Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom a dia a todos.
    Se alguém me puder ajudar a tomar a melhor decisão, agradeço (mais uma vez). Estou a iniciar a remodelação de uma moradia que vai ficar com um look mais moderno, por isso, a cobertura não poderá ser em telha clássica. Pedia por isso a vossa opinião para esta dúvida que sei não ser consensual.
    O que será melhor em termos de eficácia e de evitar problemas no futuro:
    Tela asfáltica, telha sandwich ou poliureia?
    Obrigado a quem puder ajudar.
  2.  # 2

Mas vai alterar o edifício de telhado - cobertura inclinada para cobertura plana?
  3.  # 3

Sim, vai ser removido o telhado e a cobertura vai ficar plana.
  4.  # 4

Esqueça a telha sandwich (só se for por €€€ ). Poliureia é TOP. A moradia é isolada? Ou é perto de outras moradias? Em poliureia por vezes o €€€ difere bastante das condições.

Asfáltico ou PVC o que mais interessa é encontrar alguém que realmente perceba do assunto e que seja rápido a responder a qualquer problema. É que nesta área, não faltam artistas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: karjor
  5.  # 5

Colocado por: karjorSim, vai ser removido o telhado e a cobertura vai ficar plana.

Então presumo que tenha projetos. e esteja abrangido por um licenciamento/ comunicação prévia.
    O que está definido em projeto? o que dizem os seus projetistas?

De resto, concordo com o jfsmoreira.
    A Poliureia também dá raia... cuidado, em particular quando a camada de isolamento térmico não fica uniforme e pior, com espessura inferior ao recomendado/ necessário)

PS: é pena, pois o telhado em telha, a meu ver, ainda continua a ser a solução mais fiável. Tirar um telhado inclinado, num pre-existente, é do meu ponto de vista errado. Anda de cavalo para burro. Isso e o absurdo dos jogos cromáticos ( branco/ cinza/ preto) em todo o lado.
    Não entendo estas opções - Desculpe o desabafo.
    Concordam com este comentário: nsd, JoãoEduardoDias
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasPS: é pena, pois o telhado em telha, a meu ver, ainda continua a ser a solução mais fiável.

Tratando-se de uma obra que requer licenciamento, os seus técnicos não o alertaram para isto?
  7.  # 7

Sim, foi um projeto que pedimos ao arquitecto e pelo qual ficámos embeiçados. Sei bem da vantagem do telhado clássico, mas não encaixa na arquitetura da casa. Terá de ser plano e o que está no projeto é a aplicação de tela,mas tenho tido conhecimento de problemas com esta solução. Como ainda estou a tempo de ponderar numa solução melhor, vim aqui pedir a vossa opinião para ver se tomo a melhor decisão. Vai ter isolamento.
  8.  # 8

Colocado por: karjormas tenho tido conhecimento de problemas com esta solução.

Todas as soluções são boas quando são bem executadas, esses problemas que ouviu falar tem a ver com a má execução do trabalho.
    Painel sandwich não é cobertura plana, tem inclinação mínima recomendada pelos fabricantes, mas muitos artistas nem sequer sabem isso.
  9.  # 9

Colocado por: Pickaxe
    Todas as soluções são boas quando são bem executadas, esses problemas que ouviu falar tem a ver com a má execução do trabalho.
    Painel sandwich não é cobertura plana, tem inclinação mínima recomendada pelos fabricantes, mas muitos artistas nem sequer sabem isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:karjor

Mas como tem as platibandas consegue passar despercebido. Não se vê.
  10.  # 10

Colocado por: karjorMas como tem as platibandas consegue passar despercebido. Não se vê.

É uma má solução tecnica para uma habitação - para ser boa necessita de diversos cuidados no planeamento, execução e na escolha dos materiais.
  11.  # 11

Olá a todos.

Qual a melhor solução para poder ser mais eficiente ao nível térmico?

Comprei recentemente a casa, antes do verão, e senti um calor extremo.

É de notar que não tenho qualquer tipo de infiltração, pelo menos detectada.

Dá para aproveitar alguma coisa, as telas e o godo, valem a pena, por exemplo?

E que melhor sistema qualidade custo para este efeito? A casa é em Penafiel, chove bastante no inverno e é frio, ao contrário no verão é um forno.

Obrigado
      Screenshot_2025-11-17-00-14-06-418_cn.wps.moffice_eng-edit.jpg
  12.  # 12

Otrab,
    mova o geotêxtil e o godo para o lado e interponha, mais uma camada em XPS, por exemplo de 60mm. reponha o geotextil (provavelmente vai ter de ser novo) e o godo - Aproveite e lave tudo muito bem - eu refazia de raiz as camadas acima das telas de impermeabilização.

OU
    efectue o isolamento térmico por dentro dos compartimentos habitáveis, com la mineral com 60mm e tecto falso em gesso cartonado.
  13.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasOtrab,
    mova o geotêxtil e o godo para o lado e interponha, mais uma camada em XPS, por exemplo de 60mm. reponha o geotextil (provavelmente vai ter de ser novo) e o godo - Aproveite e lave tudo muito bem - eu refazia de raiz as camadas acima das telas de impermeabilização.

OU
    efectue o isolamento térmico por dentro dos compartimentos habitáveis, com la mineral com 60mm e tecto falso em gesso cartonado.

Considera que por dentro o efeito térmico seria eficiente?
    Relativamente a intervenção, qual seria a menos dispendiosa, falamos de cerca de 74 M2 de tetos no andar de cima.

Obrigado Pedro!
    Concordam com este comentário: plt120
  14.  # 14

Colocado por: OtrabRelativamente a intervenção, qual seria a menos dispendiosa,

Reforçar o isolamento por cima.
    Para ter apenas 6cm de isolamento não é certamente uma casa recente pelo que uma inspeção a essa cobertura lhe trará certamente mais valias no futuro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

3 cm,não 6
  16.  # 16

Colocado por: zedasilvaPara ter apenas 6cm de isolamento não é certamente uma casa recente

30mm!!!
  17.  # 17

O mínimo seria quanto?
  18.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasOtrab,

OU

Por dentro não consigo intervencionar. Os painéis, móveis, portas e etc, são até ao teto. Teria de cortar tudo.
    Quando fala em refazer de raiz acima das telas de impermeabilização, é tudo acima das telas asfálticas, certo?

Poderei colocar maior espessura de XPS, talvez 80mm.

Seria solução para o aquecimento que vem do "teto"?

Obrigado e desculpe.
  19.  # 19

Pode aproveitar o XPS que tem. Tira. Lavar tudo. Volte a aplicar e mete mais uma camada desencontrada com 60mm. Geotextil e o godo lavado.

Como já disseram é a solução mais rápida e económica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Otrab
  20.  # 20

Colocado por: OtrabSeria solução para o aquecimento que vem do "teto"?

Retarda a troca termica entre o exterior e o interior.
    Serve tanto para o frio como para o quente...

0.0229 seg. NEW