Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte assunto:
    Vou mudar o telhado da minha casa (telhado em madeira, substituição de caimbos) e tenho de alugar uma grua para o fazer...
    Tenho de pedir licença para mudar o meu telhado? E para a grua ? Terei de pedir licença ou comunicar à Câmara Municipal o início das obras??

Obrigado
  2.  # 2

Para o telhado deve chegar uma comunicação, mas pergunte nos serviços de obras da CM em questão. Em relação à grua da CM só precisa de licença de ocupação publica se for o caso.
  3.  # 3

Ainda em relação á grua, não esqueça que o DO está obrigado a comprovar que o empreiteiro tem o certificado de montagem da mesma e a habitação do manobrador.
  4.  # 4

A grua está apenas a ocupar o meu terreno privado e a lança não irá para a via pública nem para espaço aéreo vizinho.
    Se eu não comunicar o início das obras no telhado à Câmara Municipal levarei multa, certo?
  5.  # 5

A multa é apenas a primeira consequência.
    A obra pode ser embargada até que o Lipe apresente a documentação para a comunicação ou eventualmente o licenciamento.
    Tratando-se de atividades com riscos especiais, aqui a ACT pode igualmente interferir com a aplicação de contraordenacoes ao Dono de obra e ao empreiteiro.
    São entidades distintas, ACT e câmara.
    Uma pode fechar os olhos e a outra não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  6.  # 6

O "gajo" da grua deve ter conhecimento do que é necessário...acho eu.
    Se não tem, deveria ter.
  7.  # 7

Colocado por: barreiraO "gajo" da grua deve ter conhecimento do que é necessário...acho eu.

Verdade mas uma das responsabilidades do Dono de obra (DO) é garantir que o gajo tem tudo direitinho.
    Caso o DO não assegure isso podem-lhe ser imputadas contra ordenações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anibalventura
  8.  # 8

Bom, nesse caso é melhor mesmo comunicar o início da obra no telhado à Câmara (Já que não preciso de licença). Não vá eu ter problemas..
  9.  # 9

veja se não precisa de uma licença para ocupação do espaço público também.
  10.  # 10

Se vai mexer na estrutura, do telhado tem de ter em obra um Termo de responsabilidade sobre a estrutura, a apresentar à fiscalização da câmara.
    Em relação à grua o ACT não quer saber se a grua está sobre a via pública ou não.
    À camara comunica a realização de obras de conservação com intervenção no telhado.
  11.  # 11

Colocado por: Anibalventuraveja se não precisa de uma licença para ocupação do espaço público também.

Colocado por: Lipe188A grua está apenas a ocupar o meu terreno privado e a lança não irá para a via pública nem para espaço aéreo vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anibalventura

0.0135 seg. NEW