Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.
    Tenho aprendido muito aqui.
    O problema que a minha irmã tem é o facto de o soalho estalar quando caminha, sobretudo à noite é bem audível e em dias muito húmidos (Funchal).
    Não há partes a levantar ou soltas ou com folgas.
    Esta foto é da casa de um vizinho que fez uma remodelação e que não tinha o problema que a minha irmã tem.
    Não sei os nomes técnicos, mas o sarrafo parece estar pregado a uma espécie de faixa de cimento que se apresentava bastante partida nos sítios onde o vizinho levantou.
    Esta faixa de cimento e o sarrafo fazem a caixa de ar.
    Bem, desculpem-me se estou a descrever o óbvio para quem é entendido e vê perfeitamente a imagem.
    A minha questão é: para a minha irmã acabar com o barulho irritante dos estalidos o que será melhor fazer?
    Acabar com a caixa de ar, ou parte dela, uniformizando a betonilha?
    Substituir os sarrafos?
    Colar?
    Ela ainda não falou com nenhum empreiteiro e gostaria de estar mais informada sobre as possibilidades.
    A área do soalho (2 quartos e sala) é de aproximadamente 80m2.
    Obrigado e bem haja a todos neste excelente fórum.
      IMAGEM SOALHO CASA.jpg
  2.  # 2

Era de dar uma sarrafada a quem fez isso. Que desperdício...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timóteo Ferreira
  3.  # 3

Que belíssimo exemplo de como não se deve fazer.
    Se a sua irmã quiser resolver o problema de vez tem de estar preparada para uma logística chata e para gastar dinheiro.
  4.  # 4

Caro João Dias, tenho visto vários comentários seus e tenho aprendido, como também com outros comentadores. Mas sou um leigo e ainda não tomei coragem de construir uma casa. O que pretendo aqui, no aconselhamento possível, é poder ajudar a minha irmã quando ela for tratar com empreiteiros. Ela está preparada para o que achamos ser inevitável: levantar tudo e fazer de novo. A questão é: qual a melhor maneira de refazer guardando este soalho que é muito bom. O prédio é de 1998 e relembro que esta imagem é da casa de um vizinho que fez obras (ele acabou com uma parte do soalho porque aumentou a cozinha, mas o resto do soalho do apartamento ficou igual). Tenho acompanhado algumas discussões sobre a colocação de pavimento, mas gostaria de ter um conselho mais contextualizado. Obrigado
  5.  # 5

Colocado por: Timóteo FerreiraCaro João Dias, tenho visto vários comentários seus e tenho aprendido, como também com outros comentadores. Mas sou um leigo e ainda não tomei coragem de construir uma casa. O que pretendo aqui, no aconselhamento possível, é poder ajudar a minha irmã quando ela for tratar com empreiteiros. Ela está preparada para o que achamos ser inevitável: levantar tudo e fazer de novo. A questão é: qual a melhor maneira de refazer guardando este soalho que é muito bom. O prédio é de 1998 e relembro que esta imagem é da casa de um vizinho que fez obras (ele acabou com uma parte do soalho porque aumentou a cozinha, mas o resto do soalho do apartamento ficou igual). Tenho acompanhado algumas discussões sobre a colocação de pavimento, mas gostaria de ter um conselho mais contextualizado. Obrigado

Bom, em bom rigor, reaproveitar o soalho não me parece que se afigure fácil ou mesmo possível. Estará com certeza pregado nos machos e os mesmos seguramente irão partir aquando da remoção o que inviabiliza a reaplicação segura do mesmo.
    A forma mais eficaz de fazer o trabalho seria:
    1) Remoção do soalho e sarrafos preferencialmente partindo os maciços de cimento que, a julgar pela foto do vizinho, se os da sua irmã estiverem assim de maciços têm pouco.
    2) execução de betonilha tradicional em traço 3 por 1 preferencialmente com aglutinante como os que se usam para os pisos radiantes para que a massa fique mais fluida e seja mais fácil desempenar.
    3) aplicação de BPV/primário de aderência na totalidade da base
    4) Colagem de soalho com cola apropriada. Eu utilizaria a Pallmann P6 por ser a melhor cola que conheço para aplicação de soalhos maciços
    5) Afagamento, preparação e acabamento do novo soalho preferencialmente com um acabamento natural mas isso é uma questão de gosto pessoal.

Se for bem executado, nunca mais tem um problema..

Se quiser garantir que a coisa é bem feita, execute os passos 1 e 2 e para o ano, quando for executar a obra que temos no Funchal, posso executar a da sua irmã também numa espécie de 2 em 1.
  6.  # 6

Colocado por: Joao Diasem traço 3 por 1 preferencialmente com aglutinante como os que se usam para os pisos radiantes para que a massa fique mais fluida e seja mais fácil desempenar
    tenho humildemente de discordar desta recomendação pois vai depender e muito da espessura a aplicar pois a betonilha ao ser flutuante (não aderida) deverá ser traço 4 por 1 com uma espessura mínima de 4 cm, abaixo disto só com autonivelantes.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  7.  # 7

Bom dia a todos.
    Contactámos o empreiteiro que fez a obra na casa do vizinho, na imagem, e ele confirma que o soalho está pregado. No entanto, disse-nos que recolocou algumas tábuas numa zona da sala, sem problemas de maior e que nem todos os maciços estão partidos, podendo o problema dos estalidos ser apenas da fixação que se soltou. Na verdade, os tais estalidos apareceram, ou aumentaram, depois dos últimos dois terramotos ocorridos na Madeira. Alertou para o facto de, ao levantar todo o soalho para correção do problema, podermos contar com uma perda de 30% de tábuas. E falou que, para aproveitar parte daquele soalho, tem de se manter a caixa de ar, renovando os sarrafos/caibros/ripas e refazendo os maciços. É nisto que uma pessoa desespera: as opiniões são contrastantes. Mas vamos continuar a tentar perceber qual a melhor solução.
    p.s.: João Dias, falou numa obra no Funchal... como posso contactá-lo por outra via? Obrigado
  8.  # 8

Colocado por: jorgealvestenho humildemente de discordar desta recomendação pois vai depender e muito da espessura a aplicar pois a betonilha ao ser flutuante (não aderida) deverá ser traço 4 por 1 com uma espessura mínima de 4 cm, abaixo disto só com autonivelantes.
    Concordam com este comentário:Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Timóteo Ferreira

Meu, a escrever no tm com dedos gordos é o que é.
    O traço é como dizes, 4 por 1
  9.  # 9

Colocado por: Timóteo FerreiraBom dia a todos.
    Contactámos o empreiteiro que fez a obra na casa do vizinho, na imagem, e ele confirma que o soalho está pregado. No entanto, disse-nos que recolocou algumas tábuas numa zona da sala, sem problemas de maior e que nem todos os maciços estão partidos, podendo o problema dos estalidos ser apenas da fixação que se soltou. Na verdade, os tais estalidos apareceram, ou aumentaram, depois dos últimos dois terramotos ocorridos na Madeira. Alertou para o facto de, ao levantar todo o soalho para correção do problema, podermos contar com uma perda de 30% de tábuas. E falou que, para aproveitar parte daquele soalho, tem de se manter a caixa de ar, renovando os sarrafos/caibros/ripas e refazendo os maciços. É nisto que uma pessoa desespera: as opiniões são contrastantes. Mas vamos continuar a tentar perceber qual a melhor solução.
    p.s.: João Dias, falou numa obra no Funchal... como posso contactá-lo por outra via? Obrigado

Mais do mesmo… é um fetiche com o raio da caixa de ar que só visto.
    Envie-me o seu contato para [email protected] e eu ligo-lhe

0.0148 seg. NEW