Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,
    Mudei-me recentemente para um apartamento com aquecimento central (Caldeira Roca RSI 20 20) e queria substituir as cabeças termostáticas dos radiadores por umas inteligentes.
    Alguém sabe como remover estas? Não vejo nenhum parafuso ou clip, é só puxar com força?

Obrigado.
      WhatsApp Image 2025-11-03 at 16.20.47.jpeg
      WhatsApp Image 2025-11-03 at 16.20.48.jpeg
  2.  # 2

Enquanto faz força com a palma da mão para manter a cabeça no lugar (seta azul) puxa a argola de travamento (retângulo vermelho) para si (seta vermelha). A argola desloca-se uns milímetros com um estalido. Depois é só puxar a cabeça fora.
    Concordam com este comentário: cvrd
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, jorgemlflorencio, Davez91
      roca.png
  3.  # 3

Obrigado! Nunca ia chegar lá.
  4.  # 4

Aproveitando o tópico e uma vez que tenho umas iguais em muito mau estado, vai substituir por quais?
  5.  # 5

Colocado por: Hélio PintoAproveitando o tópico e uma vez que tenho umas iguais em muito mau estado, vai substituir por quais?

Ainda estou a estudar o assunto, mas quero instalar uns que funcionem com rede Zigbee, que é o protocolo que pretendo usar como base para todos os dispositivos inteligentes. Pelo que li gostei das cabeças termostáticas "SONOFF", mas ainda não percebi se a rosca é compatível com estas válvulas que tenho atualmente nos radiadores, ou se algum dos adaptadores incluidos com esse produto serve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hélio Pinto
  6.  # 6

Vá atualizando este tópico, pois também estou interessado.
    Concordam com este comentário: Davez91, cvrd
    • cvrd
    • 24 novembro 2025

# 7

Estou numa situação parecida: as cabeças termostáticas da casa da minha avó estão praticamente todas partidas e não estou a conseguir perceber muito bem que tipo de encaixe procurar. Aparentemente o sistema de encaixe dessas cabeças era um sistema proprietário da Roca da altura...

Alguém pode ajudar?
  7.  # 8

Colocado por: cvrdEstou numa situação parecida: as cabeças termostáticas da casa da minha avó estão praticamente todas partidas e não estou a conseguir perceber muito bem que tipo de encaixe procurar. Aparentemente o sistema de encaixe dessas cabeças era um sistema proprietário da Roca da altura...

Alguém pode ajudar?

Giacomini.

O material Roca é (era?) de origem Giacomini.

O sistema de encaixe de cabeça é o mesmo (embora o aspecto da cabeça possa ser diferente).

https://pt.giacomini.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cvrd
  8.  # 9

Colocado por: ClioII

Giacomini.

O material Roca é (era?) de origem Giacomini.

O sistema de encaixe de cabeça é o mesmo (embora o aspecto da cabeça possa ser diferente).

https://pt.giacomini.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cvrd

Exato. O diâmetro da conexão à cabeça é de 22.6mm, e existem em lojas vários adaptadores para 30mm, que já permite instalar qualquer cabeça termostática moderna.
    Se as próprias válvulas estiverem danificadas, aí mais vale substitui-las e colocar logo uma com conector nativo para as cabeças de 30mm.

0.0128 seg. NEW