Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tardes gostaria de discutir aqui umas ideias ou começar a construir a minha casa, ainda nao a projeto, so ideias, e ao fim das ideias discutir com o engenheiro e arquiteto:
    A ideia é uma moradia de 250mt2 de um so piso, o meu principal objetivo é não ter qualquer tipo de humidades/condenação:
    Fundações abrir sapatas ate ao nivel do solo e por cima fazer uma viga em ferro tecido e betão 50*40
    A seguir encher 40cm de rachão e depois uns 10 cm de gravilha fina compactar tudo colocar os tubos de esgoto e colocar 15 cm de betao 25/30 a seguir isolar a viga e a placa com tela asfáltica levantar paredes em blocos térmicos no interior no chao colocar 8cm de xps e 9cm de massa para acentar o flutuante e ceramica, as paredes no interior levara la de rocha e tijolo de 9 nao gosto das placas de gesso
    Na rua irei isolar com la de rocha ou esferovite, 10cm qual acham melhor?
    No telhado uma placa em viga e tijoleira 7cm de massa e no telhado vigas de cimento telha Marselha tijoleira de esferovite e por baixo xps seguro as vigas e um acabamento em forro de madeira, para servir de arrumos e sala de jogos
    A casa levara um telheiro em toda a volta 3mt
    Janelas e portas rotura térmica e gas
    Aquecimento estou entre radiadores ou sistema forçado de ar nas paredes.
    Sei perfeitamente que a muita coisa que é exagero mas acho que asim so gasto dinheiro uma x durante ums bons anos o que achao?
    Cumprimentos
  2.  # 2

acho que tem de arranjar equipa de projeto, expor a suas ideias e objetivos...
    Depois logo vê como a coisa vai correndo.

PS: onde está a construção sustentável?
    Concordam com este comentário: Crmonteiro, SrR
  3.  # 3

Acho que está a pôr muitos carros à frente dos bois. …

Quer uma casa confortável e com baixo consumos leia sobre Passive House e NZEB.

O que descreve é tudo demasiado lato para ser aprofundado.
    Orientação solar, sombreamento, ventos dominantes, inércia térmica e mais um par de botas… tem muito para resolver.
    E resolver, resolva em condições em projecto. Nem é você (a menos que seja da área ou interessado) é os projectistas.

Onde é a contenda?

Abr.
    Concordam com este comentário: Crmonteiro
  4.  # 4

Sim tenho que aprofundar muito melhor o tema,a minha única dúvida e em termos práticos era uma boa forma de trabalhar, pk tenho visto muitas casas novas que ao fim de 2 anos estam todas rotas a meter agua por todo os lados,e obras de alto padrão e compridas ao rigor como manda o projeto, eou um amante da construção civil mas a minha area é outra, mas sei ver quando esta bem feito e mal feito, construção sustentável é para mim, gastar so uma x 😅
    O terreno e rochosos e a altura de de 900 mt tenho vista fabulosa para a serra da Estrela
  5.  # 5

Colocado por: Crmonteiroconstrução sustentável é para mim, gastar so uma x

Nas que racham ao fim de 2 anos, a ideia dos DO's também era essa.
  6.  # 6

Está a misturar conceitos, e a inventar muito considerando que essas definições serão feitas por outra pessoa, que estará habilitada para tal.
    Quer estar envolvido na futura obra, não tem mal, mas veja primeiro o que lhe é proposto, e em caso de duvidas, esclareça-as na altura própria.
    Esse tipo de cálculos antecipados e detalhes técnicos a esta distância só serve para se consumir e ainda nem tem um projeto. Assim vai dar em maluco no decorrer da obra. Eu também estou a meio da obra e também me interesso por tudo, por isso sei que é desgastante a preocupação constante com detalhes. Mas não podemos querer controlar tudo.
  7.  # 7

Colocado por: CrmonteiroA ideia é uma moradia de 250mt2 de um so piso

Olá.
    A parte do sustentável começou a patinar logo na primeira frase. Procure fazer uma casa compacta, de forma regular, e eventualmente mais pequena.
  8.  # 8

Colocado por: CrmonteiroSei perfeitamente que a muita coisa que é exagero

Em quê?
    O que descreve não é nada de extraordinário.
    Talvez esteja a usar mal a palavra "sustentável". É em que sentido? No sentido energético? Orientado para uma visão autossustentável, com consumos reduzidos? Ou sustentável a nível de €€€? Que a sua carteira sustente?
    Acho muita trapalhada numa fase tão inicial.
    Procure um gabinete de projecto da sua zona, e explique o que lhe vai na alma. Ao mesmo tempo, liberte-se de algumas ideias pré-concebidas ou que viu na net. Pregunte ao profissional que tiver em frente o que ele acha. Não lhe diga exactamente o que quer... porque o que quer em detalhe pode verificar-se contraproducente. Fale em traços gerais o que pretende. Deixe depois o projectista calcular o que é necessário para o seu caso.
  9.  # 9

Colocado por: CrmonteiroO terreno e rochosos e a altura de de 900 mt tenho vista fabulosa para a serra da Estrela

Bem…
    Vista fantástica pode traduzir em exposta a intempéries… :)
    900m de altitude já é significativo. 10cm de isolamento parecem-me manifestamente exagero de pouco(!).. :)
    Em termos de vãos terá de ter mt atenção pq a essa altitude já tem de ser uma solução em condições não é “duplo e com gás” pode ca*** no gás ao fim de uma mão cheia de anos… :)
    Tem muito para diacutir mas com projectistas. Projectistas à séria!

Abr.
  10.  # 10

Colocado por: gil.alvesEm termos de vãos terá de ter mt atenção pq a essa altitude já tem de ser uma solução em condições não é “duplo e com gás” pode ca*** no gás ao fim de uma mão cheia de anos… :)

Sendo que se nao for bem pensado corre o risco de chegar a casa e encontrar o vidro todo estilhacado no chao.
  11.  # 11

I

0.0162 seg. NEW