Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O meu sistema solar térmico tem manifestado um problema um tanto ou quanto intrigante: por vezes o circuito fica estagnado, apesar de a bomba de circulação estar a trabalhar.
    A temperatura nos painéis chega a alcançar mais de 100ºC (de acordo com a sonda), mas o líquido mantém-se parado.

Por vezes consigo desbloquear o sistema manipulando a velocidade da bomba (é uma Wilo, creio que modelo Yonos PARA RS25/6-RKC), em que fazendo oscilar a velocidade da bomba desde uma velocidade baixa até subir de repente à velocidade máxima, o líquido acaba por começar a circular (e o caudalímetro demonstra rapidamente isso).

O circuito está em pressão (cerca de 3 bar) e o líquido foi recentemente substituído durante uma operação de rotina de manutenção.

Antes de ter cá um técnico a investigar a fundo este problema, será que conseguem adiantar algumas possíveis causas para isto?
  2.  # 2

Colocado por: Nortenhopossíveis causas para isto
    ar no sistema por via de evaporação ou incorrecto enchimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvesar no sistema por via de evaporação ou incorrecto enchimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nortenho

E qual será a melhor forma de purgar o ar que possa estar no circuito? Imagino que as bolhas de ar tendam a subir no circuito, mas lamentavelmente não tenho nenhuma válvula junto dos painéis, num ponto alto, que me permita abrir o circuito lá em cima (só tenho válvula de purga junto ao conjunto onde está a bomba).
    • SrR
    • 1 novembro 2025

# 4

Com um grupo pressurizador que faz circular o fluido pelo circuito para retirar o ar existente

0.0103 seg. NEW