Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal.

Fiz umas obras de remodelação de uma casa antiga (anos 50), na altura o empreiteiro referiu que a tomada que seria para ligar a máquina de lavar roupa, não tinha fio de terra de origem, mas tinha um fio de terra ligado à torneira de água que servia para ligar a máquina (um remendo que o meu velhote tinha feito).

O empreiteiro na altura refereiu que aquilo já não era necessário (e deu uma qualquer explicação que eu já não me lembro bem qual foi), eu assumi que ele tinha razão e não pensei mai no assunto ...

Na passada semana foram lá instalar uma máquina de lavar a roupa nova e o instalador referiu que a tomada não tinha fio terra e que o quadro elétrico está preparado com um dijuntor diferencial (como eu não estava em casa não tive oportunidade de questionar o que isto queria dizer ...).

Algué me consegue explicar o que raio queria dizer o senhor da máquina de lavar e se terei de fazer alguma coisa para resolver algum potencial perigo?

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar.

Cumprimentos
  2.  # 2

✅ O que foi dito e o que significa

Fio de terra ligado à torneira de água (instalação antiga)
    Antigamente (anos 50-70), não era raro ver “soluções criativas” para a ligação à terra, como ligar o fio de terra a canos metálicos de água. Isso era feito porque os canos metálicos estavam, na prática, enterrados e serviam como uma ligação à terra.
    ➤ Hoje, isso é proibido e considerado perigoso, pois não garante uma ligação fiável e contínua à terra.

O empreiteiro disse que “isso já não era necessário”
    Provavelmente, o que ele quis dizer (ou tentou explicar) foi que com a instalação de um disjuntor diferencial (RCD) no quadro elétrico, o sistema fica mais seguro, mesmo sem fio de terra.

O técnico da máquina disse que “não há fio de terra” mas que há diferencial no quadro
    Ou seja, confirmou que a tomada onde se liga a máquina de lavar não tem fio de terra, mas que o quadro tem proteção por diferencial — o que é um bom sinal.

⚡ O que é o disjuntor diferencial (RCD)?

É um dispositivo de segurança que desliga automaticamente a eletricidade se detectar uma fuga de corrente, por exemplo:

Quando há contacto entre um fio vivo e uma parte metálica de um aparelho (como o corpo da máquina de lavar),

Ou quando uma pessoa toca num fio com corrente e “fecha o circuito” através do corpo.

✅ Mesmo que não haja fio de terra, o diferencial ajuda a proteger contra choques elétricos.

❗ Mas atenção: o diferencial não substitui a terra. Ele complementa a protecção. O ideal é ter ambos.

✅ Se tem:

Um disjuntor diferencial (RCD) funcional no quadro elétrico,

Instalação eléctrica revista/reformulada recentemente (dentro dos últimos anos),

Equipamentos em boas condições,
    ➤ Já tem um nível de segurança razoável, mesmo sem terra na tomada.

⚠️ No entanto...

As normas actuais exigem a presença de fio de terra em todas as tomadas, especialmente em divisões húmidas (cozinhas, lavandarias, casas de banho).

Uma máquina de lavar roupa é um equipamento com estrutura metálica e funciona com água — é considerado de risco elevado.

Sem fio terra, não há escoamento para fuga de corrente em caso de falha interna da máquina. O risco de choque pode existir.

✅ O que recomendo que faças:

Pede a um eletricista qualificado que:

Verifique se existe mesmo fio terra na tomada da máquina (às vezes está lá mas não está ligado),

Veja se é possível puxar um fio terra desde o quadro elétrico até à tomada,

Teste o funcionamento correcto do disjuntor diferencial com um aparelho próprio (teste de fuga),

Veja se o resto da casa também está com ou sem terra.

Não use a ligação à torneira ou aos canos como “terra” — isso é perigoso e ilegal nas normas atuais.

🔧 Em resumo:

Está parcialmente protegido pelo diferencial no quadro — isso já é muito bom.

Mas idealmente, deverá o ter fio terra real na tomada da máquina de lavar.

Se possível, peça a um eletricista para instalar o fio terra. Em muitos casos, é relativamente fácil, especialmente se as obras foram recentes e há tubagens ou calhas disponíveis.
  3.  # 3

Colocado por: PalhavaSe possível, peça a um eletricista para instalar o fio terra. Em muitos casos, é relativamente fácil, especialmente se as obras foram recentes e há tubagens ou calhas disponíveis

O ChatGPT já lhe resolveu o problema.

O fio é igual ao papel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zerozerosete7
  4.  # 4

O fio terra é também o nome para outra coisa.
    Mas se perguntar ao chat Gpt aquilo bloqueia.
    🤐
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zerozerosete7
  5.  # 5

Colocado por: Varejote

O ChatGPT já lhe resolveu o problema.

O fio é igual ao papel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zerozerosete7

Não percebi esta parte. :)

O meu problema é que remodelei a casa toda à exceção da cozinha (a cozinha estava em condições, por isso apenas foi pintada ...), por isso no resto da casa a instalação elétrica foi toda renovada (e tem tudo fio terra), na cozinha como não foi renovada está tudo camo anteriormente (ou seja provavelmente não deverá ter terra ... pelo menos na zona da marquise, onte se encontra a máquina de lavar roupa e o frigorífico).

para instalar o fio terra tinha de voltar a fazer obras?
  6.  # 6

Chame um electricista certificado.
    Só um técnico experiente pode fazer uma avaliação rigorosa no local e verificar o que se pode fazer.
  7.  # 7

Colocado por: Zerozerosete7

Não percebi esta parte. :)

O meu problema é que remodelei a casa toda à exceção da cozinha (a cozinha estava em condições, por isso apenas foi pintada ...), por isso no resto da casa a instalação elétrica foi toda renovada (e tem tudo fio terra), na cozinha como não foi renovada está tudo camo anteriormente (ou seja provavelmente não deverá ter terra ... pelo menos na zona da marquise, onte se encontra a máquina de lavar roupa e o frigorífico).

para instalar o fio terra tinha de voltar a fazer obras?

Tire a tampa ao quadro e coloque aqui umas fotos.

Ter fio terra na parte nova e do quadro para a coluna montante do prédio não ter nada, na realidade não tem terra nenhuma, apenas um fios verde/amarelo a terminar no quadro elétrico.

0.0113 seg. NEW