Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho Contrato Promessa de Arrendamento para Fins Industriais desde 1991, que foi feito por um advogado e registado nas finanças antes de ser entregue a cada uma das partes.
    Como o titulo indica, o senhorio comprometeu-se a legalizar e arrendar-me o armazém para eu continuar a exercer a minha atividade.
    Nos anos seguinte e em vez de legalizar o armazém o senhorio optou por construir clandestinamente vários anexos ao lado e por cima do armazém, ao que por fim juntou a própria casa também clandestina.
    O senhorio sempre se recusou entregar recibos para eu colocar nas minhas despesas, alegando que tinha de esperar e que estava a legalizar o armazém.
    Depois de vários episódios que mostraram a não honestidade do senhorio pois nunca declarou o dinheiro que lhe paguei (em cheques e transferências) ás finanças.
    Agora e depois de já ter tentado comigo várias vezes e por diversas formas em conseguir retirar aquele contrato e fazer um novo, o senhorio optou por denunciar para a Camara que a minha oficina é ilegal e o prejudica - ( ele que foi para lá viver 15 anos depois de eu ter o armazém alugado e depois de fazer mais uma casa clandestina), situação que a camara e tendo apenas ouvido a parte dele e nunca me perguntar nada sobre a situação, veio-me proibir de exercer a profissão pois a oficina não está legalizada.
    Gastei centenas de euros (a ultrapassar o milhar) em despesa com advogado e a responder a Tribunais e nada quiseram saber de como a oficina pode perturbar depois de 30 anos, o que está ilegal e culpa de quem.
    Como devo proceder perante isto?
  2.  # 2

Ir embora.
    Ver se a câmara ou a união europeia podem ajudar com algum projecto a fundo perdido.

Infelizmente se não conseguiu nada com advogados é porque não tem maneira de ir em frente, se ficar no mesmo sítio.
  3.  # 3

Faz a denuncia nas finanças em que não regista o contrato.
    • size
    • 2 novembro 2025 editado

# 4

Não possui um contrato definitivo do arrendamento desse armazém. Apenas uma promessa de arrendamento.

O senhorio não poderá formalizar o contrato definitivo de arrendamento de imóvel não licenciado.
  4.  # 5

tem consciência que são muitos anos para estar numa "incerteza jurídica"
    nem conhecia esse tipo de contrato, não devia ter uma data para concluir a legalização ?
    são muitos anos sem estar no radar da ASAE , até teve sorte.
  5.  # 6

Como é que quer ficar se o espaço não licenciado e o senhorio não quer continuar com o arrendamento?

0.0120 seg. NEW