Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    O que devo colocar nas soleiras/patamares/peitoris (ou lá como é que aquilo se chama....) das minhas janelas e na base das portas, na transição de piso húmido para piso seco: mármore ou granito?
    Qual é mais aconselhável?
    Obrigada!
  2.  # 2

Qual é a sua zona geográfica?
    E qual é o resevtimento exterior da sua casa? (incluindo a cor)
  3.  # 3

É uma questão estética, acima de tudo.

Quer cores escuras ou claras?
  4.  # 4

Colocado por: RitaJQual é a sua zona geográfica?
    Litoral Norte

E qual é o resevtimento exterior da sua casa? (incluindo a cor)

Isso agora... ainda não sei bem, mas inclino-me para os cinzas, com "um aqui e ali" de uma cor forte!

Obrigada!
  5.  # 5

Obrigada Paulo!
    A minha duvida tem um pouco a ver com questões de manchas... tenho lá em casa agora um granito que aborve tudo e mais alguma coisa... dá-me a sensação que não levou qualquer tipo de "tratamento"/impermeabilização, sei lá... tb não sei se é suposto!
    Quanto a cores: alguma coisa mais ou menos uniforme, não morro de amores pelas "pintas" da maioria dos granitos!
    Alguma coisa à volta dos cinzas, talvez!
    Ajude-me lá!
    Beijos sisudos :))))

Colocado por: PauloCorreiaÉ uma questão estética, acima de tudo.

Quer cores escuras ou claras?
  6.  # 6

Manchar mancham os dois...
    o granito se for poroso... a mármore se tiver muitos veios...
    A mármore é muito elegante mas creio que desgasta mais do que o granito - nas soleiras
    A zona geográfica era para ver qual saia mais em conta economicamente ... tem um site de pedras muito bom... vou procurar e já lhe mando
  7.  # 7

Com beijos até se responde melhor :)

Um bom site: http://tonsdepedra.com/pedra_natural.php
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
  8.  # 8

9.  # 9

Rita, obrigada!
    Refere-se ao Ornabase, certo?
    Ou há por lá mais alguma coisa que eu não tenha visto?
    O ornabase é bom sim... já conhecia!
    Gracias! :))))

Colocado por: RitaJhttp://e-geo.ineti.pt
    • vmgl
    • 31 março 2010 editado

# 10

Uma coisa independentemente do tipo de pedra que vai utilizar é que se nos peitoris das janelas a pedra for inteira do exterior para o interior esta vai levar a humidade para o interior e transmitir a parede interior, esse é o motivo de muitas vezes existirem problemas nas paredes interiores em torno das janelas.

Dessa forma deve se preocupar em ter uma pedra a menos absorvente possível e ter uma boa impermeabilização dessa pedra.
    A aplicação de um bom hidrofugo repelente todos os anos elimina esse problema.
  10.  # 11

Refiro-me sim ao Ornabase ... pelo menos dá para termos uma ideia das pedras que temos
    • JoseT
    • 31 março 2010 editado

# 12

Basalto Olivina!?
    Acho que é assim que se chama.
    Polido é mais caro que alguns granitos. :(

Isto se cinzentos é o que procura.
  11.  # 13

Isto é cimento?!

Colocado por: JoseTBasalto Olivina!?
    Acho que é assim que se chama.
    Polido é mais caro que alguns granitos. :(

Isto se cinzentos é o que procura.
  12.  # 14

A minha duvida tem um pouco a ver com questões de manchas... tenho lá em casa agora um granito que aborve tudo e mais alguma coisa... dá-me a sensação que não levou qualquer tipo de "tratamento"/impermeabilização, sei lá... tb não sei se é suposto!

Os granitos têm todos permeabilidade. Todos. Mesmo os mais duros (preto zimbabué, por exemplo), mancham. Claro que nos mais "duros" permeabilizam menos.

Quanto a cores: alguma coisa mais ou menos uniforme, não morro de amores pelas "pintas" da maioria dos granitos!
    Alguma coisa à volta dos cinzas, talvez!

Tem outras opções. Como o Ruivina, o "cascais" ou um "cinza do algarve".
  13.  # 15

Adriano, ajude-me lá:
    Encontrei imagens do ruivina.. gostei! :)
    Mas não os outros dois...

Colocado por: AdrianoP

Tem outras opções. Como o Ruivina, o "cascais" ou um "cinza do algarve".
  14.  # 16

Alguns exemplos:

Azul Valverde
    Azul Cascais

Deste tipo, a melhor ainda é a Ruivina...

Olha um cinza/preto, completamente distinto do habitual: Brown Antique
  15.  # 17

Adriano, obrigada... mais uma vez! :)
    Gosto mais dos dois primeiros!
    O ultimo já me parece mais castanho!
    Mas olhe lá uma coisa: os dois primeiros são calcarios e a malta aqui está farta de dizer mal dos calcários... que absorvem tudo.... ou será só dos moleanos?!... agora fiquei confusa!

Colocado por: AdrianoPAlguns exemplos:

Azul Valverde
    Azul Cascais

Deste tipo, a melhor ainda é a Ruivina...

Olha um cinza/preto, completamente distinto do habitual:Brown Antique
  16.  # 18

17.  # 19

Mas olhe lá uma coisa: os dois primeiros são calcarios e a malta aqui está farta de dizer mal dos calcários... que absorvem tudo.... ou será só dos moleanos?!... agora fiquei confusa!

Moleanos, é bom para fazer brita. Moleanos rijo, custa o mesmo que mármore. A opção por moleanos bom vs mármore, é unicamente pela cor. Porque o mármore é sempre melhor.

As pedras têm todas permeabilidade. Todas. Umas mais, outras menos.

Eu não colocaria nenhum dos exemplos que lhe dei. A não ser o brown em alguma aplicação especifica (como pormenor decorativo). :)

Quanto aos granitos, existem muitos granitos, com grão mais fino e outros mais grosso. É uma questão de visitar algumas casas da especialidade e ver as diferentes opções. Granitos cinzas hoje em dia, arranjam-se ao preço da chuva... ;) Depois, gasta mais num impermeabilizante.

Coisas da Casa
  18.  # 20

O inconveniente do granito é que se torna muito escorregadio quando molhado.
    Consultem www.domingospaixao.com

0.0222 seg. NEW