Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Somos um jovem casal que pretende começar a planear o processo de construção da nossa futura casa. Gostávamos de conseguir construir uma casa típica de campo na zona Oeste, num terreno de família. O terreno fica entre Caldas e Alcobaça, numa zona agrícola, e apesar de ter uma construção já existente foi dividido. A nossa parte não tem nenhum edifício, no entanto queríamos manter a traça rustica associada à zona.

Fomos à camara informar-nos acerca da possibilidade de construção e agora procuramos um arquiteto que nos possa ajudar no processo.

Conhecem arquitetos que recomendem para este um estilo tradicional, campestre que permita construir uma casa enquadrada na paisagem, confortável e clássica por dentro e que por fora aparente estar la desde sempre?

Desde já, muito obrigado pela ajuda, deixamos algumas fotos de inspirações
      4.jpg
      2.jpg
      12.jpg
    • ferfil
    • 24 outubro 2025 editado

# 2

Vai depender muito da "profundidade" da carteira!

Posso dar referencia de 2 arquitetos excelentes a trabalha o estilo "rustico/romântico":
    - Thiago Braddell
    - Catarina Pinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pisco
  2.  # 3

Profundidade da carteira para fazer uma casa retangular sem grandes "floreados" e com cobertura tradicional? Acho que não é caso para tanto.
  3.  # 4

A segunda foto parece uma escola reutilizada, não?
  4.  # 5

É uma casa típica do sul de frança
    Concordam com este comentário: Pisco
  5.  # 6

Colocado por: BelhinhoA segunda foto parece uma escola reutilizada, não?

Foi o meu primeiro pensamento, uma escola do Plano dos Centenários remodelada para habitação. Mas descartei porque tem mais do que um formato de porta.
  6.  # 7

A profundidade da carteira não é muita ;)

Mas a ideia seria algo o mais simples possível, dentro deste estilo, fachada simples, retangular, talvez com 1º andar e um bom pátio para uns churrascos... Temos visto muitos projetos de renovações incríveis. Fazer do 0 por um lado poderá vir a ser mais difícil por não termos uma base de trabalho mas acreditamos que também nos dá mais liberdade.

Agradecemos as vossas sugestões e ideias!
  7.  # 8

Adoro este tópico ;-)
    O Arq. Pedro Barradas aqui do forum também tem trabalhos mais para o rústico com muito bom gosto. E o Marco1 também tenho a certeza que lhe desenharia uma casa à maneira ;-) Os 2 são da AML, a um pulinho das Caldas.

Depois poderá é ter os "problemas" que tive na minha casa, com a esposa a pedir ornamentos e coisinhas que viu no pinterest por um lado, e o construtor a torcer o nariz e a querer fazer tudo a direito! Não foi fácil mas o resultado valeu o esforço.

Boa sorte e vá partilhando. Quer dizer, era bom que fosse partilhando, mas agora já quase ninguém o faz.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, HAL_9000
  8.  # 9

eu não tenho disponibilidade. MAs veja se a minha colega Arq. Cristina Onofre, tem
    Procure por "Pedra angular, Lda", em Campelos/ Torres Vedras.
    Boa sorte
    • argo
    • 26 outubro 2025

# 10

Arq. Paulo Henrique Conde
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100057293874475
  9.  # 11

Muito Obrigado a todos pelas vossa contribuição, vamos tentar espreitar alguns projetos para percebermos qual dos arquitetos nos poderá ajudar mais dentro do estilo que gostamos. Acreditamos que a próxima etapa será fazer um pedido de Informação Prévia, mas vamos dando notícias ;)

0.0119 seg. NEW