Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: LMigAlvesHá umas bases para colocar em cima da placa que funcionam com qualquer tacho.

Eu sei... não são eficazes. Não é a mesma coisa.
  2.  # 2

Colocado por: LMigAlves

Não.
    Há umas bases para colocar em cima da placa que funcionam com qualquer tacho.

Isso transforma um eficiente fogão de indução num tradicional e antiquado fogão de discos elétricos com aquecimento por condução.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Colocado por: AMSBCPO meu vizinho tem tudo eletrico e continua com os 6.9kw, e nunca teve problemas.

Os meus pais 6.9kVA, em trifásico... não deu (bastava ligar a torradeira e o jarro electrico). Tiveram de aumentar a potencia contratada para 10,35kVA. Noutra instalação, em monofásico, mesma situação, tínhamos 6.9kVA, apos monitorização dos picos de potencia, consegui baixar para 4,6kVA.
  4.  # 4

Colocado por: ALCLCFeu acho é que têm de ver bem que equipamentos (eficiência) andam a comprar...honestamente nunca vi a placa de indução a passar de 2.5kW e o forno de 3kW (e ambos no "arranque").

FrigoríficoS e afins não vale a pena falar. A minha casa em "idle" gasta entre 250-350W (alarme, cctv, rede incluído)

Parece-me um pouco puxado. Ainda agora estive a ver a minha e está em 60wh. Este é o mínimo, à vezes chega ali aos 130wh. Está com o alarme ligado, toda a parafernália de standbys ligados, dois routers, a antena mineradora de helium ligada... Só não incluo o standby dos AC pois está noutro circuito independente mas são cerca de 18/20wh.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Os meus pais 6.9kVA, em trifásico... não deu (bastava ligar a torradeira e o jarro electrico). Tiveram de aumentar a potencia contratada para 10,35kVA. Noutra instalação, em monofásico, mesma situação, tínhamos 6.9kVA, apos monitorização dos picos de potencia, consegui baixar para 4,6kVA.

trifásico por mais balanceadas que estejam as fases é "cortar potência" comparando com mono; para a mesma casa e mesmos consumos, a probabilidade é que com trifásica, seja quase sempre preciso mais kVa face a uma instalação monofásica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, barreira
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasAs placas de indução permitem restringir a potencia máxima. Tenho a minha de 7800W ligada a um circuito de 2.5mm2 E RESTRINGIDA A 4300w.

Tenho uma instalação antiga com placa de gás com acendedor ligado a uma tomada que tem tb um circuito de 2.5mm2 com disjuntor de 16A e estou a pensar mudar para placa de indução, numa primeira fase queria também restringir a potência da placa e manter o circuito actual e depois mais tarde substituía os cabos atuais por cabos de 4mm2 com disjuntor de 25A...quais são os A do disjuntor que protege esse circuito?
    Obg
  7.  # 7

Colocado por: jmpnmuais são os A do disjuntor que protege esse circuito?

2,5mm2 =16A
  8.  # 8

4mm, 20A.
  9.  # 9

Estive a dar uma vista de olhos nas placas....é o que o cliente quizer, na forma e feitio que quizer, com a potência que quizer e algumas na mesma placa "à la carte" (por exemplo a gama flex da Miele: várias zonas, com potências diferentes, até em boost)
  10.  # 10

Comentário desnecessário: quizer quiser
  11.  # 11

Colocado por: ALCLCFEstive a dar uma vista de olhos nas placas....é o que o cliente quizer, na forma e feitio que quizer, com a potência que quizer e algumas na mesma placa "à la carte" (por exemplo a gama flex da Miele: várias zonas, com potências diferentes, até em boost)

Isso tudo se paga, não é em placas de 300€, quando o fator de decisão é preço.
  12.  # 12

no factor preço, tem de entrar a potência contratada, potência do equipamento, eficiência do mesmo, instalação elétrica ou reforço da mesma, e a conta da luz que entra todos os meses.

É para todos os gostos como disse e com certeza o que não faltam são placas de indução de 2-3kW com preços mais contidos.

Até há quem opte por determinadas marcas, apenas e só para trocar menos de eletrodomésticos quando os abre para arranjar....e já não há peças no mercado para o fazer.
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas
    2,5mm2 =16A

Com 16A o limite que puseste de 4300W na placa não é elevado demais? Com esse valor não dispara o disjuntor?
  14.  # 14

Colocado por: jmpnmCom 16A o limite que puseste de 4300W na placa não é elevado demais? Com esse valor não dispara o disjuntor?

AINDA NÃO.... É RARO TER MAIS DO QUE 2FOCOS EM SIMULTANEO, E ESTANDO É POUCOS SEGUNDOS ACTIVOS.
  15.  # 15

Tem de confirmar se essas placas em questão permitem receber corrente bifasica. Se permitir coloca 2 fase, fornecendo 4,6kw à placa.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  16.  # 16

Sem queixas da Vale do Paiva. Costuma ter bons preços
  17.  # 17

Se eu tiver um circuito com fios de 2.5 mm2 e disjuntor de 16A e a placa vier com 2 fios de fase e 2 fios de neutro, posso passar um fio adicional de 2.5 e ligar noutro disjuntor novo de 16A e assim manter a placa com a potência máxima de 7000w?…..a minha instalação é monofásica.
    Ou tenho tb de passar um fio adicional de 2.5 para o segundo neutro, ou então um de 4 mm2 e ligar os 2 neutros da placa nele?
  18.  # 18

Não invente, circuito monofásico a 4mm e disjuntor 20A chega e sobra.

7000w é só em teoria, na prática ninguém trabalha com 4 zonas ao mesmo tempo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Pereira_89
  19.  # 19

Era só para aproveitar a fiarada que já está metida no tubo….mas ia ser difícil passar dois fios novos; entre 2F+2N+1T de 2.5 mm2 fica sem dúvida melhor F+N+T de 4mm2 e disjuntor de 20 ou 25A.

O fio de terra tb tem de ser 4mm2?….pergunto isto pq acho que o tubo é de 16mm e não vai ser fácil meter lá 4 fios de 4mm2, ainda devem ser uns 17 m de distância com pelo menos 2 curvas a 90°.
    • eu
    • 18 outubro 2025

# 20

Colocado por: jmpnmO fio de terra tb tem de ser 4mm2?

Em teoria sim, na prática pode ser até de 1,5 mm2, desde que exista um diferencial.

Mas não é uma boa prática.

0.0236 seg. NEW