Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho 5 tectos para demolir e que estão neste estado. Por cima, apenas existem os barrotes e o telhado, sem acesso e sem intenção de criar um sotão. Não existe laje-placa.

A questão que surge é: dando prioridade ao facto económico, concordam que pladur-gesso cartonado é a melhor opção na relação solução preço?

Eu irei comprar o material para o restauro, irá um senhor realizar a mão de obra. Estou a sondar se as opções que ele irá fazer, serão as melhores e ainda a tempo de alterar a lista de materiais a comprar. Qual é a espessura que sugerem?

Tenho a preocupação da térmica. Vou substituir janelas pelas mais comuns e baratas actualmente de vidro duplo com persiana no interior da janela : uns 170 eur cada janela 100x117 no bricodepot.

O chão é em madeira, antigo. E ao longo de toda a casa por baixo existe uma caixa de ar pois tem uma adega.

Faz sentido colocar lã de rocha ou mineral, por cima do pladur ao ser instalado? Creem que fará diferença? Não estava previsto colocar, fui eu que hoje ao investigar vi essas opções, mas não sei se terá efeito prático atendendo às características que mencionei, caixa de ar para cima (telhado antigo tradicional). Desconheço se o tecto actual tabique-gesso com ripas madeira, tinha maior protecção térmica do que o novo tecto que será placa de gesso cartonado.

Em resumo são estas as minhas dúvidas:
    pladur - qual espessura, 12,5mm é o ideal?
    Isolamento por cima do pladur: sim ou não, lã de rocha ou mineral (vi que é + barata)

Obrigado.
      WhatsApp Image 2025-10-24 at 15.44.21.jpeg
  2.  # 2

Tem de ver como está a estrutura primeiro porque para o tecto estar assim pode ter que trocar vigas antes de fazer um tecto falso coloque 100mm lá mineral com papel Kraft virado para o chão
  3.  # 3

Colocado por: RicardoPortostrutura primeiro porque para o tecto estar assim pode ter que trocar vigas antes de fazer um tecto falso coloque 100mm lá mineral com papel Kraft virado para o chão

Sim, primeiro vão ser substituídas todas as vigas danificadas e as outras levar tratamento.

Então coloco Papel kraft primeiro e depois a lã mineral por cima? E compensa esse trabalho e investimento extra, ou seja, vai ser sentida a diferença?
  4.  # 4

Colocado por: ridjumbamboEntão coloco Papel kraft primeiro e depois a lã mineral por cima? E

A manta de la mineral tem já o papel kraft...Sim deve utilizar para evitar fenómenos de condensação. Tem de aplicar pleo menos 100mm
    O papel fica virado para baixo (local aquecido/ climatizado).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  5.  # 5

Esse teto de tabique certamente que estará bi-apoiado nas paredes, tem que ver se a estrutura do telhado suporta o peso adicional do gesso cartonado (10-12 kgs/m2), ou então, caso os vãos não sejam muito largos, utilizar uma estrutura de gesso cartonado igualmente bi-apoiada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  6.  # 6

Colocado por: Pedro Barradas
    A manta de la mineral tem já o papel kraft...Sim deve utilizar para evitar fenómenos de condensação. Tem de aplicar pleo menos 100mm
    O papel fica virado para baixo (local aquecido/ climatizado).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ridjumbambo

Verifico várias opções. Painel e rolo, com revestimento Kraft.
    É indiferente?

Ainda outra pergunta, dos 5 tectos em tabique, 3 foram a baixo. E vão deixar ficar 2 porque dizem estarem em bom estado, mas vai na mesma levar o tecto falso em pladur. Existe vantagem em deixar ficar o tecto em tabique? Não existe risco de se ir desfazendo e cair em cima do tecto falso? Em térmica, é melhor deixar esse segundo tecto?

0.0130 seg. NEW