Iniciar sessão ou registar-se
    • DDF
    • 2 novembro 2025

# 1

Boa tarde,

Tenho uma casa antiga para remodelar com paredes de pedra. Estou a considerar duas opções para isolamento térmico:

- Capoto no exterior e deixar a pedra exposta no interior ou
    - Paredes rebocadas no exterior e pladur com lã de rocha nas paredes interiores.

Qual a melhor solução a nível de preço e qualidade térmica?

Agradeço desde já.
    •  
      SEEING
    • 2 novembro 2025 editado

# 2

Colocado por: DDFQual a melhor solução a nível de preço e qualidade térmica?

Respondendo apenas à sua questão, na minha opinião o ETICS (Capoto).

Agora não pode (deve) analisar essa escolha desta forma simplificada pois tem imensas variáveis que o podem fazer escolher uma ou outra solução.
    - com o ETICS (capoto) consegue corrigir com mais facilidade quaisquer pontes térmicas
    - o isolamento pelo interior vai ocupar espaço no interior.
    - com o ETICS (capoto) vai ter que mexer em pedras de soleira/peitoris, sistemas de caleiras se existirem, etc.
    - com o ETICS (capoto) vai perder o aspecto exterior que lhe proporciona uma casa em pedra, que pode querer manter ou mesmo ser obrigado a mantê-la.
    - etc.
    • DDF
    • 2 novembro 2025

# 3

Agradeço a resposta. Também me agrada mais a ideia do capoto e poder manter a pedra exposta por dentro da casa.

A casa vai levar um telhado e janelas novas, como tal, penso que poderão trabalhar o capoto com mais facilidade.
  1.  # 4

parede de pedra exposta no interior ? para mim só se for em pequenos apontamentos aqui e ali
    acho que devia era manter a visibilidade da pedra pelo exterior
  2.  # 5

Pode projetar poliuretano no interior e colocar pladur e mantém a pedra no exterior
  3.  # 6

Colocado por: cunha01Pode projetar poliuretano no interior e colocar pladur e mantém a pedra no exterior

Não façam isso!!! O PU não permite a difusão do vapor de agua. ainda mais importante em edificios de alvenaria antigos.
    Concordam com este comentário: DDF, OliveiroS/N
  4.  # 7

Boa noite, também tenho uma casa em pedra para remodelar, e estou a ponderar isolar da seguinte forma:

Paredes exteriores: hidrofugar e restaurar as juntas com argamassa especifica;
    Paredes interiores: isolar com lã de rocha 6 ou 8cm e pladur;

Será que poderei vir a ter problemas com a difusão do vapor de água, ou outro?

0.0098 seg. NEW