudou para interruptores simples:

Por vezes, quanto mais simples melhor.
    Concordam com este comentário:Pickaxe,Belhinho

isto é subjetivo, a fiabilidade tanto depende do tipo de material que se está a instalar como a maneira que é eletrificado. Geralmente soluções por fio são fiáveis, as sem fios já não posso dizer o mesmo.

se fossemos a andar com essa conversa do andar a meter do mais simples ninguém andava a meter iluminação com leds e andavamos ainda com lampadas incandescentes porque é mais simples e melhor !!! A mesma coisa para os estores, para quê meter estores elétricos é melhor meter portadas, mais simples, melhor !!
    • eu
    • 10 outubro 2025

# 15

Colocado por: EspalhaBrasasisto é subjetivo, a fiabilidade tanto depende do tipo de material que se está a instalar como a maneira que é eletrificado. Geralmente soluções por fio são fiáveis, as sem fios já não posso dizer o mesmo.

se fossemos a andar com essa conversa do andar a meter do mais simples ninguém andava a meter iluminação com leds e andavamos ainda com lampadas incandescentes porque é mais simples e melhor !!! A mesma coisa para os estores, para quê meter estores elétricos é melhor meter portadas, mais simples, melhor !!

Sim, claro que é subjetivo.

Eu não nego que a domótica também tem muitas vantagens - cabe a cada um avaliar se essas vantagens justificam o aumento de custo e complexidade. Uns acham que sim, outros acham que não, e ninguém está errado, são opções individuais, e cada um sabe de si.
    • HFSF
    • 10 outubro 2025

# 16

Colocado por: EspalhaBrasascliente que não quis pagar por teclas serigrafadas

Mas para mim a solução não é todo esta. Alguma visita sua vai andar a ler ou tentar perceber uns icons?

Para mim a domótica tem de estar o mais escondida possível, clica num botão faz uma ação que deve ser revertida se clicar outra vez.
    Além disso a vantagem é poder configurar coisas diferentes enquanto vai usando casa, hoje dá jeito acender uma luz, amanhã é a outra luz e deveria ser algo relativamente simples.

Tenho alguns duplos cliques no interruptor ao lado da cama por exemplo para ativar o modo noite mas isto é algo muito muito avançado.
  11.  # 17

Para fazer o que pretende (só a atuação por pulsador sem nenhum sistema de domótica ), seria basicamente um sistema básico utilizando algo como os telerruptores. É algo utilizado para finalidades muito especificas, mas não será prático para controlar toda a iluminação de uma casa, penso eu... Mas explore esta ideia, pode ser que descubra o que pretende. Um dos problemas dos telerruptores é fazerem barulho (ficam no quadro), são basicamente um relé, e ao atuar produz um clique +- incómodo.

No meu caso o quatro estaria numa zona técnica perto da garagem, não prevejo que o barulho seja um problema. Já percebi que a solução não será tão simples quanto pensei que era, mas ainda assim vou estudar melhor o assunto.

Eu na realidade não tenho grandes necessidades de domótica para luzes, mas o meu problema começa por haverem 4 entradas possíveis para a sala, o que logo aí complica ou inviabiliza controlar por interruptores normais, e faria mais sentido ir para os de mola com actuador no quadro (que já agora podia ser um shelly e ficava com opção de controlar por tlm). Depois nos quartos quero ter interruptores ao pé da cama, e acho que não faz sentido nenhum em divisões normalmente escuras andar a apalpar os interruptores para tentar acertar se é preciso acender em cima ou em baixo - mais um argumento para a mola; e depois se as divisões principais já têm de mola, faria sentido uniformizar. Se para isso tiver que meter um shelly em todos os circuitos, posso viver com isso, mas não quero ter que vender um rim para um knx.

Mas acho a experiência dos interruptores de mola que já experimentei (o efapel e entretanto também já experimentei um legrand) terrível, gostava mesmo de ir para um mais tipo clique.

Enfim, mantenho o meu dilema.
  12.  # 18

Colocado por: EspalhaBrasasalguma coisa não deve estar bem, qual a referência de mecanismo é que experimentou para os botões de pressão da efapel? Foi por exemplo o botão basculante mecanismo ref 21151 com a respetiva tecla?

Foi exactamente esse. Não é que acorde a vizinhança, mas faz mais barulho e é preciso fazer mais força que um interruptor normal. Não acho a experiência de utilização grande coisa...
  13.  # 19

Colocado por: pemides

Foi exactamente esse. Não é que acorde a vizinhança, mas faz mais barulho e é preciso fazer mais força que um interruptor normal. Não acho a experiência de utilização grande coisa...

experimenta o Botão de Pressão Eletrónico Quádruplo de MBT 21164, parece-me que terá o feedback que desejas que é diferente desses botão basculante simples e duplo.

0.0155 seg. NEW