Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

O arquiteto que fez o meu projeto sugeriu o serviço de "acompanhamento tecnico", com um custo de quase 2000e/mes (ate 4 visitas). este acompanhamento, esclareceu ele, é para "confirmar que o projeto de arquitetura é respeitado". mas essa é precisamente uma das funções do engenheiro fiscalizador. ao questionar vários fiscalizadores, dizem-me que "as funcoes nao se sobrepõem". como não? parece-me que os fiscalizadores não querem colocar-se "contra" o arquiteto afirmando que o acompanhamento por parte dele seria redundante, tendo eu um fiscalizador. estou a entender algo incorretamente?

muito obrigado.
  2.  # 2

2k€/mês? A sério?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Colocado por: godinho5com um custo de quase 2000e/mes (ate 4 visitas)

2000€/mes, ou seja 500€/ visita?

É obrigatório haver "assistência técnica", obrigatória e incluída na fase de projeto para cada um dos tecnicos/ projeto, resume-se a prestar esclarecimentos a erros e omissões do projeto. Essa prestação é "gratuita", excepto se houver necessidade de deslocação à obra ou necessidade de reuniões extensas. ( aí deve ser cobrado um valor que tem de saber antecipadamente - eu tenho isso definido na proposta de honorários, com valores para deslocações e valores/h)

Tem projeto de execução de arquitetura e de restantes especialidades? e mapas de quantidades, caderno de encargos?

Mas respondendo à sua questão... Esse acompanhamento técnico deve ser realizado pelo DFO, é para isso que lhe paga. Se necessário este será o interlocutor com o seu arquiteto, no caso de incompatibilidades e dos tais erros/ omissões, no qual pedirá os devidos esclarecimentos.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: godinho5
  4.  # 4

Colocado por: nunogouveia2k€/mês? A sério?

Estamos a ser mamados pelos donos de obra, Nuno...
  5.  # 5

4 visitas mês só para garantir que o projeto de arquitetura está a ser cumprido?
    Então e os outros? Não há problema que não sejam cumpridos.
    De facto há técnicos que ...
  6.  # 6

Sem entrar em pormenores, mas não resisto, tenho neste momento projectos de 10 a 50 milhões de investimento em que essa função, em acumulação como outras, custa tipicamente mil a 2 mil euros.

Lol
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas
    2000€/mes, ou seja 500€/ visita?

É obrigatório haver "assistência técnica", obrigatória e incluída na fase de projeto para cada um dos tecnicos/ projeto, resume-se a prestar esclarecimentos a erros e omissões do projeto. Essa prestação é "gratuita", excepto se houver necessidade de deslocação à obra ou necessidade de reuniões extensas. ( aí deve ser cobrado um valor que tem de saber antecipadamente - eu tenho isso definido na proposta de honorários, com valores para deslocações e valores/h)

Tem projeto de execução de arquitetura e de restantes especialidades? e mapas de quantidades, caderno de encargos?

Mas respondendo à sua questão... Esse acompanhamento técnico deve ser realizado pelo DFO, é para isso que lhe paga. Se necessário este será o interlocutor com o seu arquiteto, no caso de incompatibilidades e dos tais erros/ omissões, no qual pedirá os devidos esclarecimentos.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:godinho5
    tenho todos os documentos que o Nuno indicou. num projeto de arquitetura de cerca de 20.000e (só arquitetura, nao especialidades) é suposto haver margem para dúvidas quanto ao projeto de arquitetura que ainda tenham de ser esclarecidas?
  8.  # 8

Colocado por: godinho5é suposto haver margem para dúvidas quanto ao projeto de arquitetura que ainda tenham de ser esclarecidas?

Depende... da compatibilização que houve do projeto de arquitetura com as especialidades, do nível técnico/ qualidade do detalhe ( ou seja se quem desenhou o detalhe sabe efetivamente como se constrói), da complexidade dos detalhes (se é tudo fora do estandartizado ou não).

Por 20k, só arquitetura, é espectável que esteja bom, completo, realista e totalmente compatibilizado/ harmonizado e ainda que a solução global caiba dentro do orçamento pre-definido,

Senão estiver...
    Concordam com este comentário: godinho5
  9.  # 9

pais disfuncional, 8 e 80, ninguem se entende.
    Concordam com este comentário: Ruikode, Pedro Barradas, godinho5
  10.  # 10

Colocado por: godinho5tenho todos os documentos que o Nuno indicou. num projeto de arquitetura de cerca de 20.000e (só arquitetura, nao especialidades) é suposto haver margem para dúvidas quanto ao projeto de arquitetura que ainda tenham de ser esclarecidas?

Viva

Não sei se a obra é uma moradia ou se algo maior, mas 20k é muito dinheiro se estivermos a falar de uma moradia comum.

Quando aos 2k por 4 visitas é um exagero absoluto. Sei de casos em que um director de fiscalização com afectação de 50%, cobra sensivelmente isso.

Se tem diretor de fiscalização, é ele que deve garantir com o diretor de obra que o projeto é cumprido.
  11.  # 11

penso que mesmo que seja um acompanhamento muito incisivo ( as tais obras que no fim vemos nos principais sites de referencia), 4 visitas mensais podem não garantir nada e ainda por cima nos moldes em que foi apresentada em valores mensais e só para arquitetura.
    ora numa obra de autor em que o arquiteto se prese por um bom resultado final ele deveria fazer esse acompanhamento de uma forma holistica abrangendo todos os aspetos tanto mais que as várias especialidades interagem entre si numa obra destas de forma a conseguir a tal finura nas linhas esteticas. por outro lado ainda fixar um valor mensal quando irá de certeza haver fases em que não se justificará ir á obra e outras que até poderão justificar ir dia sim dia não.
    enfim não é fácil e o godinho5 terá que gerir com o arquiteto muito bem quais os reais objetivos de parte a parte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, godinho5
  12.  # 12

Eu estava a ver quando os arquitectos daqui do Fórum dizem que, por 20.000€ só de Arquitectura, incluiam também a Fiscalização.
    É que parece um preço muito exorbitante...!
    Por esse preço não se espera um projecto bom, espera-se um projecto MUITO BOM!
  13.  # 13

Gostava de ver a proposta de honorários que o seu Arquiteto lhe apresentou antes de iniciar o trabalho (descrição e faseamento).
  14.  # 14

Colocado por: godinho5Bom dia.

O arquiteto que fez o meu projeto sugeriu o serviço de "acompanhamento tecnico", com um custo de quase 2000e/mes (ate 4 visitas). este acompanhamento, esclareceu ele, é para "confirmar que o projeto de arquitetura é respeitado". mas essa é precisamente uma das funções do engenheiro fiscalizador. ao questionar vários fiscalizadores, dizem-me que "as funcoes nao se sobrepõem". como não? parece-me que os fiscalizadores não querem colocar-se "contra" o arquiteto afirmando que o acompanhamento por parte dele seria redundante, tendo eu um fiscalizador. estou a entender algo incorretamente?

muito obrigado.
    o 'acompanhamento de obra' é obrigatório por lei, nem sequer é opcional. se ele se quer fazer pagar mais por isso ou não é com ele. no entanto não confunda acompanhamento de obra com fiscalização. são duas coisas distintas.

isto para não falar que o autor do projecto fiscalizar a obra vai contra o regulamento deontológico da ordem dos arquitectos por causa de conflito de interesses.
  15.  # 15

Colocado por: godinho5é suposto haver margem para dúvidas quanto ao projeto de arquitetura que ainda tenham de ser esclarecidas?
    existem sempre dúvidas, independentemente do valor do projecto o tempo gasto nele
  16.  # 16

Colocado por: econom.pedroEu estava a ver quando os arquitectos daqui do Fórum dizem que, por 20.000€ só de Arquitectura, incluiam também a Fiscalização.
    nenhum ,pois não podem
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

Colocado por: antonylemoso 'acompanhamento de obra' é obrigatório por lei, nem sequer é opcional. se ele se quer fazer pagar mais por isso ou não é com ele. no entanto não confunda acompanhamento de obra com fiscalização. são duas coisas distintas.

isto para não falar que o autor do projecto fiscalizar a obra vai contra o regulamento deontológico da ordem dos arquitectos por causa de conflito de interesses.

mas se for uma empresa que tem nos quadrs um Arquitecto e um Engenheiro, cédulas profissionais distintas, já pode ?
  18.  # 18

Colocado por: Anibalventura
    mas se for uma empresa que tem nos quadrs um Arquitecto e um Engenheiro, cédulas profissionais distintas, já pode ?

Pode desde que se esteja a ... para a ética e os bons serviços prestados aos seus clientes
  19.  # 19

Colocado por: zedasilva
    Pode desde que se esteja a ... para a ética e os bons serviços prestados aos seus clientes

não tenho clientes na construção, sou mero neo-proprietário até ao distrate bancário.
    Mas tenho um primo a planear uma "modular", que diz que a empresa é chave na mão , desde o projecto + especialidades + direcção de fiscalização.

Vou partilhar com ele este post.
  20.  # 20

Colocado por: Anibalventuraque diz que a empresa é chave na mão , desde o projecto + especialidades + direcção de fiscalização.

É o chamado não se preocupe com nada. Por norma são as obras que correm melhor.
    Daqui a 4 ou 5 anos quando começarem a aparecer os problemas, todos sabem como livrar a água do seu capote.

0.0196 seg. NEW