Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos! Tenciono nos proximos tempo dar uma nova cara ao apartamento que moro. Comonse trata de apartamento alugado, apenas posso pintar paredes, trocar de moveis e pouco mais!
    Um serviço de um profissional Design de Interiores para este tipo de serviço quanto que custará em média?
    O apartamento é bastante pequeno 67m2!
  2.  # 2

Vai investir no que nao e seu?
    Concordam com este comentário: HideCode, Cláudia11
  3.  # 3

Colocado por: MoradiacoimbraVai investir no que nao e seu?
    Concordam com este comentário:HideCode

Não me parece.
    Parece que vai investir no proprio bem-estar.
    Concordam com este comentário: Djdasa, Palhava
  4.  # 4

Colocado por: MoradiacoimbraVai investir no que nao e seu?
    Concordam com este comentário:HideCode

Quando não há condições para ter algo que não é nosso, sim vou investir no que não é meu porque tenciono ficar alguns (bons) anos neste apartamento
  5.  # 5

Colocado por: DjdasaBoa tarde a todos! Tenciono nos proximos tempo dar uma nova cara ao apartamento que moro. Comonse trata de apartamento alugado, apenas posso pintar paredes, trocar de moveis e pouco mais!
    Um serviço de um profissional Design de Interiores para este tipo de serviço quanto que custará em média?
    O apartamento é bastante pequeno 67m2!

O melhor conselho que posso dar é que não faça nada disso.
    Se for ajudar na disposição de móveis ok.

Mesmo investir em mobiliário pense bem, daqui a uns tempos muda de casa e a mobília já não serve.

Quanto a obras, se fosse a si nem pintava. Provavelmente arranja um senhorio chato que imbirra com a cor e diz que quer tudo como estava. Vai gastar dinheiro agora para pintar e depois voltar a deixar como estava.

Muito menos fazer algo em mobiliário fixo (cozinha/WC)

Tive conhecidos que mudaram até a banca da cozinha, passado 2 anos separaram-se e deixaram tudo para trás. Dinheiro para o lixo.
  6.  # 6

E se o senhorio nao quiser renovar?
    pense bem.
    Colocado por: Djdasa
    sim vou investir no que não é meu porque tenciono ficar alguns (bons) anos neste apartamento
  7.  # 7

Olá.
    Numa casa alugada?
    No máximo, o que faria seria pintar por dentro, o valor da tinta e pincéis descontava ao pagar a renda, e oferecia a mão de obra.
    Idem para algum frigorífico ou assim, como inquilino até podia tratar de tudo, de comprar e organizar transporte... mas qualquer gasto era a descontar na renda. Oferecer só mesmo a disponibilidade e mão de obra.

Ou faça contratos longos, como quem aluga uma loja, 5, 10 anos... e aí sim, poderia investir qualquer coisa... ainda assim, sempre na perspectiva de poder desmontar e levar para outro lado...
    Concordam com este comentário: Moradiacoimbra
  8.  # 8

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.
    Numa casa alugada?
    No máximo, o que faria seria pintar por dentro, o valor da tinta e pincéis descontava ao pagar a renda, e oferecia a mão de obra.

mas qualquer gasto era a descontar na renda. Oferecer só mesmo a disponibilidade e mão de obra.

Ou faça contratos longos, como quem aluga uma loja, 5, 10 anos... e aí sim, poderia investir qualquer coisa... ainda assim, sempre na perspectiva de poder desmontar e levar para outro lado...
    Concordam com este comentário:Moradiacoimbra

Eu como senhoria nunca na vida ia aceitar que pintassem a casa e depois pedissem para descontar pincéis e tinta da renda.

Eu entrego a casa habitável, se não está ao gosto do inquilino têm duas opções, ou não alugam, ou se alugarem e quiserem alterar é TUDO à custa deles. E no fim é para me entregarem como estava.

O/A OP pode fazer o que bem entender, gastar o que quiser mas não se esqueça que a casa não é sua e se calhar algumas coisas são investimentos em vão.

Ou então, primeiro fale com o senhorio, até pode ser que goste das suas ideias e esteja disposto em dividir gastos. Mas não pense em fazer algo sem a autorização dele e depois "descontar da renda".
  9.  # 9

Colocado por: Cláudia11Eu como senhoria nunca na vida ia aceitar que pintassem a casa e depois pedissem para descontar pincéis e tinta da renda.

Vai de cada um.
    Eu não sou nem inquilino nem senhorio, mas por exemplo, num apartamento em que vivi 6 anos, estive a ponto de pintá-lo (porque já estava a precisar e porque as cores que tinha já estavam algo passadas de moda)... Imagino a minha senhoria a ficar toda contente por passar a ter o seu imóvel pintadinho sem se chatear nadinha e pagar pela tinta. Pois fiz diversas pequenas coisas dessas na casa, mudar fechaduras, etc... eu fazia, ela pagava o material.

Por outro lado, a varanda forrei-a a madeira, impermeabilizei-a e paguei do meu bolso sem nenhum stress. Já o frigorífico pedi para trocar, fomos os dois à Worten, eu paguei e descontei na renda.

Seja no que fôr, o essencial é sempre que inquilino e senhorio estejam de acordo e saibam das coisas. Eu nem um prego espetava na parede sem lhe dizer. Por outro lado, o apartamento foi me alugado "mobilidado" (com IKEA usado)... Eu disse que não iria usar nada daquilo, e ela disse-me que não tinha onde guardar nem queria deitar fora. Pois, desmontei tudo e arrumei num armário, e depois de 6 anos voltei a montar. Nada de mais.
  10.  # 10

Colocado por: Cláudia11Eu entrego a casa habitável,

As coisas precisam de manutenção. Por vezes não é por uma questão de gosto, mas de melhoria das condições quando as coisas começam a desgastar-se. É algo natural. Aquilo que hoje considera "habitável", pode não sê-lo mais daqui a 3 ou 4 anos, ora porque o uso desgasta, ora porque os requisitos de conforto também vão mudando.
  11.  # 11

Colocado por: N Miguel Oliveira
    As coisas precisam de manutenção. Por vezes não é por uma questão de gosto, mas de melhoria das condições quando as coisas começam a desgastar-se. É algo natural. Aquilo que hoje considera "habitável", pode não sê-lo mais daqui a 3 ou 4 anos, ora porque o uso desgasta, ora porque os requisitos de conforto também vão mudando.

Claro que sim.
    O que quero dizer com "entrego a casa habitável" é que entrego sempre a casa com eletrodomésticos fixos a funcionar e tudo pintado, sempre branco para ser o mais neutro possível.
    Vamos supor que me aparece um inquilino que quer pintar um quarto de azul para o filho, como é óbvio nem vou pagar a tinta nem quero que deixe o quarto assim quando sair.

Se os eletrodomésticos avariarem sou eu que os pago e coloco, é minha obrigação.

E lá está, como disse, pelo que percebi tinha uma senhoria bastante acessível e você como inquilino teve sempre o cuidado de avisar o que iria fazer e ela concordando ok.

Mas vejo muita gente a fazer alterações mas depois as circunstâncias da vida mudam e arrependem-se.

Já tive um conhecido que tinha andar moradia, pediu á senhoria se podia colocar recuperador de calor, colocou, fez a obra mas depois quando saiu queria que a senhoria paga-se o material e mão de obra. Ela não quis, disse para ele levar tudo embora porque não ia pagar nada. Era uma melhoria para a casa ter recuperador de calor mas a senhoria não quis saber disso nem pagar.
    O inquilino também fez essa alteração a pensar que ia ficar muito tempo na casa mas não ficou. Acabou por ficar com o prejuízo. E investir dinheiro numa coisa que não é nossa é complicado
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 12

Colocado por: DjdasaBoa tarde a todos! Tenciono nos proximos tempo dar uma nova cara ao apartamento que moro.

As minhas sugestões, a par de não pagar a ninguém:
      Screenshot_20251025_115802.jpg
      Screenshot_20251025_115850.jpg
      Screenshot_20251025_115916.jpg
  13.  # 13

Acho que o pessoal esta entender um pouco mal o que é pretendido! Não estarei a investir na casa dos outros, mas como foi dito aqui, estarei sim a investir no meu próprio conforto e bem estar! E não se trata de uma intervenção profunda, mas apenas trocar os moveis amovíveis (estes já eram meus e ja com mais de 10 anos) e pintura de algumas paredes interiores e pouco mais!
  14.  # 14

Colocado por: DjdasaAcho que o pessoal esta entender um pouco mal o que é pretendido! Não estarei a investir na casa dos outros, mas como foi dito aqui, estarei sim a investir no meu próprio conforto e bem estar! E não se trata de uma intervenção profunda, mas apenas trocar os moveis amovíveis (estes já eram meus e ja com mais de 10 anos) e pintura de algumas paredes interiores e pouco mais!

Mas para isso não precisa de contratar um designer
  15.  # 15

Colocado por: DjdasaAcho que o pessoal esta entender um pouco mal o que é pretendido! Não estarei a investir na casa dos outros, mas como foi dito aqui, estarei sim a investir no meu próprio conforto e bem estar! E não se trata de uma intervenção profunda, mas apenas trocar os moveis amovíveis (estes já eram meus e ja com mais de 10 anos) e pintura de algumas paredes interiores e pouco mais!

Olá,
    Acho que faz bem. Nada melhor que chegar a casa, nosso porto seguro, nosso lar e sentirmos-nos bem. A decoração de interiores não é só mudar a disposição dos móveis é tornar os espaços funcionais, estéticamente agradáveis e funcionais. E, sim, contratar profissionais é uma mais valia tanto no resultado pretendido, como tempo e dinheiro. O cliente é que vai definir o orçamento disponível (e tem de ser realista) e com base nisso e no estilo o profissional terá as informações necessárias para fazer o seu trabalho. Pode trabalhar com consultoria para o cliente executar ou tipo chave na mão e o cliente não tem de se preocupar com nada, só validar as escolhas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Djdasa

0.0216 seg. NEW