Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Tenho este chão em madeira com esta caixa de ar. Estou a remodelar. Nunca habitei a casa mas presumo que vento entre por estas janelas e suba pelo hão deixando os quartos frios.
    Alguma sugestão?
    Fechar tudo com blocos?
    Forrar por baixo com esferovite?
    Obrigado
      WhatsApp Image 2025-11-03 at 22.59.27.jpeg
  2.  # 2

Se não quer estragar isso...

1º - nunca feche o desvão, é essencial manter a ventilação desse espaço.

2º - dever verificar o estado do vigamento e soalho, nomeadamente se há ataque com fungos e/ou xilófagos. Proceder ao tratamento preventivo - Limpeza com agente biocida e depois aplicar um tratamento preventivo (xilophene). verificar zonas atacadas por humidade/ infiltrações, nas entregas dos vigamentos...

3º - isolamento térmico - De modo a ter isolamento térmico no pavimento, pode e deve utilizar uma solução com forra em lã mineral, fixada entre barrotes. Nunca menos de 60mm. Em alternativa pode usar placas de aglomerado negro de cortiça (min 50mm) - Não utilize materiais plásticos e/ou que ponham em causa a difusão do vapor de agua e a respirabilidade da madeira do soalho e vigamentos.

4º - não estrague isso.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 3

Forrar isso com esferovite é meio caminho andado para daqui a 2 ou 3 anos ter o piso todo podre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasSe não quer estragar isso...

1º - nunca feche o desvão, é essencial manter a ventilação desse espaço.

2º - dever verificar o estado do vigamento e soalho, nomeadamente se há ataque com fungos e/ou xilófagos. Proceder ao tratamento preventivo - Limpeza com agente biocida e depois aplicar um tratamento preventivo (xilophene). verificar zonas atacadas por humidade/ infiltrações, nas entregas dos vigamentos...

3º - isolamento térmico - De modo a ter isolamento térmico no pavimento, pode e deve utilizar uma solução com forra em lã mineral, fixada entre barrotes. Nunca menos de 60mm. Em alternativa pode usar placas de aglomerado negro de cortiça (min 50mm) - Não utilize materiais plásticos e/ou que ponham em causa a difusão do vapor de agua e a respirabilidade da madeira do soalho e vigamentos.

4º - não estrague isso.
    Concordam com este comentário:zedasilva

O desvão são as janelas rectangulares da caixa de ar? Não as posso então fechar. Posso fechar até que %? Ou seja, posso por exemplo tapar com um daqueles plásticos que existem nos wc's com umas ranhuras? A ideia é evitar que a caixa de ar não receba bichos. neste momento até os gatos da vizinhança vão para lá.

Então, forrar com esferovite por baixo = não.
    Entre barrotes, aplico lã mineral. Mas, como fica a lã fixada? E o papel kraft da lã, fica em contacto com madeira ou virado para baixo em contacto com o ar?

As madeiras têm bicho e vão levar um tratamento, mas à "antiga", diz o homem que vai meter "creolina" e que mata tudo e que por 3 dias não se pode entrar na casa...

Obrigado.
  5.  # 5

Colocado por: ridjumbambodiz o homem que vai meter "creolina" e que mata tudo e que por 3 dias não se pode entrar na casa...

A sério!? sabe que isso não desaparece apos 3 dias!? altamente prejudicial à saúde humana.
    PS: se calhar nem é creolina, mas "creosoto". Está proibido na europa, era o método e de preservação utilizado nas sulipas de madeiras dos caminhos de ferro...

Adiante...

Colocado por: ridjumbamboEntre barrotes, aplico lã mineral. Mas, como fica a lã fixada? E o papel kraft da lã, fica em contacto com madeira ou virado para baixo em contacto com o ar?

Sim, com kraft voltado para cima ( para area climatizada) pode arranjar umas ripas em madeira tratada e mete transversalmente a cada 60cm, ou assim, entre os barrotes, de forma a suportar a lã. Se quiser pode agrafar rede galinheira aos barrotesT ripas de forma suportar a lã.

Colocado por: ridjumbamboO desvão são as janelas rectangulares da caixa de ar? Não as posso então fechar. Posso fechar até que %? Ou seja, posso por exemplo tapar com um daqueles plásticos que existem nos wc's com umas ranhuras? A ideia é evitar que a caixa de ar não receba bichos. neste momento até os gatos da vizinhança vão para lá.

As entrada de ar, pode aplicar rede galinheira, mandar executar umas venezianas em madeira, em aço, em aluminio à medida. Desde que não reduza a área e seja adequado a garantir uma franca ventilação do desvão.

Boa sorte. Informe-se.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 6

7.  # 7

Colocado por: taunusSerá assim tão prejudicial?

Leia o meu PS. editei o post.. deve é ser Creosoto... Creolina não é utilizado no tratamento de madeiras.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasA sério!? sabe que isso não desaparece apos 3 dias!? altamente prejudicial à saúde humana.
    PS: se calhar nem é creolina, mas "creosoto". Está proibido na europa, era o método e de preservação utilizado nas sulipas de madeiras dos caminhos de ferro...

Pelo que ele me disse, é o que antigamente utilizavam nestas casas antigas de madeira e que o odor é tão forte que o bixo não toca na madeira. Não sei se é uma formula caseira ou se algo comprado, vou tentar saber e aqui apresentar o rótulo.

O orçamento inclui todo o material pelo que não é da minha conta o produto utilizado, mas estou a tentar estar em cima dos processos para ter a certeza que fica bem feito.

Os produtos que agora pesquisei de Xilophene, tento em conta a área de 80m2, por cima e por baixo, seriam uns 2400 euros em produto...!
  9.  # 9

Pelo que parece esta é mais uma daquelas recuperações ao estilo "não se preocupe que eu estou farto de fazer assim e sei do que falo"
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaPelo que parece esta é mais uma daquelas recuperações ao estilo "não se preocupe que eu estou farto de fazer assim e sei do que falo"

Sobre o produto a aplicar ou método, sugerem alguma opção eficaz mas em conta?
    Por questões económicas, não tenho possibilidade de incrementar orçamento comprando material de tão elevado valor, à parte.
  11.  # 11

Colocado por: zedasilvaPelo que parece esta é mais uma daquelas recuperações ao estilo "não se preocupe que eu estou farto de fazer assim e sei do que falo"

3 B's ao mesmo tempo é complicado, bonito e barato, não é bom, bom e bonito não é barato.

Se quer barato, tem de arranjar o Zé da carrinha, senão faz ele.

Se não quer a malta do "sempre fiz assim", contrata uma empresa de renome, com técnicos e preço a condizer.
  12.  # 12

Tem também o Cuprinol e o NILZONÉ
    Não pode querer ao mesmo tempo "Bom tempo na eira e chuva no nabal".
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas
    Leia o meu PS. editei o post.. deve é ser Creosoto... Creolina não é utilizado no tratamento de madeiras.

Ha... isso sim. Creosoto tb se forma no interior das chaminés quando há queima incompleta das madeiras.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

Faça como já sugeriram acima, coloque lã mineral entre os barrotes e segure com rede de galinheiro agrafada aos barrotes por baixo.
    Sobre as entradas/saídas de ventilação, façam umas molduras em ripa de madeira e agrafe igualmente rede de galinheiro (2 camadas) para evitar a entrada de bicharada.

O piso, sendo em terra, não costuma ganhar humidades no tempo das chuvas?
  15.  # 15

Colocado por: Vítor Magalhães
    1. O piso, sendo em terra, não costuma ganhar humidades no tempo das chuvas?

Eu só entrei na parte de baixo agora, com a remodelação e após remoção de todo o entulho = garrafas que tinha pois era uma adega.

O piso por baixo do chão de madeira é em cimento. Não é liso... mas é cimento.

Humidades na casa: é uma casa que ia ser demolida e passados 5 anos estando fechada e a estragar decidi restaurar. Humidades: só nas paredes das janelas, que presumo que irá ficar resolvido com a troca de janelas e reparação dessas paredes. E nas zonas onde chovia pois tinha alguns barrotes e telhas caídas.

Quanto ao piso de madeira, não tem humidades visíveis, só junto a algumas paredes por causa das infiltrações. Diria que a casa até foi bem pensada na época pela caixa de ar que tem.

Requer reparações num anexo que tem ferro exposto no tecto/placa.

O empreiteiro mandou já abaixo alguns tectos em tabique que estavam a cair e vai colocar placas pladur.

Electricidade: já me disseram que não é possível ter as tomadas dentro da parede porque paredes são em tabique. Não sei se é assim ou não, gostaria de conseguir uma solução para não ter tomadas expostas que nestas paredes têm tendência a ceder e desfazer parede com o movimento.

Janelas: Vou meter as mais baratas que encontrei, no bricodepot, de 149eur, Janela PVC oscilobatente branca com persiana 117x100cm 60mm

É uma pena tirar as janelas de madeiras e trocar por brancas, mas a questão económica é importante e o conforto térmico também... só não percebi ainda como ficará o aspecto sem a moldura e a "soleira" da janela, interior e exterior.

Ainda teremos que descobrir onde vai dar a canalização do esgoto pois alguma fossa tem que existir no terreno e todos esses canos substituídos.

O chão de madeira em algumas partes está comido pelo bicho, será aplicado o produto para matar o bicho por cima e por baixo e depois uma massa para reparar as zonas afectadas e depois bondex.

Deixo algumas imagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 16

Placa do anexo. Paredes de janelas. Chão madeira nas zonas afectadas.
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.25.56.jpeg
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.25.58.jpeg
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.26.00.jpeg
  17.  # 17

Tectos tabique a cair. (já vieram abaixo para deixar vigas à mostra).
    Adega.
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.25.44.jpeg
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.25.53.jpeg
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.25.54.jpeg
  18.  # 18

Mais algumas.
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.25.43.jpeg
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.25.435.jpeg
      WhatsApp Image 2025-10-18 at 14.25.37.jpeg
  19.  # 19

Aproveito o tópico para perguntar se posso instalar caixas para tomadas em paredes de tabique com pouca espessura. O empreiteiro diz que cablagem e caixas terá que ser tudo por fora da parede mas não me agrada ter as caixas e calhas esconde cabos à vista.
    Obrigado.
  20.  # 20

Essas paredes vão levar algum revestimento adicional ou apenas pintura?

0.0234 seg. NEW