Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, gostaria de saber a opinião acerca dos prós e contras da colocação de cortiça nas paredes, chão e tecto de um apartamento em fase de construção de modo a abafar ruídos e/ou moderar picos de temperatura.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Os contra....
    - Um pouco mais caro que soluções em materiais "artificiais"...
    - Menor desempenho termico e/ ou acústico que outras soluções especificas...

    Mas desde que bem dimensionado para cada caso, os derivados de cortiça são uma solução muito boa.
    • vmgl
    • 31 março 2010

     # 3

    Contacte a Amorim para o efeito.

    No caso da colocação das placas de aglomerado de cortiça nas paredes a que se refere? paredes duplas?
  3.  # 4

    O único e inexplicável "defeito" é o preço.

    É incompreensível como um material local com baixíssima energia incorporada no fabrico e transporte ainda tem um preço tão alto quando o seu uso começa a ser mais comum e quando deveria ser encorajado por ser um material ecológico, eficiente e que apoia um ecossistema importante.

    Cumps
  4.  # 5

    Ou a Isocor, que tem inclusivamente esquemas de aplicações:

    http://www.isocor.pt/index.htm

    Penso que enquanto teve o monopólio dos vedantes de garrafas, a indústria da cortiça deitou-se à sombra da bananeira e só começou a dar corda aos sapatos (inclusivamente quanto à qualidade das rolhas) quando viu os produtores de vinho passarem-se para alternativas sintéticas. Agora tentam (desesperadamente?) fazer qualquer outra coisa com o que lhes sobra, mas penso que os materiais de construção ainda são uns parentes pobres na cabeça deles. Fazem tão pouco esforço que muitos dos sites nem sequer têm uma versão portuguesa.
  5.  # 6

    A cortiça em ralação aos restantes materiais sintéticos usados para isolamento,
    apresenta melhor caracteristicas de resistência sonora do que térmica. Face ao XPS e EPS a única vantagem
    que a cortiça supera é no acústico.

    cumprimentos.
  6.  # 7

    Exacto Lobito, mesmo uma pequena moradia, se for isolada com aglomerado de 6cm, quantos m3 de material leva?

    O suficiente para rolhas para o resto da vida, provavelmente! E cheguei a ouvir falar de um boicote ás cápsulas de plástico!
  7.  # 8

    Uma coisa que eu tenho de fazer é ir à cafetaria do Museu do Design que, ao que ,tem umas mesas feitas de cortiça que são qualquer coisa de fantastico. Toda a gente lhes faz festinhas porque o toque é extraordinario, mas não sei que acabamento levaram.
  8.  # 9

    Atenção com as humidades.
    Alguma cortiça é tratada para resistir ás humidades e outras situações.
    Há quem utilize cortiça como base para soalho flutuante, mas isso pode dar muitos problemas.
    Mingua, começa a ganhar bolores, mau cheiro muito intenso, e finalmente apodrecimento. Claro que nem todas as obras isto acontece.
    A cortiça para ter o mesmo poder de isolamento (especialmente térmico) mas tem de ter mais espessura. ex. cortiça 5cm=3cm poliestireno extrudido(XPS)=1cm tela de alumínio reflexivo (manta reflectora).

    A cortiça em relação a alguns produtos tem a vantagem de resistir melhor ao fogo, ou agentes químicos. Mas como é para ficar entre paredes ou pavimentos isto não é uma vantagem que faça a diferença.
    Se utilizar uma tela alumínio (térmico) e uma camada de lã de rocha(sonoro) conseguirá um isolamento muito bom e resistente a múltiplos factores.
    Pode estudar isolamentos do tipo betão celular, vidro celular, aglomex, entre outros menos conhecidos.
    Irei tentar colocar uma tabela com as espessuras dos materiais para o mesmo isolamento, mas não prometo.
    A cortiça é um bom produto, mas com muita fama.
    • Wally
    • 31 março 2010 editado

     # 10

    Colocado por: nfgoncalvesOlá a todos, gostaria de saber a opinião acerca dos prós e contras da colocação decortiçanas paredes, chão e tecto de um apartamento em fase de construção de modo a abafar ruídos e/ou moderar picos de temperatura.
    Obrigado.


    Veja este exemplo.

    Usei placas de aglomerado de cortiça de 4cm para forrar um sotão pelo interior (e depois coberto com lambrim), e gostei muito do resultado final, tanto em isolamento térmico como acústico... O único contra que vejo é mesmo o preço... Mas isso é para mim, que sou leigo na matéria.
    •  
      MartaD
    • 1 abril 2010 editado

     # 11

    Estou-me a lembrar, nos anos 80, o meu pai tinha uma divisão (num apartamento) totalmente revestida a cortiça (chão, tecto e paredes), onde tocava com os amigos e fazia todo o barulho com instrumentos. Nunca nenhum vizinho se queixou. Mas não sei se é uma coisa tão milagrosa como fez parecer.
  9.  # 12

    Talvez isto tenha alguma utilidade (embora eu fique sempre com a sensação que, como manual técnico é um bom folheto publicitario):

    http://www.realcork.org/userfiles/File/Caderno%20Tecnico%20F%20PT.pdf
 
0.0159 seg. NEW