Colocado por: godinho5com um custo de quase 2000e/mes (ate 4 visitas)
Colocado por: nunogouveia2k€/mês? A sério?
Colocado por: Pedro Barradastenho todos os documentos que o Nuno indicou. num projeto de arquitetura de cerca de 20.000e (só arquitetura, nao especialidades) é suposto haver margem para dúvidas quanto ao projeto de arquitetura que ainda tenham de ser esclarecidas?
2000€/mes, ou seja 500€/ visita?
É obrigatório haver "assistência técnica", obrigatória e incluída na fase de projeto para cada um dos tecnicos/ projeto, resume-se a prestar esclarecimentos a erros e omissões do projeto. Essa prestação é "gratuita", excepto se houver necessidade de deslocação à obra ou necessidade de reuniões extensas. ( aí deve ser cobrado um valor que tem de saber antecipadamente - eu tenho isso definido na proposta de honorários, com valores para deslocações e valores/h)
Tem projeto de execução de arquitetura e de restantes especialidades? e mapas de quantidades, caderno de encargos?
Mas respondendo à sua questão... Esse acompanhamento técnico deve ser realizado pelo DFO, é para isso que lhe paga. Se necessário este será o interlocutor com o seu arquiteto, no caso de incompatibilidades e dos tais erros/ omissões, no qual pedirá os devidos esclarecimentos.
Colocado por: godinho5é suposto haver margem para dúvidas quanto ao projeto de arquitetura que ainda tenham de ser esclarecidas?
Colocado por: godinho5tenho todos os documentos que o Nuno indicou. num projeto de arquitetura de cerca de 20.000e (só arquitetura, nao especialidades) é suposto haver margem para dúvidas quanto ao projeto de arquitetura que ainda tenham de ser esclarecidas?
Colocado por: godinho5Bom dia.o 'acompanhamento de obra' é obrigatório por lei, nem sequer é opcional. se ele se quer fazer pagar mais por isso ou não é com ele. no entanto não confunda acompanhamento de obra com fiscalização. são duas coisas distintas.
O arquiteto que fez o meu projeto sugeriu o serviço de "acompanhamento tecnico", com um custo de quase 2000e/mes (ate 4 visitas). este acompanhamento, esclareceu ele, é para "confirmar que o projeto de arquitetura é respeitado". mas essa é precisamente uma das funções do engenheiro fiscalizador. ao questionar vários fiscalizadores, dizem-me que "as funcoes nao se sobrepõem". como não? parece-me que os fiscalizadores não querem colocar-se "contra" o arquiteto afirmando que o acompanhamento por parte dele seria redundante, tendo eu um fiscalizador. estou a entender algo incorretamente?
muito obrigado.
Colocado por: godinho5é suposto haver margem para dúvidas quanto ao projeto de arquitetura que ainda tenham de ser esclarecidas?existem sempre dúvidas, independentemente do valor do projecto o tempo gasto nele
Colocado por: econom.pedroEu estava a ver quando os arquitectos daqui do Fórum dizem que, por 20.000€ só de Arquitectura, incluiam também a Fiscalização.nenhum ,pois não podem
Colocado por: antonylemoso 'acompanhamento de obra' é obrigatório por lei, nem sequer é opcional. se ele se quer fazer pagar mais por isso ou não é com ele. no entanto não confunda acompanhamento de obra com fiscalização. são duas coisas distintas.
isto para não falar que o autor do projecto fiscalizar a obra vai contra o regulamento deontológico da ordem dos arquitectos por causa de conflito de interesses.
Colocado por: Anibalventura
mas se for uma empresa que tem nos quadrs um Arquitecto e um Engenheiro, cédulas profissionais distintas, já pode ?
Colocado por: zedasilva
Pode desde que se esteja a ... para a ética e os bons serviços prestados aos seus clientes
Colocado por: Anibalventuraque diz que a empresa é chave na mão , desde o projecto + especialidades + direcção de fiscalização.