Boa tarde Estou a fazer canalização nova num apartamento E estou com uma dúvida se tubos multicamada com isolamento igual na foto pode ficar dentro da laje ?
Se for na betonilha de enchimento, os tubos devem ir embainhados... pode ser com as mangas de isolamento. Normalmente a distribuição para e entre compartimentos com aguas é realizado por cima dos tetos falsos. depois, leva as valvulas de segurança e faz a ramificação para cada parelho sanitário/ ponto de agua pelas paredes.
Informação: O regulamento português não permite instalações de canalização embebidas em pavimentos sem ser devidamernte embainhadas, ou seja que permita a substituição, como no PEX)
Por curiosidade, isso é regulamentado por alguma norma portuguesa ou europeia?
É que tenho visto lajes maciças em betão armado de grandes construções onde as tubagens de água, saneamento, eletricidade, etc., ficam embebidas no betão.
se é para ficar na betonilha da laje deve o seu projetista preconizar esses troços em PEX tipo o que se faz para alimentar uma cuba numa ilha na cozinha.