Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Pedro Barradas

Retarda a troca termica entre o exterior e o interior.
    Serve tanto para o frio como para o quente...

Obrigado Pedro uma vez mais.
  2.  # 2

Fiz a minha cobertura à pouco tempo em EPDM e fiquei surpreendido com a qualidade daquilo, os pontos de risco são minimizados, só tem 2 juntas na casa toda, garantia de 50 anos.
  3.  # 3

Colocado por: tiagodiafgarantia de 50 anos.

Dada por quem e de que forma?
  4.  # 4

Colocado por: zedasilva
    Dada por quem e de que forma?
    Agora que questiona, levantei a questão ao vendedor, ele diz que não são 50 mas sim 20 anos, que serve a fatura para tal, mas que também posso pedir o certificado e garantia à elevate (fabricante). No entanto os 50 anos foram falados por ele que tinham telas já com 50 anos sem problemas. Peço desculpa pela info errada.
  5.  # 5

Colocado por: tiagodiafAgora que questiona, levantei a questão ao vendedor, ele diz que não são 50 mas sim 20 anos, que serve a fatura

O vendedor dá-lhe garantia sobre a tela, não sobre a tela aplicada na sua cobertura. São coisas completamente diferentes.
    Infelizmente os DO são muitas vezes "enganados" com este pequeno "pormaior"
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva
    O vendedor dá-lhe garantia sobre a tela, não sobre a tela aplicada na sua cobertura. São coisas completamente diferentes.
    Infelizmente os DO são muitas vezes "enganados" com este pequeno "pormaior"
    Certo, mas eles foram lá verificar a aplicação, inclusive ainda andou a ajudar na aplicação.
  7.  # 7

Colocado por: tiagodiafCerto, mas eles foram lá verificar a aplicação, inclusive ainda andou a ajudar na aplicação.

Já tive uma situação idêntica. No dia em que o trabalho deu problemas, o vendedor alegou que apenas foi à obra dar algumas orientações e que as garantias eram dadas pela marca da tela e pelo aplicador.
    A marca foi muito clara, apenas dá garantia da tela, não da aplicação.
    O aplicador disse que cumpriu todos os requisitos.
    Está a coisa em tribunal com perspectivas de o DO ficar com o menino nos braços.
  8.  # 8

No meu caso o aplicador fomos nos, já só ia ter a garantia da tela mesmo. Mas sei bem do que fala
  9.  # 9

Colocado por: tiagodiafNo meu caso o aplicador fomos nos

Costuma ser a melhor garantia.
  10.  # 10

sem duvida alguma, conseguimos dar mais carinho a instalação mesmo que leve mais tempo de execução, e fica mais barato.
    • lima
    • 11 fevereiro 2026

# 11

Boa tarde, Gostaria de ajudar na solução para a minha cobertura invertida: Construção de 1994, telas cruzadas , xps, geotextil, godo.

Nunca tive infiltrações , mas visito a cobertura anualmente. As platibandas já foram tratadas com menbrana sika .

Pergunto : mantenho o que tenho visto estar a correr bem ? Qual a marca de telas de boa qualidade no mercado e aplicadores ? Xps subo para 10 ? tenho 5 ou 6 .
    É a melhor solução ?
  11.  # 12

Não percebi.
    Se não tem infiltrações, quer mexer para quê?
    Ou nunca teve infiltrações mas está agora a começar a ter?
    • lima
    • 11 fevereiro 2026

# 13

Nunca tive infiltrações mas as minhas telas têm um prazo de validade o qual foi ultrapassado . Penso que não devo esperar por infiltrações e melhorar isolamento termico . Antes de pintar .

Obrigado
  12.  # 14

Colocado por: limaas minhas telas têm um prazo de validade o qual foi ultrapassado

E que podem aguentar sem problemas para além do seu tempo de vida. Tudo tem prazo de validade porque é obrigatoria essa definição, mas isso não quer dizer que vá durar exatamente esses anos até se autodestruir. Pode até ter problemas antes, dependendo de muitos fatores, em que se incluí a aplicação.
    Se neste momento não existe nada que indique ter problemas, não vejo razão para mexer em algo que está a cumprir bem a função, a não ser que não saiba o que fazer ao dinheiro. Eu até diria que mexendo nisso sem haver necessidade pode até criar algum problema que agora não existe (principalmente considerando a dificuldade atual em obter mão de obra qualificada e séria).
    Se existir fundamentação técnica para aumentar a espessura do xps, pode simplesmente afastar o godo e o geotêxtil (ou até substituir este último por um novo), e acrescentar xps sem ir tocar nas telas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lima
  13.  # 15

eu faria o seguinte:
    As telas devem estar ok.
    fase 1
    - Remoção da cobertura pesada em godo para o lado ( para ser reaproveitado) e sua lavagem;
    - Remoção de geotêxtil, possivelmente está podre);
    - Remoção do XPS (deve ser de 30mm, pois estamos a falar de 1994), para depois reaproveitar, se for possível;
    - Limpeza da impermeabilização/ telas e sua avaliação;
    - Limpeza de sistema de drenagem, verificar pontos singulares, reparar se necessário.

Fase 2
    - aplicação do XPS original, e se for possível, aplicar mais camada de forma a garantir 100mm;
    - Aplicação de geotêxtil, com > 140g/m2;
    - Repor a cobertura pesada/ godo (que foi previamente lavado)
    Concordam com este comentário: zedasilva, lima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lima
  14.  # 16

Colocado por: tiagodiafNo meu caso o aplicador fomos nos
    foi colado por todo ou só pousado?
  15.  # 17

Colocado por: tiagodiafFiz a minha cobertura à pouco tempo em EPDM e fiquei surpreendido com a qualidade daquilo, os pontos de risco são minimizados, só tem 2 juntas na casa toda, garantia de 50 anos.

Epdm é muito bom.
    Tinha feito a minha casa com firestone rubbercover de 1,2mm. Pousada sobre isolamento em PU. Sem duvida alguma muito bom material e de uma facilidade tremenda de aplicação. Colagem a frio,bandas de recobrimentos próprios etc, muito bom mesmo, e se tiver colado em pleno não precisa de godo nem nada,anti UV
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 18

Acho que a grande vantagem do EPDM é mesmo nao ter juntas, ha marcas que fazem em peça unica pelo que li.
  17.  # 19

Colocado por: DR1982
    foi colado por todo ou só pousado?
      Colada nas platibandas e lastrada na laje.

Colocado por: DR1982
      1. Acho que a grande vantagem do EPDM é mesmo nao ter juntas, ha marcas que fazem em peça unica pelo que li.
      eu coloquei 2 junstas por otimização de recursos, uma unica lamina de tamanho standard grande deu para a cobertura toda.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
        Captura de ecrã 2026-02-12 091332.png
        Captura de ecrã 2026-02-12 091353.png
    •  # 20

Pousou sobre isolamento ou direto na laje?
      Eu era uma laje em vigas de madeira e osb.
      Depois membrana transpirante autocolante, isolamento PU 12cm aparafusado e de seguida epdm colada com cola contacto.
      Aquilo quando pega, vai lá vai para desprender casa haja uns acertos a fazer

0.0187 seg. NEW