Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Hélio Pinto

também penso que estás equivocado sobre o que pensas que está a ser sugerido. por isso é que o zé pediu para esclareceres a tua posição.
  2.  # 82

Colocado por: antonylemostambém penso que estás equivocado sobre o que pensas que está a ser sugerido. por isso é que o zé pediu para esclareceres a tua posição.

Apenas demonstrei o meu desacordo com a citação.
    Não se pode dizer que após uma aprovação não se precisa mais do Arquitecto.
  3.  # 83

Colocado por: Hélio PintoNão se pode dizer que após uma aprovação não se precisa mais do Arquitecto.

Quer justificar o seu ponto de vista?
    É para isso que serve este fórum. Todos aprendemos uns com os outros
  4.  # 84

Colocado por: zedasilva
    Quer justificar o seu ponto de vista?
    É para isso que serve este fórum. Todos aprendemos uns com os outros

O tratalho de um arquitecto é muito mais que, até à aprovação de um projeto.
  5.  # 85

Colocado por: Hélio PintoApenas demonstrei o meu desacordo com a citação.
    ok, penso que, no contexto do que se estava a discutir é que na fase da construção o arquitecto passa a ser um ator secundário, substituido no papel principal pelo diretor de fiscalização, o diretor de obra e o construtor. a sua função passou a ser de esclarecer dúvidas (acompanhamento) a não ser que hajam alterações que necessitem de aditamentos ao projecto aprovado ou que por simpatia se queira pedir a opinião sobre qq outro tema

podendo sempre ser substituído por outro colega
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 86

Colocado por: antonylemosa não ser que hajam alterações que necessitem de aditamentos

Sabemos bem como estas coisas funcionam...e talvez não seja este o tópico para falarmos destes assuntos.
    Achei por bem apenas deixar o reparo, que vale o que vale...
  7.  # 87

Colocado por: Hélio PintoO tratalho de um arquitecto é muito mais que, até à aprovação de um projeto.

Claro que é.
    Mas isso deve ser explicado ao DO e previamente acordado
    Concordam com este comentário: Hélio Pinto
  8.  # 88

Boa noite a todos, já coloquei a solução que indicaram e o engenheiro concordou mas o construtor diz que devia ser feito com caixa de ar e que não assume responsabilidades se tiver problemas de humidades ou águas na cave se não fizer a caixa de ar com a bomba a drenar água para a caixa, honestamente não sei o que fazer. Em relação á drenagem perimetral pelo exterior a 1 metro profundidade diz que não vai resultar, que tinha que ter sido feito de raiz no fundo da muralha mas que pelos vistos não foi feito e que agora que a moradia está aterrada não faz sentido desaterrar. Disse que a caleira pelo interior e a caixa de ar na parede não vou ter problemas de humidade vinda das muralhas. O problema mesmo é da lage que por baixo junto às sapatas nasce água pois passava uma ribeira á muitos anos ali e que devia ficar mesmo com uma caixa de ar para não está em contacto direto com as águas.
  9.  # 89

deixe ver se entendi: o empreiteiro quer fazer uma caixa de ar e um poço de bombagem a recolher essas águas que serão "bombadas" para uma caixa algures?
    portanto esse poço/ caixa onde estarão as bombas ( sim porque terão que ser duas que é o que é recomendado pelas boas praticas) terá que ser acessivel pelo piso da cave ou seja uma tampa no pavimento da mesma. é isto?
    pergunte-lhe qual a diferença entre ter ali ar ou tudo cheio com gravilha pois será para drenar tudo na mesma e como vai impermeabilizar a parte de baixo da dita laje, é que se fosse gravilha-impermeabilização-e massame seria muito mais eficaz do que ter ali uma laje de vigotas cheia de condensações por baixo.
    enfim, continuam a pensar que ter algo elevado mesmo que uns cm é que "afasta" as humidades"
    deve ser porque é-lhes mais fácil fazer uma laje de vigotas do que um massame armado, só pode.
    Concordam com este comentário: lmcf2528
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcf2528
  10.  # 90

Tem mesmo é de escavar os muros exteriores até as sapatas e colocar também um dreno espinha no interior
  11.  # 91

Boa noite
  12.  # 92

Boa noite Marco sou da mesma opinião e acho que mesmo ele dizendo que não se responsabiliza que pretendo fazer como aqui foi mencionado e coloco a tela betonitica para se tiver algum problema. Mas ele põe me o problema também das águas das muralhas que vem da caleira interior para onde as direciona se era suposto serem bombeadas para debaixo da lage para a tal bomba de drenagem. Enfim eu não consigo é aceitar em ficar com 2.20metros altura numa cave com mais de 100m2 .
  13.  # 93

Boa noite Ricardo Porto eu pensei nisso, como não fui eu que mandei construir o que lá está não sei se fizeram a altura alguma coisa mas não me parece e o empreiteiro agora que contratei diz que fazer isso é muito demorado e que cavar 2 metros a volta da muralha vai ser muito dispendioso, horas com máquinas ali e que pode acertar na estrutura e danificar. Já não sei honestamente o que é melhor. O que é certo é que ao longo de mais de 10 anos de estrutura não tenho problemas de humidades nas muralhas pelo interior
  14.  # 94

E hoje começou outro dilema que já foi colocado tijolo termico 25 que prefere em vês do bloco térmico até aí tudo bem não vi contra, e era suposto levar etics eps 8cm mas afinal vai ser de 10cm pelos tubos de queda das águas pluviais passarem por fora mas ficarem escondidos atrás do etics. Mas afinal diz que prefere usar o xps 10cm mas eu nunca vi revestirem uma casa com xps....já vi com cortica expandida que queria mas fora do orçamento, lá de rocha e o tradicional eps branco agora com xps, vou ter vmc mas ainda assim o xps pelo que percebi não respira e isso pode trazer condensações não? Ele diz que põe o xps e assume o custo e não aguenta mais mas se eu preferir ele pões eps, vi agora que existe também o grafite sera que vale a pena? Obrigado
  15.  # 95

Aqui em cima das sapatas junto às muralhas leva uma caleira o que o empreiteiro refere é como vai encaminhar as águas se vão ficar acima da lage.
      Screenshot_2025-12-17-23-49-19-952_com.miui.gallery.jpg
  16.  # 96

quanto ao etics com xps peça-lhe o certificado desse sistema pois não é comum ser em xps, pode haver algum sistema de etics certificado mas com as camadas prescritas e exatas do fabricante.
    o grafite fica caro e a la de rocha não é para qualquer um
  17.  # 97

Pelo que vi ontem existe etics com xps da danosa com certificação. Pois o valor do etics com lá de rocha é muito mais elevado assim como o de cortiça expandida. Mas ao que me parece por preços na internet o eps grafite fica até mais em conta que o xps que ele quer colocar, é mais caro sim do que o eps normal mas parece me efetivamente melhor contra incêndios e de melhor nivel condutividade térmica penso que seja isso.
  18.  # 98

Em termos de relação preço/ desempenho, eu aconselho o EPS grafite.
  19.  # 99

Bom dia Pedro Barradas, pois parece me superior e em termos de custo deve ser inferior ao xps parece-me. O que vi a referir é que tem que ter guarda solar e a minha construção não tem muitas guardas, tem muita exposição solar. Não sei se é problemático
  20.  # 100

Colocado por: lmcf2528O que vi a referir é que tem que ter guarda solar

quais guardas!? guardas solares1?
    Tem é de efetuar o barramento/ revestimetno do EPS o mais rapidamente possível. pois não gosta de UVs

0.0293 seg. NEW