Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia Malta. Quero construir um lago com forma não geométrica, estilo rectângulo de 6x4m por 1,5 m de profundidade em alguns pontos.
    Quem já construiu q materiais usou? Cimento? Tela? Outro?
    Qual a potência da bomba para recircular a água? (Apesar de ter como ideia usar plantas para oxigenar a água tb quero a água a cair num dos lados estilo cascata).
    Quero ter uma passagem a meio do lado tb para proporcionar sombra à agua para não cozinhar os peixes no verão mas não queria a típica ponte em arco. O q aconselham?
    Não consegui encontrar discussões sobre este assunto, pois a pesquisa remete para lagosta [lol] e para a cidade de lagos no algarve!

Antecipadamente grato pelas respostas e informações.
  2.  # 2

Tenho um contacto que se dedica muito à construção de lagos, é da zona de Marinhais (salvo erro). Se quiser, posso partilhar para trocar umas ideias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Silva 12
  3.  # 3

Sim, sff. Email para [email protected]
  4.  # 4

O ideal para um lago, com forma não geométrica e fazer a escavação consoante desejada, compactar bem toda a superfície, retirar pedras e raízes que possam danificar algo, de seguida usar geotextil e membrana epdm própria para lagos. Vocé encomenda aquilo a medida que precisa, e consoante vai enchendo de água aquilo toma a forma do lago.
    Para a bomba, dependa do volume de água a tratar, se for para meter peixes o ideal é ter skimer de fundo e filtração uv. Assim nada de produtos químicos

https://www.oase.com/fr-fr
    https://jardimaquatico.com/ubbink/m-6/
    https://www.foudebassin.com/en?srsltid=AfmBOop9m2IkkvOALyPI0VFYMnuEDFTyAzgGHpV53zqakJGN8GQEsU5B

Estão em francês mas já dá para uma vista de olhos
  5.  # 5

Obrigado.
  6.  # 6

Colocado por: João Silva 12... com forma não geométrica, estilo rectângulo de 6x4m ...

Agora fiquei com um nó no cérebro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  7.  # 7

Colocado por: João Silva 12Quero construir um lago com forma não geométrica, estilo rectângulo de 6x4m por 1,5 m de profundidade em alguns pontos.

Deve ser: construir um lago com formato irregular, inserido numa área de 6x4m, com profundidade variável até 1.50m.

Antes de mais, acho muita profundidade para um lago com área tão pequena.... deveria ser no mínimo uns 12x6m e profundidade máxima de 1.20m.
    Faça uns cortes esquemáticos e vai ver que tenho razão.
    Boa sorte. Planeie.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Barradas
    Deve ser:construir um lago com formato irregular, inserido numa área de 6x4m, com profundidade variável até 1.50m.

Antes de mais, acho muita profundidade para um lago com área tão pequena.... deveria ser no mínimo uns 12x6m e profundidade máxima de 1.20m.
    Faça uns cortes esquemáticos e vai ver que tenho razão.
    Boa sorte. Planeie.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:João Silva 12

Obrigado pela informação. Efectivamente não há muitos sítios onde se encontre informação técnica sobre lagos. Se souber de algum site onde aprender, aceito.

A área do terreno para o jardim tem 600m2, mas gostamos de vistas desafogadas, daí o espaço "disponivel" para o lago rondar os 6x4m. Claro q a profundidade é em crescendo e, no máximo, seria de 1,5m. Já percebi q tenho q reduzir a profundidade. Para a área de 6x4 0 q aconselha de profundidade máxima?
  9.  # 9

Colocado por: LMigAlves

Agora fiquei com um nó no cérebro.

Penso q está claro o q pretendo com a forma do lago...
  10.  # 10

Colocado por: João Silva 12

Penso q está claro o q pretendo com a forma do lago...

Claro como a água...
  11.  # 11

João, mas quais são os animais e plantas que pretende colocar no lago, ? ajuda a determinar a produndidade necessária e a zona do pais, se percebi bem é para a zona de lagos, Algarve, agua não congela, não necessita de grandes produndidade.

Eu tenho um na zona do Porto Litoral, fiz com +-4x4 e 80cm proxundidade não congela, tem varias estruturas interiores para peixes e tartarugas e é plantado,, quer com plantas fixas quer de superficies

A Questão do sombreamento, tenho para alem das plantas de superficie , palmeiras no exterior na zona, circular do sol para criar efeitos de sombra, mas não coloquei ponte, 4*6 tambem me parece pouco para uma ponte, tapa uma parte consideravel do lago,

Filtragem comprei um laguna pressure flow 14000 com uv.

Vou fazendo as manutenções e nunca tive stresses
  12.  # 12

Literatura:
    https://pt.scribd.com/doc/60160718/Como-Construir-Um-Lago-Artificial
  13.  # 13

Colocado por: marcocarO ideal para um lago, com forma não geométrica e fazer a escavação consoante desejada, compactar bem toda a superfície, retirar pedras e raízes que possam danificar algo, de seguida usar geotextil e membrana epdm própria para lagos. Vocé encomenda aquilo a medida que precisa, e consoante vai enchendo de água aquilo toma a forma do lago.
    Para a bomba, dependa do volume de água a tratar, se for para meter peixes o ideal é ter skimer de fundo e filtração uv. Assim nada de produtos químicos

https://www.oase.com/fr-fr
    https://jardimaquatico.com/ubbink/m-6/
    https://www.foudebassin.com/en?srsltid=AfmBOop9m2IkkvOALyPI0VFYMnuEDFTyAzgGHpV53zqakJGN8GQEsU5B

Estão em francês mas já dá para uma vista de olhos

Sempre li que não se deve utilizar um filtro EV porque mata as bactérias que regulam o ciclo do azoto.
  14.  # 14

Colocado por: Paulo PortoJoão, mas quais são os animais e plantas que pretende colocar no lago, ? ajuda a determinar a produndidade necessária e a zona do pais, se percebi bem é para a zona de lagos, Algarve, agua não congela, não necessita de grandes produndidade.

Eu tenho um na zona do Porto Litoral, fiz com +-4x4 e 80cm proxundidade não congela, tem varias estruturas interiores para peixes e tartarugas e é plantado,, quer com plantas fixas quer de superficies

A Questão do sombreamento, tenho para alem das plantas de superficie , palmeiras no exterior na zona, circular do sol para criar efeitos de sombra, mas não coloquei ponte, 4*6 tambem me parece pouco para uma ponte, tapa uma parte consideravel do lago,

Filtragem comprei um laguna pressure flow 14000 com uv.

Vou fazendo as manutenções e nunca tive stresses

Obrigado pela resposta. O lago é na zona de aveiro. O q disse foi q a pesquisa no forum da casa por lagos remete para lagos cidade ou para lagosta, pois neste caso o início da palavra é igual.

Pretendo colocar plantas de superfície e de fundo. Qto a animais, peixes e rãs.

A questão da ponte tem q ver com a necessidade de sombrear a água de forma natural, visto q o lago irá apanhar sol o dia inteiro. A sombra seria uma forma de a água nao aquecer tanto. Refiro isto de forma empírica, sem grandes dados para ter certezas. Há poucos sítios para ler em profundidade, sendo q o q há são sites para venda de bombas ou de pacotes de bactérias para a água.

Fizeste em cimento ou em lona?

Podes colocar uma imagem de como ficou? Obrigado.
  15.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasLiteratura:
    https://pt.scribd.com/doc/60160718/Como-Construir-Um-Lago-Artificial

Obrigado.
  16.  # 16

Colocado por: João Silva 12

Obrigado pela resposta. O lago é na zona de aveiro. O q disse foi q a pesquisa no forum da casa por lagos remete para lagos cidade ou para lagosta, pois neste caso o início da palavra é igual.

Pretendo colocar plantas de superfície e de fundo. Qto a animais, peixes e rãs.

A questão da ponte tem q ver com a necessidade de sombrear a água de forma natural, visto q o lago irá apanhar sol o dia inteiro. A sombra seria uma forma de a água nao aquecer tanto. Refiro isto de forma empírica, sem grandes dados para ter certezas. Há poucos sítios para ler em profundidade, sendo q o q há são sites para venda de bombas ou de pacotes de bactérias para a água.

Fizeste em cimento ou em lona?

Podes colocar uma imagem de como ficou? Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, João Silva 12
      Imagem WhatsApp 2025-10-25 às 13.15.13_fa968f29.jpg
      Imagem WhatsApp 2025-10-25 às 13.15.13_d0dc3bf2.jpg
      Imagem WhatsApp 2025-10-25 às 13.15.13_27b7f9de.jpg
  17.  # 17

Cheguei a ter ras, não aconselho, gostei inicialmente mas na epoca de acasalamento o barulho é mesmo muito incomodativo,
      Imagem WhatsApp 2025-10-25 às 13.15.14_45062dac.jpg
      Imagem WhatsApp 2025-10-25 às 13.15.13_41a58f05.jpg
  18.  # 18

Colocado por: Paulo PortoCheguei a ter ras, não aconselho, gostei inicialmente mas na epoca de acasalamento o barulho é mesmo muito incomodativo,

E problemas com mosquitos? Ou os Koi tratam das larvas?
  19.  # 19

Colocado por: Ruikode
    E problemas com mosquitos? Ou os Koi tratam das larvas?

Nunca tive problemas de mosquitos em lagos. comida gratis :-)
  20.  # 20

uma das coisas que muito me atrai num lago é ver a diversidade de aves que vem ao lago beber, cada vez que olho á janela tem um passaro diferente lá.

0.0208 seg. NEW