Colocado por: pemidesEfapel Logus 90, mas experimentei esses interruptores de pressionar Mec21, e são simplesmente horríveis
Colocado por: pemidesquero evitar a confusão dos interruptores estarem sempre numa posição aleatóriaVai ter tantas frentes com que se preocupar numa nova casa que isto é um não assunto. Aparelhagem de iluminação, escolha os que foram mais fáceis de limpar. O resto são fait-divers...
Colocado por: pemidesExperimentei os interruptores de pressionar mec21/logus90 montados num cenário real. São mais pesados e barulhentos que um interruptor normal. Estava a pensar em algo muito mais estilo esses dos sistemas de domótica (mais clique e menos de mola), mas sem precisar realmente de um sistema de domótica (nalgumas divisões quero por shellys, noutras não).
Colocado por: pemidesIsso era a solução ideal para mim, mas já percebi pelas respostas anteriores que isso requer outro tipo de infraestrutura
Colocado por: pemidesnão pode ser simplesmente ligado em paralelo com um actuador no quadro porque não trabalha aos 230v?
Colocado por: euSugestão de quem já teve domótica e mudou para interruptores simples:
Quanto mais complexa for a instalação elétrica, mais cara é e mais problemas vai dar. Uma instalação elétrica "normal" é mais barata, mais fiável e qualquer eletricista consegue mexer nela.
Colocado por: HFSF
Como tudo, depende da domotica que tem em KNX como tenho nem há volta a dar.
Claro que se for pedir a um eletricista para resolver os problemas do KNX ele não vai saber mas a instalação eletrica em sí fica relativamente simples.
O tudo o que é controlado vai ao quadro e os atuadores que compra normalmente tem modo manual para situações de emergencia.
Eu também não gosto da maioria destes interruptores de 8 ou mais botões principalmente na zona social que vai ter de andar a dizer às pessoas: "é o 3 botão do lado esquerdo ou tens de clicar 3x seguidas". Ninguém está habituado a isto.
Colocado por: euSugestão de quem já teve domótica e mudou para interruptores simples:
Quanto mais complexa for a instalação elétrica, mais cara é e mais problemas vai dar. Uma instalação elétrica "normal" é mais barata, mais fiável e qualquer eletricista consegue mexer nela.
Por vezes, quanto mais simples melhor.
Colocado por: EspalhaBrasasisto é subjetivo, a fiabilidade tanto depende do tipo de material que se está a instalar como a maneira que é eletrificado. Geralmente soluções por fio são fiáveis, as sem fios já não posso dizer o mesmo.
se fossemos a andar com essa conversa do andar a meter do mais simples ninguém andava a meter iluminação com leds e andavamos ainda com lampadas incandescentes porque é mais simples e melhor !!! A mesma coisa para os estores, para quê meter estores elétricos é melhor meter portadas, mais simples, melhor !!
Colocado por: EspalhaBrasascliente que não quis pagar por teclas serigrafadas
Para fazer o que pretende (só a atuação por pulsador sem nenhum sistema de domótica ), seria basicamente um sistema básico utilizando algo como os telerruptores. É algo utilizado para finalidades muito especificas, mas não será prático para controlar toda a iluminação de uma casa, penso eu... Mas explore esta ideia, pode ser que descubra o que pretende. Um dos problemas dos telerruptores é fazerem barulho (ficam no quadro), são basicamente um relé, e ao atuar produz um clique +- incómodo.
Colocado por: EspalhaBrasasalguma coisa não deve estar bem, qual a referência de mecanismo é que experimentou para os botões de pressão da efapel? Foi por exemplo o botão basculante mecanismo ref 21151 com a respetiva tecla?
Colocado por: pemides
Foi exactamente esse. Não é que acorde a vizinhança, mas faz mais barulho e é preciso fazer mais força que um interruptor normal. Não acho a experiência de utilização grande coisa...