Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Peper87Ninguém está a pôr em causa que há solução mais baratas que levam basicamente ao mesmo, agora que não são o mesmo isso não são.

Não são o mesmo em que questão?
    Só pode referir o custo mensal de exploração. Nada mais.
    • HFSF
    • 4 novembro 2025

# 42

Vou-lhe dar o meu exemplo:

Em principio tem um projeto térmico que lhe informa da necessidade de aquecimento e arrefecimento da sua casa. Essa energia vai ter de injetar em casa seja qual for a fonte de calor.

Depois comecei a pedir orçamentos e a trabalhar com os tecnicos para perceber o que recomendavam (um deles por exemplo dizia para fugir de PRH para arrefecimento). Isto é importante porque se for para PRH vai precisar de subir o pé direito da sua casa em bruto.

Depois de comprar entre AC e PRH para a casa toda dava uma diferença de 6k. Isto porque tinha de ter alguma solução para AQS e ter alguns elementos de aquecimento nos WCs. Ventilo-convectores ficava ainda mais caro que PRH.

Quando dizem que a diferença é assim tão grande, eu não consegui ver assim uma diferença colossal caso queira ter a casa toda climatizada e fazer AQS.

Agora, como estão a sugerir de ter apoios de solar + RC acredito que isso faça os valores ainda subirem mais.
    O meu sistema é relativamente simples, 1 BC, 1 valvula de 3 vias, 1 deposito de AQS e um de inercia e uma bomba circuladora para o piso.

Fotovoltaico é completamente alheio à BC, ela não faz ideia se os eletrões vêm da rede ou da bateria ou dos paineis.
  2.  # 43

Colocado por: Nostradamus

Essa analogia não é de todo a melhor.

Em bom rigor, seria como comprar dois Mercedes classes S, com o mesmo motor e configuração (casa/estrutura/isolamento), mas um com bomba de calor XPTO a fazer o aquecimento, e outro a fazer o aquecimento com tradicional permutador de calor vindo do calor do motor.

No final continuam a ser bons carros com bons motores (para casas iguais), apenas muda a forma de aquecimento. Para quem anda muitos Km ou passa muito tempo no carro, talvez consiga justificar o investimento extra.

Uma coisa é certa. PRH em Coimbra é um luxo absoluto. Apenas consigo compreender em certas zonas mais serranas com pouca incidência solar no inverno por exemplo a zona de Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital ou no limite arredores de Penacova.

Qualquer das maneiras, pela conversa do Karjor, ele praticamente excluiu todas as opções alternativas, só lhe resta o PRH. Quando diz que os radiadores nas paredes ocupam espaço (lol), fica tudo dito. Por isso força.
    Concordam com este comentário:zemvpferreira
    perfeitamente compreensível. A minha esposa é dos lados de Arganil, mais propriamente Piodão. E as temperaturas de lá (Arganil), para a aldeia onde vivemos idênticas. Ela diz que até faz mais frio cá do que quando morava em Arganil. De qualquer das maneiras eu não tenho conhecimentos para indicar ou convencer alguém que esta solução é melhor que a outra. Simplesmente foi a que escolhemos para nós e se fosse hoje voltávamos a fazer o mesmo.
  3.  # 44

Colocado por: SEEING
    Não são o mesmo em que questão?
    Só pode referir o custo mensal de exploração. Nada mais.
    não são o mesmo. A nível de conforto também não são o mesmo. E como já foi referido, a solução é um todo a nível aquecimento/arrefecimento e AQS. Não significa que seja a melhor para toda a gente nem a mais equilibrada a nível de custo inicial/objectivo pretendido. Mas que é a mais completa é
  4.  # 45

Colocado por: jorgealvesteremos que comparar soluções idênticas com funcionalidades idênticas ou seja aquecimento, arrefecimento e produção de AQS.
    O piso radiante eléctrico não é comparável pois nem arrefece nem produz AQS.

De acordo mas se quiser podemos descontruir a "sua" solução e comparar efetivamente adicionando ao PRE o AC e o AQS.

Colocado por: NostradamusUma coisa é certa. PRH em Coimbra é um luxo absoluto. Apenas consigo compreender em certas zonas mais serranas com pouca incidência solar no inverno por exemplo a zona de Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital ou no limite arredores de Penacova.

Mais ou menos todas as habitações precisam de aquecimento e a forma mais eficiente de aquecimento é o aquecimento radiante, seja elétrico ou a água.

Colocado por: Peper87A nível de conforto também não são o mesmo.

Não são a mesma coisa a nível de conforto o PRE e o PRH?
    Explique p.f.
  5.  # 46

Colocado por: karjor

Pode admitir que o piso radiante é muito mais discreto e tem a vantagem de arrefecer também. Os espaços que referia é mais no uso da lenha que obriga a um sítio para a guardar e a respetiva caldeira.
    Contudo, o facto de o piso radiante parecer ser uma solução de maior conforto não quer dizer que esteja disposto a pagar balúrdios. Vou avaliar muito bem e ver se compensa esse investimento. Pelos valores aqui avançados, não me parece. Já vi um sistema da Bosch de ar condicionado multisplit e que também faz o aquecimento das águas. Poderá ser uma alternativa. Vamos ver.

Tenho a certeza que a Bosch tem óptimos sistemas, mas ganha-se em complicar uma coisa simples? Porque não um sistema de AQS com a sua bomba de calor e um monosplit para cada divisão que necessita? A eficiência que se ganha vale mesmo o custo extra e, sobretudo, a chatice que vai ter numa avaria? Os sistemas separados são muito mais robustos e será muito mais fácil encontrar técnicos que os instalem e mantenham.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: karjor
  6.  # 47

Colocado por: miguelgTenho uma moradia terrea na zona de Palmela com cerca de 220m2, com piso radiante e bomba de calor e paineis solares termicos e fotovoltaicos. Os paineis solares termicos aquecem as AQS e a agua do circuito do piso radiante (o deposito é dividido internamente), no inverno o sistema está sempre ligado, pago de eletricidade metade do valor que pagava na casa anterior em que tinha gás natual, caldeira e radiadores na parede e que usava apenas em poucas horas do dia e em apenas algumas divisões.

Facilmente compreensível que gaste menos:
    - Radiadores VS Piso radiante
    - Gás natural VS Bomba calor + solar térmico

0.0173 seg. NEW