Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Estou a fazer canalização nova num apartamento E estou com uma dúvida se tubos multicamada com isolamento igual na foto pode ficar dentro da laje ?
      IMG_1124.jpeg
  2.  # 2

Vão encher a laje de betão armado com os tubos lá dentro?

Se calhar é por cima da laje, na betonilha.

Não pode, mas muitos colocam.
  3.  # 3

Se for na betonilha de enchimento, os tubos devem ir embainhados... pode ser com as mangas de isolamento.
    Normalmente a distribuição para e entre compartimentos com aguas é realizado por cima dos tetos falsos. depois, leva as valvulas de segurança e faz a ramificação para cada parelho sanitário/ ponto de agua pelas paredes.

Informação: O regulamento português não permite instalações de canalização embebidas em pavimentos sem ser devidamernte embainhadas, ou seja que permita a substituição, como no PEX)
  4.  # 4

Por curiosidade, isso é regulamentado por alguma norma portuguesa ou europeia?

É que tenho visto lajes maciças em betão armado de grandes construções onde as tubagens de água, saneamento, eletricidade, etc., ficam embebidas no betão.
  5.  # 5

DR 23/95
    Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais
    https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-regulamentar/23-1995-431873
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chapim
  6.  # 6

se é para ficar na betonilha da laje deve o seu projetista preconizar esses troços em PEX tipo o que se faz para alimentar uma cuba numa ilha na cozinha.
  7.  # 7

Não é bem dentro da laje, dentro de argamassa do pavimento será que tem problema?
    • SrR
    • 9 novembro 2025

# 8

Não, se possível evite acessórios dentro do pavimento e onde colocar convém proteger o metal da argamassa

0.0133 seg. NEW